O Perfume

Ano desta edição: 2014
Páginas: 218
Classificação: ??????
__________________________________________
"Tinha poder para tanto. Segurava-o na mão. Um poder mais forte que o poder do dinheiro, do terror ou da morte: o insuperável poder de fazer as pessoas amarem. Só uma coisa esse poder não podia: fazer com que ele exalasse um cheiro próprio" (Posição no Kindle 3525/95%).
Perfume é a curiosa alegoria da busca pela aceitação. Escrito pelo alemão Patrick Süskind ainda no anos 1980, conta a história de vida de Jean-Baptiste Grenouille, a cuja habilidade sobrenatural de, devido a um olfato apuradíssimo, é capaz de captar todos os cheiros do mundo.
Ambientado na Paris do século XVIII, o livro é concebido através da ótica do cheiro das coisas e das pessoas, os naturais odores a cujo nariz sensível, Grenouille se move. E é mediante esse olfato privilegiado que o personagem, antes um ajudante de curtume, se vê inserido no fino ramo dos "parfumeur", os presunçosos perfumistas parisienses, onde aprende técnicas de obtenção dos cheiros. Impressionados com o natural talento de Grenouille e seu nariz sensível, não percebem que apesar de sua impressionante capacidade de distinguir qualquer odor e aroma, não possui cheiro próprio. Quando percebe isso, Grenouille inicia a busca pelo perfume perfeito, mas, o que era para ser apenas o relato de um homem em busca da sublime perfeição, na verdade se transforma numa arrepiante caçada que envolve assassinatos e o surgimento de um artista do crime.
Süskind é um ótimo escritor, dono de uma prosa florida e dinâmica, além de bastante didática. As descrições minuciosas dos processos de produção de perfumes, entao em voga, aliadas às referências da sociedade, da religião e da libertinagem francesa no século XVIII sao um arremate para um livro tão bom. O filme, que acabei de assistir, também não decepciona. Valem!
Angelica75 10/05/2021minha estante
Oi, td bem?

Como vc vê essa ?posição no Kindle? dos livros?

Paulo Sousa 17/05/2021minha estante
Opa, Angélica! Então?no canto inferior esquerdo da tela do kindle,

Paulo Sousa 17/05/2021minha estante
Vc tem opção de por por ?tempo restante no capítulo?, ?tempo restante no ebook?, ?página? ou ?posição?. Daí, qdo vc faz uma marcação de texto, ela fica salva nas notas do ebook. Qdo vou fazer a resenha, pego o trecho marcado, que é identificado pelo local onde ele está no livro?daí que consto a ?posição no kindle??hehehe

Angelica75 18/05/2021minha estante
ah certo, entendi! obrigada!

MarcosQz 04/06/2020

Perturbador
Perfume é daqueles livros que me prendeu logo desde o começo. Já tinha visto o filme muitos anos atrás, mais de 10, mas só agora li o livro e não me arrependo. Claro que tem muitas diferenças entre os dois, mas nada que prejudique um ou outro.
Grenouille consegue ser ainda pior nas páginas do livro, frio, cruel, mas sem se importar, as pessoas não importam, o perfume, o odor de cada um é o que importa. O livro é dividido em quatro partes, onde cada parte é um momento da vida dele.
Uma pessoa egocêntrica, doente, calculista, silenciosa e letal.
Perfume é um ótimo romance, escrita simples, sem floreios e é um passeio pela antiga Europa, a leitura me surpreendeu mais do que o esperado.
Jaque.Campari 19/02/2021minha estante
Estou indo pra terceira parte e estou me surpreendendo demais com a escrita do autor, estou fascinada pela forma como ele nos apresenta esse personagem super complexo e instigante. Tá sendo uma leitura incrível.

MarcosQz 19/02/2021minha estante
Que bom! Eu devorei o livro de tão gostosa que foi a leitura, e os personagens são cativantes, o Jean então nem se fala, apesar de tudo acho ele incrível. rs

Jaque.Campari 19/02/2021minha estante
Verdade hahaha eu tô amando a experiência, ainda bem que esperei mais pra poder ler, pq tinha começado há uns anos e deixei de lado. Melhor momento pra ter retornado.

