O perfume [ebook]

O perfume [ebook] Patrick Süskind




Resenhas - O Perfume


695 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Clara464 03/06/2024

Achei o início bem envolvente, descrição super detalhada. senti que tava lendo pelo nariz! mas essa minha empolgação veio sessando ao chegar na metade do livro com o autor se perdendo em uns acontecimentos bem "irrelevantes" para a construção. por fim, o final trouxe de volta a minha empolgação inicial, além de muita repulsa! gostei bastante!
comentários(0)comente



Kharenn0 02/06/2024

Livro Bom
Primeiramente, uma menção a esse editorial lindo, tenho exatamente este exemplar que está sendo usando pra representar o título e é lindo, lembra as pinturas renascentistas, sem contar que a capa possui uma textura aveludada.
Partindo para o conteúdo.
De fato um livro super interessante. Primeiro livro que li e descreve as pessoas e ambientação através do olfato, o realismo que transmite a partir disso, super único. Não é apenas um livro e sim, uma experiência.

Uma observação, vi comentários aqui dizendo que filme nem se compara ao livro, sendo o livro muito melhor, pois bem, vi o filme a bastante tempo e agr a pouco tive o prazer de ter o livro.
Achei o livro levemente maçante, tem uma parte que o protagonista passa páginas e páginas no mesmo local sem mudar nada (cena da caverna). O livro também não é cheio de cenas e contextos diferentes, é tudo mais ou menos a mesma coisa. NÃO DIGO QUE É UM LIVRO RUIM OU CHATO, nada disso, gosto bastante, mas quem viu o filme primeiro vai sentir bastante diferença.
Uma coisa que notei também é que o protagonista no filme é realmente representado como um assassino, já no livro, senti mais como uma pessoa que possui algum tipo de transtorno divergente da psicopatia, do que realmente um assassino.
Apenas observações para as pessoas que viram o filme antes, a todo modo, o livro é super interessante e ainda acho valer super a pena, por isso avaliei bem.
comentários(0)comente



Daniel.Moreira 01/06/2024

A história de um sociopata
O autor teve a maestria de descrever a história com uma gama de detalhes. Logo no início do livro ele descreve o aroma onde o assassino nasceu. O detalhamento é tão impressionante que conseguimos imaginar e sentir o cheiro.. Uma Paris de aroma nada agradável

A história perpassa por toda a vida do rejeitado Grenouille. De sua rejeição a redenção..

Todo caminho percorrido pelo Grenouille era marcado por humilhação, rejeição, exploração ... E ele deixou um rastro de morte pelo caminho. De uma certa forma as pessoas que se envolveram com ele morriam de forma inesperada.

Grenouille cresceu com um poder olfativo impressionante.Tornou-se um perfumista e sua ideia era desenvolver um perfume perfeito. Dominante. Avassalador. Que despertasse todos os sentimentos... Logo ele que não exalava cheiro algum.

Nessa busca ele descobriu uma forma de retirar o cheiro das pessoas e conseguiu extrair essa essência. Então ele começa a perseguir mulheres Virgens e de padrões de beleza estipulado por ele.

Com isso, consegue formar um perfume perfeito. Nesse contexto, com esse perfume ele é percebido por todos . Através do cheiro ele domina e todos querem ficar próximo dele. Mas ele não aceita essa ideia. A rejeição, para ele, era a vida que estava acostumado.

A morte dele é impressionante... Que final...

Diante disso, perguntamos qual a culpa na formação de um psicopata? Um assassino? O meio interfere? A rejeição? Exploração?

A partir dessa história fictícia podemos analisar a condição humana em sua diversidade.
comentários(0)comente



wikibibs 28/05/2024

Esse é aquele tipo de livro que nem todo mundo vai gostar mesmo, eu infelizmente demorei muito pra engrenar na história e não fui muito cativada.
O personagem principal nos faz ter diversos sentimentos, da pena à repulsa.
Mas realmente estou completamente impactada por este final. Jamais esperaria. A partir da parte IV tudo fica bem mais interessante, porém a última!!! apenas sem palavras.
Pretendo revistar futuramente essa história.
comentários(0)comente



Thay.91 28/05/2024

Que livro!!
Sem palavras para descrever esta obra!!! Que prazer foi lê-lo.

Autor fez o personagem Grenouille crescer tanto que senti um misto de sentimentos bons e ruins.

