Quando o Rei Esteve Aqui

Quando o Rei Esteve Aqui Lyli Lua

Resenhas - Quando o Rei Esteve Aqui

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

nakahara 02/10/2020

Eu adorei!! Nunca tinha lido algo parecido, achei muito curiosa essa união da realeza ao cangaço, é um livro único e com muitos personagens fortes. Achei o final um tanto apressado mas fora isso tudo me agradou muito, um dos melhores livros nacionais que li esse ano.

Lauraa Machado 13/11/2020

Autora super talentosa e um livro gostoso de ler!
Eu tenho uma regra de nunca dar menos de três estrelas para um livro independente (nacional ou estrangeiro), a não ser que ele seja ofensivo, e Quando o Rei Esteve Aqui mostra bem por quê. Talvez a maioria dos leitores não saiba disso, mas tem muita gente envolvida na publicação de um livro. Antes de ele chegar à editora, o manuscrito passa por várias escritas do autor e mais algumas edições em conjunto com seu agente. Quando chega na editora, é muito provável que passe por mais edições e depois ainda tem que passar por preparação (quando revisam gramática, continuidade, lógica) e pelo menos uma revisão final. Nos EUA, depois disso tudo, ainda saem cópias adiantadas que podem fazer o autor e a editora voltarem a trabalhar na história antes da publicação final.

Como seria possível comparar tudo isso com a experiência de um autor sozinho, escrevendo sozinho, tendo toda a responsabilidade de desenvolver a história e os personagens, manter o ritmo e ainda ter uma escrita bonita e inteligente? Isso tudo com a capacidade de julgar o próprio trabalho, que é uma das coisas mais difíceis que existe. Não dá. Enquanto estava lendo Quando o Rei Esteve Aqui, fiquei com a sensação de que é só isso mesmo que falta para a Lyli Lua, apoio. Está bem claro no livro todo que ela tem talento, que escreve muito bem, que só falta agora um agente e uma editora para seu livro chegar a ser excelente.

Sério mesmo, fiquei impressionada com o quanto ela escreve bem! Dá para ver claramente quais são seus pontos fortes, admito. Nas cenas dos cangaceiros, por exemplo, é impossível não perceber sua competência. Foram minhas partes favoritas, porque parecia que era quando a autora estava mais confortável para descrever e desenvolver os personagens. Senti falta de uma descrição de cena um pouco mais detalhada e clara, por exemplo, quando era sobre a realeza, quando estávamos na Oceaania do Norte. Nunca sabia como eram os cômodos e quem estava presente. Acho que acrescentar descrição, principalmente sensorial, no livro todo acabaria por o enriquecer ainda mais. Oceaania do Norte não me deixou com a sensação de existir por isso, principalmente.

O livro é sobre reencontros e revelações e, por isso, acho que teria ficado ainda mais emocionante, teria criado mais tensão se não tivesse um narrador onisciente e não nos contasse tudo de cara. Quebra um pouco do mistério de "Como será que essa pessoa está se sentindo? O que ela está pensando com essa revelação?" quando o narrador conta tudo para a gente. Ser na terceira pessoa foi uma boa, mas acho que narrar pelo ponto de vista de um personagem por vez deixaria a história mais interessante e mais sólida também, mais real.

Já falei que a autora escreve muito bem? Estou animada para ler outros livros dela! Acho até, aliás, que seria incrível se ela pensasse em transformar este em um romance mais longo e aprofundado, quem sabe escolher só uns dois ou três personagens para ter pontos de vista. Não, gente, não consigo escrever resenha sem pensar na parte de edição, é o que eu faço da vida! Realmente acho que esse livro tem potencial para ser ainda mais, e a autora só precisaria de alguns toques, tipo "acrescenta uma menção a isso aqui" e "melhor descrever o cômodo ali". Ela é realmente talentosa!

Depois da escrita da autora, que é bonita, inteligente e que faz a leitura fluir bastante, acho que o ponto alto do livro são os personagens. Meu favorito foi de longe o Reginaldo! Os outros são interessantes também, e teriam sido bem mais se eu não soubesse de cara tudo que pensam e sentem, mas Reginaldo é o que tem mais camadas e mais complexidade a ser abordada e explorada. Queria mais dele e da Nahime, que também tem tantas camadas! Também gostei da Luiza, super leria outro livro com ela e o Reginaldo! E imagina só um livro da Nahime, talvez mostrando ela crescendo e tendo que se encaixar na vida de futura rainha! O Gustaaf, em compensação, eu não cheguei a entender muito bem, infelizmente, e o Miguel não me marcou muito.

Se eu recomendo o livro? Completamente! Nenhuma das minhas críticas foi a algo que realmente atrapalhou o livro, só questões que poderiam ser melhoradas! É super gostoso de ler, é uma ficção histórica com realeza, o que eu amo, e tenho certeza de que alguém ainda vai agenciar e publicar essa autora, porque talento assim não pode ser desperdiçado!