Jorlaíne 10/12/2023

O clássico "o livro é muito melhor que o filme"?
Que livro fantástico!
Eu fui arrebatada pelo cheiro das pessoas, dos animais, de Paris e pela ausência de cheiro do protagonista.
A sinestesia deste livro é sensacional!
O anti-herói Jean-Baptiste Grenouille nasce em meio a uma venda fétida de peixe. Sua mãe o deixa embaixo da mesa de peixe após o seu nascimento, para que, assim como os irmãos, seja descartado junto aos restos de peixe.
Ele nao tem odor, mas seu nariz consegue sentir todos os cheiros do mundo. No decorrer da narrativa ele busca por seu objeto de desejo, e o faz mediante a inúmeros assassinatos de jovens virgens, lindas e com um cheiro característico.
O autor conseguiu passar ao leitor o grande porquê da vida de todos os seres humanos. Todos buscam um único objetivo. Desde o ser mais desprezível, até o melhor dos seres buscam a mesma coisa. E eu deixo aqui essa sugestão de leitura para essa grande reflexão!
Fabio.Nunes 11/12/2023minha estante
Ainda bem que nunca ouvi falar do filme. Já coloquei esse aí na minha lista agora. Excelente resenha Jorlaine.

Cleber 11/12/2023minha estante
??????

Jorlaíne 11/12/2023minha estante
O filme também é muito bom, Fábio. Vale a pena.

Anikkita 11/06/2010

Cansativo
Essa é a melhor descrição para esse livro.
O autor se detem em descrições infindáveis dos perfumes, o que dificulta o andamento candenciado da história. Li forçadamente até o fim.
Nunca mais lerei.
gabidav 20/08/2010minha estante
Cada um tem o seu ponto de vista, mas as 'descrições infindáveis' são indispensáveis para o livro. Talvez você não entendeu o ponto da história, afinal não é um livro para ser simplismente lido. Você precisa sentir o cheiro.

Iara 31/08/2010minha estante
Concordo com a Gabi, até porque odeio livrs descritivos, mas esse amei! Porque descreve uma coisa que me apaixona tanto quanto a literatura: os perfumes, que eu vivo associando com outros cheiros. Acho fascinante termos uma memória olfativa, eu me apaixono por perfumes, e a paixão é eterna!

Anikkita 31/08/2010minha estante
Gabi, acho que como boa leitora vc deve saber que "o ponto da história" pode variar abismalmente de leitor para leitor. Como disse, e torno a repetir, as descrições infindáveis tornam o livro maçante - na MINHA opinião, claro - quando poderiam dar lugar a uma imersão maior no personagem, tornando a trama mais cativante, ao invés de tornar-se um manual de descrição de cheiros.

Gleyce Delmas 01/03/2021minha estante
Gostei bastante dos pontos q vc levantou, tanto na sinestesia, como no cuidado descritivo do autor. Como todo triller, o foco é psicológico, tanto nosso quando do protagonista. Tanto q o narrador é onisciente dos seus personagens. Ainda estou no processo, mas tua resenha já me despertou para pontos importantes.

Ronaldo Thomé 01/03/2021minha estante
Opa! Muito obrigado! Espero poder ter ajudado. Abraços;)

BeLasagna 05/08/2022

O livro é mto bem escrito, ele te faz ter vontade de descobrir onde vai terminar, o autor descreve as cenas de uma forma interessante.

Sobre a historia em si, achei interessante mas fiquei com a sensacao de que faltou alguma coisa, passei o livro esperando por alguma forma de lição moral que nao veio.

No final do livro fiquei com a sensação de que essa licao moral fosse alguma coisa nas linhas de o amor nao é completamente seguro por que pode te fazer cometer loucuras ou amor nao é o suficiente ou que oq as pessoas entendem como e dizem ser amor nao é amor coisa nenhuma.

Uma coisa q ficou mto confusa pra mim foi o fato de o grenouille nao ter cheiro, nao consegui fazer nenhuma analogia sobre isso, imagino q ele tivesse essa característica por alguma razão importante mas ela nao ficou clara pra mim.
Lia Trajano 19/09/2022minha estante
Acho que ele não tinha cheiro pq não era gente, não de verdade...era um psicopata, quase uma espécie de entidade maligna.