A leitura é bem fluida e te prende. Eu comecei a ler e não queria parar de tão envolvente que o livro é. O personagem principal (Grenouille) é ao mesmo tempo muito azarado e muito sortudo. Desde que nasceu, comeu o pão que o diabo amassou só pelo fato de não ter cheiro, sim, só por isso. Mas o que ele não tinha de cheiro próprio ele tinha no sentido olfativo.

Aqui acompanhamos a saga dele por criar um perfume perfeito e que se iguale a Deus.
Na minha opinião, uma obra perfeita!
comentários(0)comente



Lua 16/05/2024

Fiquei traumatizada com esse final KKKSKSK
Mas achei interessante e uma história muito bem desenvolvida
comentários(0)comente



Duda 13/05/2024

Louco e genial
Demorei meses parar terminar essa leitura, foi um misto de sentimento e marasmo. Teve partes q eu gostei e outras nem tanto.

Aq acompanhamos a vida de Grenouile, um órfão odiado desde smp por n ter odor algum, um sobrevivente q teve uma vida impossível e msm assim a viveu. Será possível alguém ser capaz de ter o olfato igual ao dele? Ser capaz de identificar todo tipo de odor e se locomover quilômetros só com esse sentido? Acho impossível mas isso torna o livro único.

É narrado desde seu nascimento até sua morte, como ele passa por cada estágio e como sobreviveu a tudo. Apesar da vida merda q teve ele nunca reclamou, aceitava tudo oq lhe davam ou tiravam, toda a exploração e nem ao menos reclamava, única coisa q fazia era colecionar os odores do mundo, sejam eles quais fossem. Até q um dia ele mata por isso.

Ele aprende várias técnicas de alquimia e como fazer, separar os cheiros, não liga para o dinheiro nem o conforto, passa anos dentro de uma caverna igual um animal, vivendo só dentro da própria cabeça com seus cheiros. Não se importa com o trabalho pesado e muito menos se incomoda quando é preso. No fim ele quer virar um deus, mata inúmeras jovens para pegar seu cheiro e na última, a flor mais rara, ele a colhe e finalmente consegue. Porém isso n é o suficiente e o vazio ainda está ali.

No dia de sua morte a cidade vai a loucura com uma gota de seu perfume sagrado, o frenesi é instantâneo, ele poderia conquistar o mundo mas n o quer. Apesar de ter sonhado tão grande ele é uma pessoa simples. No fim morre com a escoria da sociedade e cd pedacinho seu é comido.

Apesar de ser irreal em diversas situações o autor conseguiu transpor muito bem toda a alquimia e cheiros do livro, a gnt sente quase oq ele sente, por vezes é muito descritivo e até maçante. Contudo, dá pra ver q o autor sabia doq estava falando é louco e genial na msm medida, fascinante em diversas partes e tbm tedioso. No fim fiz a leitura empurrada e n sei dizer oq achei do final, foi poético e combina com o personagem, nunca tinha me passado pela cabeça, isso é certo.
comentários(0)comente



Ana 11/05/2024

O livro foi feito para causar as reações mais adversas. As descrições do livro são maravilhosas. É quase possível sentir o cheiro das coisas de tão bem que o autor as descreve. E o autor nos convence pelas sensações e não pelas palavras.
Apesar do meio do livro ser um pouco mais tedioso do que o começo e o final. A história é intensa, te provocará nojo e espanto, mas você vai gostar.
comentários(0)comente



Beatriz.Trevise 09/05/2024

Livro inteiramente descritivo, deixa o leitor cansado. As últimas 50 páginas são mais envolventes, porém tem que ser persistente pra superar o começo e o meio.
comentários(0)comente



Lindsey 02/05/2024

Jean-Baptiste Grenouille nasce no chão de uma banca de peixes, em uma Paris do século século XVIII, onde tudo é fétido: as ruas com seus cavalos e esgoto, as casas mofadas e sem ventilação, as cozinhas com sua gordura de ovelha e repolhos, as chaminés com fumaça de enxofre, os curtumes cheios de gás tóxico, as pessoas com a falta de banho e por aí vai. Mas Grenouille é diferente de todos por dois principais motivos, primeiro porque ele não exala cheiro algum, o que causa de estranheza a medo, e segundo, porque ele tem um olfato extraordinário. Conforme vai crescendo (passando por uma infância difícil, de rejeições e provações) desenvolve tanto seu talento olfativo que conseguiria criar qualquer tipo de perfume. Mas desiludido e "enjoado" das pessoas e da cidade grande ele viaja para longe e se isola em uma montanha, onde vive por sete anos, até decidir voltar à civilização para criar um cheiro específico, um perfume perfeito. Só que para isso ele precisa de ingredientes encontrados apenas em algumas moças e matar não é problema. O livro é tão rico nas descrições que às vezes parece que dá pra sentir mesmo os cheiros, bem como as angústias da trama. Uma curiosidade: o músico grunge Kurt Cobain gostava tanto desse livro que o leu muitas vezes e até fez uma música inspirada nele, a "Scentless Appretince" do álbum "In Útero".

