Moisés

Moisés Gerald Messadie

Resenhas - Moisés - 1 - Um Príncipe sem Coroa

Cesar Melchior 13/07/2012

Moisés
Neste livro, o romancista francês Gerald Messadié nos leva ao antigo egito para conhecermos a infância e juventude de Pathmose, nome egípcio de Moisés, filho de Hebreu criado para ser príncipe no Egito. O autor tenta reproduzir a vida do libertador hebreu de forma diferento do que conhecemos pela bíblia, juntando fatos relatados pela Bíblia no antigo testamento assim como manuscritos egípcios e outros relatos históricos juntados em uma bibliografia comentada ao longo do desenvolvimento do romance. Pode decepcionar os conhecedores da história de Moisés, mas fascina pela forma bem escrita, pela forma em que o autor nos deixa cativados pelo protagonista, assim como ambiente antigo muito bem elaborado e descrito. Os comentários e bibliografias são um ponto a mais. Não vejo a hora de ler o Volume 2.

Jéssica 28/02/2022

Para quem não é cristão ou não se ofende
O livro conta uma versão da historia criada pelo escritor a partir da analise científica dos fatos assim afasta por quase completo o papel de Deus
Para quem quer conhecer o dia a dia da época é bon mas não pode ser um cristão que se ofende fácil
Uma boa dica e ler as notas ao final junto com o texto

Clara 16/06/2020

Trama envolvente
Um romance arrebatador que descreve a história de Moisés, o libertador dos hebreus.
O autor constrói uma trama valendo-se de aspectos históricos, somados ao relato bíblico, para dar maior credibilidade a narrativa, o que pode ser feito através das notas explicativas no apêndice do livro. Porém, ele está longe de ser considerado um livro religioso.
Cheio de reflexões a respeito da vida, o romance retrata, principalmente, o período da infância e juventude de Moisés, até o chamado para a missão de salvar o seu povo, descrevendo como Ptahmoses (Moisés) nasceu num meio egípcio, mesmo sendo um apiru (hebreu), e o autor muda totalmente a história bíblica de que a personagem foi encontrada pela princesa e adotada por esta.
A vida de Mose (Moisés) nos faz refletir se somos livres ou não, e o que nos faz sentir vivos, qual a chama que nos impulsiona a seguir nossos sonhos.
O livro termina com aquele gostinho de "quero mais" que espero que seja saciado na continuação da saga, no segundo volume.
Boa leitura!

zzTF1 11/03/2023

Ótimo
Livro que pouco ouvi falar, e muito bom de se ler! Acabei lendo ele pq estava na prateleira dos não lidos, entretive-me bastante e gostei do relato bíblico de forma historiadora do autor. Comprarei o segundo livro para terminar essa bela história!

Ruth 19/08/2022

Nesse livro a personagem bíblica Moisés recebe uma nova roupagem, não se atendo o autor à fidelidade do relato bíblico. É uma ficção histórica. O autor nos transporta para dentro do Egito antigo, e é maravilhosa essa viagem!!!