BeLasagna 01/01/2023minha estante
pensei nisso mas ai outras pessoas teriam de n ter cheiro tb, ele conheceu tanta gente ruim mas todas elas tinham cheiro so ele que nao

Roberta Irds 01/05/2020

Um livro fantástico!
"Ele, Jean-Baptiste Grenouille - nascido inodoro no lugar mais fedorento do mundo, achado no lixo, na merda e na podridão, criado sem amor, vivendo sem o calor da alma humana, vivendo tão-somente de teimosia e de força do nojo, pequeno, corcunda, coxo, feio, rejeitado, um monstrengo tanto por dento quanto por fora , conseguira torna-se amado pelo mundo. Amado!".
Jean-Baptiste Grenouille é abandonado ainda recém nascido pela própria mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado por todos que passaram por sua vida, Grenouille cresce sobrevivendo a doenças, acidentes e ao desprezo que lhe é dado pelo simples fato de não possuir um odor. Ainda muito jovem percebe que ter imensa sensibilidade olfativa no qual o faz sair a " caça " para procurar novos odores e sensações. O odor putrefato, fedorento e repugnante para Grenouille não é menos importante que o odor suave e delicado de uma flor, pois seu objetivo é guardar e caçar a maior quantidade de odores possíveis. Com o objetivo de criar o melhor perfume do mundo no qual ele possa dominar qualquer pessoa existente, Grenouille comete assassinatos em busca de conseguir a essência ideal. .
Fiquei muito intrigada com essa leitura e de como é descrito os odores nos quais fazem o leitor imaginar as fragrâncias maravilhosas de lindas flores e ao menos tempo nos faz sentir nojo e asco de coisas podres como se tais coisas estivessem diante de nós. É uma leitura incrível, frenética e surpreendente!
Helga 01/05/2020minha estante
Eu fiquei encantada com esse livro.

Roberta Irds 01/05/2020minha estante
eu também!

Mi Hummel 28/12/2013

Em busca de uma identidade através do odor.
“(...)Seria capaz de criar um perfume não só humano, mas sobre-humano; um perfume angelical, tão indescritivelmente bom e pleno de energia vital, que quem o respirasse ficaria enfeitiçado e quem o usasse amaria Grenouille de todo o coração. Sim, era preciso que o amassem, quando estivessem debaixo do sortilégio do seu perfume; não apenas que o aceitassem como um deles, mas que o amassem até à loucura, até ao autosacrifício, que estremecessem de delírio, que gritassem, que chorassem de volúpia sem saber porquê, era preciso que caíssem de joelhos como ante o odor frio de Deus, sempre que o cheirassem, a ele,Grenouille!"

Primeiro eu havia assistido ao filme.
E, como acontece na maioria das vezes que me deparo com uma obra assim, acabo não a admirando de primeira.
Interessante. Acredito que vamos amadurecendo até mesmo em questão de leitura. Ao ponto em que conseguimos ler algo de mente aberta, atentos aos significados e correlações psíquicas mais profundos e, aquela obra, de princípio rejeitada, passa a ter o seu valor. E como é grandioso o seu valor!

Lembrei do filme por ocasião de minha dissertação de final de curso. Que, ora! Falava sobre o perfume enquanto mercadoria de reconhecimento. E deu-se o estalo! Li o livro em questão de horas, devorando, engolindo abruptamente e aos trancos.

A obra do escritor alemão descreve a obsessão do jovem Grenouille, nascido entre as carcaças de peixes podres nas ruas fétidas de Paris, pelo alcance do reconhecimento através do odor.

Toda a jornada da personagem é a busca por um odor pessoal, capaz de causar sensibilidade às pessoas à sua volta, capaz de
outorgar-lhe poder: o poder de um Deus. O que é extremamente interessante se pensarmos que o perfume surgiu de um ato religioso. Os povos primitivos queimavam ervas para que o perfume chegasse até os Deuses. ( Inclusive, perfume significa " através do fumo" em sua forma latinizada.)
Aliás, o ato de borrifar perfume em si e nos demais objetos pessoais chegou a substituir a higiene por um certo período.
Perfumar-se também está ligado à sedução...(fato que não escapa à Suskind)

Um dos principais problemas de Grenouille é não possuir um odor. (Ou seria uma identidade?) e é por isso que ele se joga na busca por um cheiro mágico em um mundo decadente. Grenouille acreditava que, ao reter para si a fragrância, conseguiria o amor e o reconhecimento dos demais.