- Leia mais resenhas na minha página do Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
comentários(0)comente



Ruberrys 02/05/2024

Um livro que te vai te incomodar do início ao fim. Parágrafos grandes, pouco diálogo e muita nojeira. A escrita do autor é cativante, e é isso que salvou o livro pra mim.
(Que fixação é essa do homem com ruivas virgens?)
comentários(0)comente



Nês 30/04/2024

Não é o meu estilo, mas esse plot twist? Adorei a maneira de como ele é escrito, é um bom livro porém com muita enrolação
comentários(0)comente



Phil.Surniche 29/04/2024

O carrapato Grenouille, nascido em meio às viceras de peixes e deixado para morrer, sobreviveu. Nasceu com um dom: um olfato muito aguçado. Quase como um super poder esse olfato o permitia enxergar no escuro e desviar de problemas.Todos por onde esse ser sem alma e principalmente sem cheiro passou, o desprezaram, mas não ante de sugar de suas habilidades. A adaptação cinematográfica foi realmente muito boa, ocultando somente um período mais tedioso do livro. Mas essa narrativa é sensacional, a ausência de diálogo no livro e o formato intensamente descritivo pode cansar alguns leitores. Porém, a forma como é feita durante todo o livro aparenta que você foi contaminado pelo perfume produzido, pois ao invés de odiar a leitura e o personagem, a gente fica encantado, viciado e até mesmo torcendo a favor de Grenouille.
comentários(0)comente



Lucsaulykos 27/04/2024

Psicopatia que beira a fantasia
Patrick suskind, criou uma história muito envolvente que explora as nuances das percepções humanas e a psique de um psicopata. Quase que uma fantasia, nós somos guiadas pela história pelo olfato, parece que se vc querer, pode sentir os cheiros descritos, e os sentimentos da podridão humana. Uma história com um início incrível, que se arrasta um pouco no meio, mas, com um final chocante( ainda mais pra quem ainda não assistiu o filme). Uma obra que deve ser lida.
comentários(0)comente



Clauclau/Eu leio sim e daí 18/04/2024

O Perfume
Não recomendo para menores de 16 anos e pessoas sensíveis, seu teor pode desencadear gatilhos emocionais.

Já avisando... se tem estomago sensivel é melhor fugir dessa leitura, fortes sensações e odores irão te repugnar. Neste livro a frase " desgraça pouca é bobagem" é o resumo certeiro da obra. O Perfume é aquela leitura que mexe com os sentimentos, e com um dos sentidos mais incríveis, o olfato. Um enredo denso, macabro, doloroso, cruel e asqueroso que nos transporta para uma sociedade repulsiva em seus atos distorcidos, na higiene precária e na falta de postura do ser humano. Uma sociedade que por um lado se chafurda na riqueza e na podridão de seus corpos e em suas atitudes. Em outro lado a miséria, a invisibilidade e o desprezo dos menos favorecidos. Observamos no início com certa distância, mas no decorrer da história adentramos e somos sufocados.

Encontraremos personagens bem construídos e um enredo envolto a desconforto e repleto de horror. Até que ponto um psicopata pode chegar para concluir sua sanha assassina? Um gênio e também um louco.
Entenderemos que Grenouille não era amável porque, ele não conheceu esse sentimento.

Grenouille foi um rejeitado por todos e considerado como um objeto sem valor e sem cheiro natural. Ainda criança, percebeu ser capaz de distinguir vários tipos de odores, desde ao mau cheiro de corpos, de excrementos, até os perfumes mais delicados como as das flores, ou até dos mais estranhos como de pedra, mesmo estando distante. A partir de então um desejo descomunal cresceu dentro dele, obter a fragrância mais delicada e saborosa, para assim conquistar a França e o mundo. Mesmo que para alcançar a glória tivesse que cometer os piores crimes.

Uma leitura chocante e muito densa, mas incrivelmente sedutora, não conseguia parar de ler, apesar do autor ser bastante minucioso e arrastar um pouco as descrições em várias partes, mesmo assim curti demais!
Agora o final tem um desfecho incrível, muito louco e até certo ponto absurdo, não esperava por tanta sandice.
Recomendo!
comentários(0)comente



695 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |