Sobre a verdade

Sobre a verdade George Orwell

Resenhas - Sobre a verdade

none 26/03/2021

Verdade contra o totalitarismo
Trechos de artigos, ensaios e romances de Orwell que tratam do tema verdade. Desde textos que o autor escreveu para jornais às principais obras 1984 e a Revolução dos Bichos. Relevante e direto ao ponto. Os críticos de Orwell se detém em comparações inúteis com outros autores, Orwell como bom jornalista que foi sempre buscou a verdade onde ela acontecia, seja na guerra civil espanhola ao lado dos republicanos contra o fascismo e depois contra os stalinistas e bolcheviques tentando fugir da Espanha e relatar essa guerra aos compatriotas que de longe ouviam pela rádio ou liam notícias desencontradas (a favor de Franco ou de Stalin, nunca a favor dos que sofriam a guerra), seja dentro de uma mina de carvão, seja no escritório e na biblioteca tratando de literatura e enquanto criava seus personagens. Mas sempre fazendo a boa política, denunciando a politicagem, o fascismo, o bolchevismo, as falcatruas e desmandos dos verdadeiros capitalistas (não do pobre que finge ou acredita ser do partido no poder, qualquer que seja)

Isa Laviola 22/06/2021

Coragem
Já sou fã de Orwell, da sua escrita, das suas histórias, da sua inteligência, do seu jeito visionário e da sua coragem de expor a verdade e confrontar a mentira.
Esse livro é uma coletânea de artigos e trechos de livros do autor e nos permite compreender melhor suas outras obras, principalmente os famosos ?A Revolução dos Bichos? e ?1984? (que, por causa disso, devem ser lidos antes).
Orwell aponta aspectos chocantes que envolvem a verdade e também o jornalismo.

geeh 10/02/2023

Muito bom para quem quer conhecer o autor após ler 1984
Eu já gostava muito dele desde que li uma outra coletânea de ensaios, mas esse livro especificamente me fez entender como ele pensa de forma mais clara. Assim, me fez querer ainda mais reler suas principais obras, que já me encantaram, e ler mais dos ensaios. Mesmo que em alguns momentos seja cansativo quando ele fala sobre assuntos muito corriqueiros da época na Europa que não fazem sentido para nos brasileiros um século depois , vale a pena no final pela sinceridade e precisão de sua visão política.