O que ele consegue?
Uma reação primitiva, grotesca e devoradora.

"(...) Em seguida e de um só golpe, a última barreira quebrou-se dentro deles e com ela o círculo. Precipitaram-se para o anjo, caíram-lhe em cima, prostraram-no por terra. Cada um queria tocar, cada um pretendia a sua parte, possuir uma pequena pluma, uma pequena asa, uma centelha do seu fogo radioso. Arrancaram-lhe as roupas, os cabelos, arrancaram-lhe a pele, cravaram-lhe as unhas e os dentes na
carne, atacaram-no como hienas."

O homenzinho sucumbe aos que deveriam adorá-lo. Mas...Até neste ato de sacrifício Grenouille evoca a figura religiosa do Cristo que deu sua carne e sangue na ceia derradeira.

Portanto, leitor, não subestime a força da obra de Suskind como eu o fiz.
Mona 02/02/2015minha estante

Maravilhoso esse livro não é? Na época em que eu o li eu andava com mania de colecionar perfumes !!!!

Mi Hummel 05/02/2015minha estante
Oi, Dan''! Ah, sim! Você descobre muitas coisas por trás dessa mania de Grenouille! É intrigante.
Sério? Colecionar perfumes? Agora eu fiquei com medo de você!rsrs! Brincadeira. É impressionante como um sentido pode definir você. Até, Dan''!

Iara 30/06/2010

Surpreendente
Adquiri o livro sem nenhuma expectativa.

A cada capítulo uma surpresa, a cada ato de Grenouille uma admiração!

Um dos melhores livros que já li sem dúvidas!

A superação de Grenouille, suas experimentações, os insights para sua maior criação... Tudo isso só mostra do que somos capazes e muitas vezes negamos isso a nós mesmos.

Quantas vezes queremos tentar, experimentar, ousar e não temos coragem? Ele sabia quais seriam as consequências de seus desejos mais insanos e não teve medo. Um personagem magnífico, inspirador.

Tudo por uma obra-prima, um sublime instante de poder e um final arrebatador...

FANTÁSTICO!
Mayra Dias 14/09/2010minha estante
Muita curiosidade, muita vontade de ler,
=)

rosangela 17/09/2010minha estante
V vai gostar também do livro A Pomba deste mesmo autor, se é que já não leste!
é um de meus autores favoritos!

Nathalia Almeida 10/06/2018

Odor
"[...] O perfume vive no tempo;tem a sua juventude, a sua maturidade e a sua velhice. E somente quando nas três diferentes idades o seu aroma é igualmente agradável, ele pode ser considerado realizado [...] "
Renata.Franca 10/06/2018minha estante
Muito forte esse livro!

Nathalia Almeida 11/06/2018minha estante
Estou adorando !!!!

amanda 18/02/2022

?A chama divina, que às outras pessoas é dada de berço e só a ele não fora dada, ele a conseguira.?

Eu não tive nenhuma surpresa com a leitura, porque já tinha assistido o filme e lembrava de cada detalhe, porque essa definitivamente não é uma história que se esquece, e o filme não altera o final que é o mais incrível e mais chocante que já vi acontecer. Apesar de ser uma leitura sem surpresas foi uma leitura intensa, fiquei louca pra chegar logo no final e ver AQUELA cena descrita e saber como os personagens chegavam a tal ponto no livro.
As únicas partes que não me prenderam foram os enormes detalhes sobre fabricação de perfumes que deixaram a leitura um pouco arrastada em alguns capítulos, mas o final surreal compensa o início arrastado e as passagens sobre perfumes.
Esse livro é intenso, é chocante, é viceral.
ThayAvalon 18/02/2022minha estante
Menina adorei tua redenha, faz tempo que quero ler esse livro tá meio exclusivo

amanda 18/02/2022minha estante
Você deve achar em sebo, minha edição foi 10 reais num sebo de rua kkkkk

Cici 21/08/2010

"... as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas." (Patrick Süskind)
Iara 31/08/2010minha estante
Belíssimo trecho!