Marry 21/10/2020

Cheio de estereótipos
O livro se passa em um país fictício africano, Oceania do Norte. Porém, o rei e a realeza são brancos, descendentes de colonizadores. Temos tb a Oceania do Sul, com uma rainha preta " como feições feias, grosseiras" que são descendentes de "selvagens" invasores?!
Para a autora os africanos são os invasores, europeus colonizadores...??

Carolina.Rozeira 26/10/2020

Faltou.
A autora possui uma escrita super gostosa e ao conseguir juntar um país fictício africano com o nordeste do Brasil foi um grande feito, porem o livro possui MUITO estereótipo e voltamos ao famoso "homem branco bonzinho e o preto é ruim" o que me deixou extremamente abismada pela autora tb ser uma mulher negra. Infelizmente não foi uma boa leitura nesse quesito, espero que a autora venha a escrever outras obras e que melhore nesse ponto que ficarei feliz em ler.

Otávio Hudson | @palcodeleituras 26/10/2020

Uma Ficção Histórica de Ótima Qualidade
Oi gente tudo bem?

Hoje eu gostaria de contar pra vocês a minha experiência com esse livro maravilhoso e super curtinho da autora @lylilua.

“Quando o Rei Esteve Aqui” conta a história do Rei Gustaaf que se vê doente e precisando deixar um herdeiro para governar o reino de Oceaania do Norte, na África! Conforme o Rei Gustaaf embarca em busca de seu herdeiro perdido de volta ao Brasil uma série de acontecimentos e aventuras desencadeiam na história.

Alguns pontos me chamaram muita atenção na leitura e vale ressaltar que o livro é um romance histórico/de época que mescla elementos históricos e ficcionais numa narrativa fluida e muito bem construída.

Em outras palavras é um novelão no melhor sentido possível, muitas reviravoltas, amores incompreendidos e corações à flor da pele! Tudo isso temperado com bastante representatividade e um elenco muito diverso, todos os personagens são multifacetados e totalmente críveis, o que torna o sabor da história mais atraente. 🤴🏾

O final foi um pouco corrido, talvez? Ou eu que já estava acelerado querendo saber logo o que finalmente iria acontecer? Kkk Minha nota final foi 4,5 apenas porque eu acho que livro poderia ter sido um pouco maior tão logo um pouco menos “corrido” no final. Recomendo demais esse livro para todos que amam ficção histórica e livros com representação LGBT.
#book #books #bookshelves #bookgram #bookstagram #leitura #bookgestante #booksonbooks #literatura #literaturequotes #literature #quotes #livro #livros #livroseleituras #quandooreiesteveaqui #kindke #kindleunlimited #literaturanegra #literaturapreta #autoresnegros #yalgbt #youngadult #ficcaohistorica #romancedeepoca

site: https://www.instagram.com/p/CG0pcJ5DtmH/

Thayná 16/12/2020

Daria um novelão dos bons
Obra de publicação independente, de autora negra. Uma ficção histórica, ambientada no Maranhão que mistura a realeza africana com o movimento dos cangaceiros, no Brasil do início do século XX. A autora consegue transmitir os conflitos sociais da época que explicam os motivos da existência do cangaço e a discriminação racial no Brasil.

O rei Gustaaf está doente e sofrendo com a ameaça de golpe do país vizinho. Ele precisa de um herdeiro legítimo para assumir o trono, já que Luiza, sua filha adotiva seria impedida de fazê-lo. Assim, embarca para o Brasil em busca do filho que deixou para trás 18 anos antes.
Acompanhamos a trajetória da família real da Oceaania do Norte, um país fictício da África, nesta viagem.

A narrativa intercala acontecimentos de 1917 e 1935, mostrando os conflitos do passado que implicaram nos acontecimentos do presente. Os personagens são intrigantes e extremamente humanos, conhecemos pouco a pouco seus sonhos, arrependimentos e imperfeições. Uma história com muita representatividade: personagens negros, LGBT e mulheres em posições de liderança, movimentos sociais e traços culturais do Brasil.

A leitura é rápida e fluída, a sensação é de se estar assistindo uma novela de época, cheia de reviravoltas, amores incompreendidos e tensão envolvendo conflitos políticos e de relacionamentos familiares e amorosos. O desfecho é emocionante, traz aos personagens a possibilidade de redenção, reparação de erros e realização de seus desejos.

site: @biblioteca.ufpr.litoral

Pepê 16/08/2020

Ficção histórica épica, tipicamente brasileira.
Melhor livro lido em 2020. A autora soube costurar sua ficção histórica de uma forma muito envolvente e original, onde a imersão acontece de forma natural e nos envolvemos com os personagens rapidamente (a única exceção talvez seja o Pablo, talvez porque no tempo narrativo não teria como desenvolve-lo mais). Assistiria fácil uma adaptação cinematográfica dessa obra, pois ela é tão bem descrita que seria facilmente transportada para outras mídias. Eu como homem preto me senti muito bem representado por muitos dos personagens, e me identifiquei com os seus relacionamentos. Me senti motivado a lutar por um amor reciproco. Apaixonado por esta obra!!!

lemona 08/11/2020

Muuuuito bom
Surpreendentemente bom! Tava procurando um livro nessa vibes e acertei em cheio. Triste ele ter tão poucas páginas, queria mais de tão bom que era a história e narrativa. Minha única crítica é referente ao final que foi bem corrido, podia ter sido mais desenvolvido, achei as decisões finais muito ... por falta de palavra melhor diria que fáceis. Mas vale muito a experiência, livro incrível!

Niara 29/03/2021

Se você procura uma história leve e um romance cheio de clichês e reviravoltas, essa é a história certa.
A escrita da autora conseguiu me prender. Não conseguia parar.
Só acho que o final poderia ter sido melhor trabalhado. Mas ainda assim gostei bastante.

Flavio Herculano 26/10/2020

Quando o Rei Esteve Aqui tem uma escrita atraente e uma trama de fantasia porém com muitos traços da realidade da história do Brasil, que deixa o livro ainda mais fantástico.
O rei Gustaaf e a rainha Nahime da Oceaania do norte precisam voltar ao Maranhão para resolver os problemas do passado. Porém essa viagem pode colocar muitas coisas à tona, inclusiva para a própria princesa Luiza e o jovem cangaceiro Miguel.
Por se tratar de uma obra de ficção, não entrarei em criticas negativas sobre o feminismo e homossexualidade no cangaço abordados no livro, mas o fato de a história se passar no nordeste já me cativa muito e Lyli também utilizar de alguns os fatos históricos nacionais para enriquecer ainda mais sua obra.

vicjordana 13/01/2021

Leiam esse livrinho
Fazia meses que tinha esse livro no kindle, colocava ele na tbr, mas nunca lia. E no início de janeiro, decidi ler ele, e ver o que ia achar.
Confesso que comecei a ler sem expectativas, mas me surpreendi.
Se não me engano, esse foi o 1° livro que a Lyli Lua publicou (e agora ela já publicou mais 2, que por sinal pretendo ler logo logo).
É um livro muito bom, que mostra que as escolhas que fazemos (mesmo que demore) geram consequências (e também coisas boas).
Podemos aprender também a dar mais valor para nossa família, e que devemos seguir nosso rumo, tentando fazer escolhas que gerem coisas boas.
Fiquei surpresa com o final.
? Mais um livro que posso indicar para meus amigos.

Mirele 22/07/2022

Então, eu acho que a autora tem bastante potencial, mas que ainda não foi nessa história. Algumas resoluções foram muito fáceis, algumas construções muito rápidas, algumas coisas poderia ser mostradas, não ditas pelo narrador. Mas a ideia do mundo foi bem legal, o país novo, algumas coisinhas de política do local e do mundo, incluindo o Brasil, foram legais.

Colecionando Planetas 21/05/2021

?A família real não age como quer e sim como deve?
Eu comecei esse livro muito animada e foram poucos motivos que me fizeram não dar o favorito e as 5 estrelas.
O que eu não curti tanto:

*A mudança temporal e de narrativa, geralmente não tem um marco (a não ser que seja todo um capítulo, porque se inicia com a data), mas eu senti muita dificuldade por falta de demarcação, tanto que levei um tempo até perceber que uma cena se referia a uma gravidez antiga e não uma nova (jurava que ela tava grávida de novo kkkk)

*A Luiza, no começo eu curti ela, mas depois eu fui não curtindo tanto a personalidade dela (algo mais pessoal mesmo).

*EU QUERIA MAISSSSS

O que eu AMEI:

*Amei a representatividade LGBT (arrepiei com esse casal)
*Amei a visão de mulheres fortes dentro do cangaço.
*Nem preciso comentar do quanto fiquei boba ao ver que a historia se passava (uma parte) no Maranhão que foi o estado onde eu morei por mais tempo e que fez eu me senti nordestina (eu nasci no norte, mas sou nordeste kkk)
*Representação histórica de São Luís e dos cangaçeiros.
*Parecia muito com Cordel encantado que é uma novela que eu amo e considero mágica.
*Escrita leve e gostosa.
*gosto porque você tem um casal real (o rei e a rainha) que foram colocados na situação do casamento e não se amaram como marido e mulher. Gosto de que nem sempre isso seja romantizado e que você possa ver casais que também ?não deram certo? pra se amar como casal e viraram amigos. Acho que traz mais verossimilhança.

Eu super recomendo o livro, foi uma grata surpresa encontrar essa obra, fiquei feliz de ler.

Darlei.Amorim 23/12/2020

Livro Fantástico!
Sem dúvidas, um livro encantador, a cada capítulo uma revelação de tirar o fôlego!
Leiam!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6