Renato L. 06/09/2010minha estante
"...Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas." Fantástico!

Natália 01/09/2022

Livro excelente
França, século XVIII. No meio de uma banca de peixes, no lugar mais fétido da capital francesa, nasce o protagonista da história, Jean-Baptiste Grenouille. Seria o 5° filho a ser abandonado e morto por sua mãe em meio às tripas de peixes, se não fosse pelo choro responsável pelo seu resgate. Com um olfato apurado capaz de reconhecer qualquer odor a quilômetros de distância, por uma obra do destino, Grenouille não tinha odor próprio. Rejeitado repetidamente desde o nascimento, o jovem Grenouille precisou trabalhar desde muito cedo. Primeiramente trabalhou em um curtume, mas ciente de seu dom olfatório, torna-se aprendiz de perfumista. Obcecado com a busca de um aroma perfeito, torna-se um assassino que utiliza os corpos de suas vítimas a fim de extrair as substâncias necessárias para misturar ao perfume perfeito, capaz de dominar qualquer pessoa. Escolhe suas vítimas através de seus aromas. Grenouille é um predador... não possui odor próprio, ou seja, não desperta a atenção da vítima ao se aproximar. E ao mesmo tempo, com seu olfato apurado, é capaz de escolher e perseguir sua vítima a quilômetros de distância. Um livro de tirar o fôlego.

Recomendo muito esse livro incrível. A descrição dos odores é tão intensa, que somos transportados para o cenário da história.
Fernanda 06/09/2022minha estante
Que belo resumo, Nat. É uma obra que guardo para reler. Foi um assombro quando li pela primeira vez.

Natália 06/09/2022minha estante
Obrigada, Fer. Gostei bastante desse livro. Já estava um pouco preparada porque tinha assistido ao filme há um tempo atrás.

Cecília 13/08/2015

Terrível história aromática, digna de amor

Considerado um dos maiores sucessos literários de todos os tempos, O Perfume, é um fenômeno editorial. A história de Jean-Baptiste Grenouille já foi traduzida para 40 línguas e já alcançou mais de 20 milhões de exemplares vendidos em mais de 43 países. Foi adaptado para o cinema em 2006, com um ótimo elenco que preservou a originalidade do livro. Além disso, serviu de inspiração para artistas como Rammstein, Moonspell e Nirvana. E apesar de toda essa fama expressa em grandes números e celebridades, eu só vim saber da existência de O Perfume por meio da minha colega de turma, Lane.

Não sei como chegamos no assunto O Perfume, mas lembro que repentinamente ela parou de andar quando me ouviu dizer: "não, nunca li esse livro". Recuperada do susto, ela agarrou meu braço e gritou: VEEEEI, VOCÊ PRECISA LER! Depois disso, os nossos próximos passos até o ponto de ônibus, foi uma mini apresentação da Lane de mostrar-me os motivos que me faria ler O Perfume. O principal argumento foi: É muito bom! Cecília, não dá para explicar, é muito bom!
E assim, com esse argumento que despreza números e celebridades, guardei O Perfume no meu caderno de livros-que-lerei-se-tiver-uma-chance.

Chance apresentada e agora posso dizer algo sobre o livro: É MUITO BOM MESMO! E sim, é difícil de explicar! OBRIGADA, LANE!

Me apaixonei logo de cara, então tudo que registro aqui é suspeito. O Perfume é daquele tipo de livro que você precisa ler para poder entender por que uma pessoa fala rapidamente, coloca a mão na cabeça, dá gritinhos e te fala da sinopse milhares de vezes com uma empolgação que beira a histeria só em saber que você, pobre mortal, ainda não conheceu a história de Grenouille (como a Lane fez).

Eu entendo esse comportamento, quer dizer, não há muito o que acrescentar quando a sinopse já diz tudo: História de um rejeitado que é dotado de uma sensibilidade olfativa e com isso busca a essência perfeita, se essa busca exige vítimas.... azar delas. Simples assim. Mas atenção: Não espere morte em todas as páginas. Se você é do tipo que gosta de linhas e mais linhas descritivas de sangue e dor, esse livro não é para você. Grenouille não é esse tipo de assassino. Na verdade, acho que estou sob o efeito de sua essência e o termo "assassino" me parece muito forte. Grenouille é um amor e daria muitos beijos nele.

Entretanto, entregaria minha essência ao Patrick Süskind, autor da obra e motivo para me fazer querer ser alemã na próxima vida, quem sabe assim eu consiga escrever tão bem de maneira que minhas notas de redação sejam boas... Mas voltando ao Patrick, o cara é barril (se não és da Bahia, lamento). Talvez seja a sua escrita que faz de O Perfume uma história memorável e viciante. É uma escrita sem pontas soltas: há um espaço, há os personagens, há um fato. Nada é escrito por acaso. Adorei o modo como a narração se mistura com os pensamentos dos personagens em cena, uma mistura tão clara e carregada de ironia que cheguei a rir em muitas partes.

Provavelmente, os críticos analisaram e tiraram muita coisa dessa obra, mas eu não ligo pra isso. Todo o meu julgamento de "gosto deste livro" e "não gosto deste livro" é puramente baseado no quanto a história consegue penetrar no meu coração (quando eu achar uma definição melhor, vou mudar isso) e O Perfume conseguiu fazer isso, fui sufocada pelos aromas, arrastada pelas ruas de Paris e virei as noites com o Grenouille desejando mais. Porém, o final é inevitável e me despeço deste livro com a sensação de "Ok, meu filhos terão que ler isso".
Craotchky 25/12/2015minha estante
Muito legal sua resenha. Resenhas com experiências pessoais são bem legais. Não sou da Bahia e não sei o que é barril, então fiquei meio curioso. Fazer o quê!

Cecília 28/12/2015minha estante
Poxa, que legal o seu comentário Craotchky! Obrigada!

Barril é uma palavra cheia de significados aqui em Salvador, é necessário analisar em que contexto/situação ela foi empregada. No caso de "O cara é barril!", o significado é um adjetivo positivo sobre o sujeito haha Seria o mesmo de dizer "O cara é muito bom!"
Sacou? ;)

Thay 20/06/2013

Em busca do aroma perfeito...
No meio de uma pilha de livros em um sebo, encontro "O Perfume" e já me apaixono só pelo incrível aroma de livro velho. Sabia que seria uma leitura interessante, mas não fascinante, ao ponto de me fazer sentir um certo afeto e estima por um personagem um tanto, singular.
O suspense/romance/mistério/thriller se passa no maravilhoso século XVIII e conta toda a trajetória de vida de Jean-Baptiste Grenouille ou o Grande Grenouille, como se considera. Ele é uma criança normal, ou deveria ser, pois possuiu o estranho dom de sentir qualquer aroma que existir em qualquer lugar, pessoa ou no mundo, menos o seu próprio. Também vai passando pelas dificuldades que a vida lhe oferece da maneira mais plausível possível, aceitando tudo o que lhe é imposto pelas pessoas. Se ele se importa ou não com elas, isso já é outra discussão. O fato é que Grenouille sempre soube que o seu "dom" não lhe viera em vão e o crescimento de sua ambição pela busca do melhor aroma do mundo, faz com que ele vá em busca do seu objetivo sem se importar exatamente em como vai conseguir, contando que consiga.
Os demais personagens possuem a sua importância necessária quando precisam estar na vida de Grenouille e ajudá-lo (sem querer querendo) à chegar ao ápice de seu duro trabalho. Quando este sai de suas vidas fica a critério do destino (ou será maldição?) decidir o que acontecerá.
Mas será que conseguir esse "aroma perfeito" será o suficiente para que Grenouille seja realmente feliz?
Bem, em que o Patrick Süskind estava pensando - ou fumando - quando escreveu essa história eu não sei, só sei que ele fez isso de uma maneira tão inteligente, intrigante e única que consegue fazer você amar o mocinho/vilão sem nem precisar sentir o seu perfume...
Fernanda 21/06/2013minha estante
Que orgulho, Thay! Tua resenha está muito boa!
Interessante e chamativa. Achei estimulante e fiquei ainda mais curiosa pelo livro.
Adorei.
Parabéns

Thay 23/06/2013minha estante
Obrigada, Fê!
O livro me inspirou o suficiente pra querer fazer a resenha. Sim, leia, eu gostei muito!