O Astronauta

Natalia Oliveira 25/11/2023

Senhorrrrrr

Que viagem!!!!

Não entendi foi nada!!!!

A parte visual é linda, a capa, a jacket...

Adriano 13/12/2021

Acho particularmente difícil falar sobre "O Astronauta, ou livre associação de um homem no espaço". A HQ, que se apoia no fotorrealismo (o que gera páginas fascinantes) traz um ensaio com reflexões e divagações de Lourenço Mutarelli, e se mostra bem experimental, e de difícil digestão. Pretendo reler logo, e quem sabe extrair um pouco mais do que consegui no momento.

Rubens Chaves 28/08/2022

Bons desenhos e só!
Essa HQ é baseada em desenhos em nanquim, de fotos retiradas no apartamento de seu autor. Inclusive ele mesmo é o ator das fotos. Os desenhos são muito bonitos mas o roteiro e o texto são ruins.
O livro conta a história de um homem que veste uma roupa de astronauta quando chega em casa e entra em ?órbita? da cozinha para a sala. Paralelo a isso, o texto tenta fazer em poucas frases, ligações filosóficas que realmente não se encaixam.
Acho que desperdiçaram belos desenhos em fotos, roteiro e textos muito ruins que beiram o amadorismo?. Ou talvez talvez seja algo realmente muito hermético!

Trindade 28/08/2023

Deslumbrante
Talvez seja a arte mais bonita que eu já vi em preto e branco. Cada quadro é página são cheios de imagens impressionantes e bonitas.

EduardoCDias 25/03/2023

Assim, assim
Uma bobagem cuja história da produção é mais interessante que o próprio quadrinho. Deveriam fazer um quadrinho sobre a produção e as técnicas.

Emerz 08/05/2024

Imagina cê liga pro Mutarelli e pede um texto pra ele pra você adaptar para os quadrinhos e ele manda. Você abre o arquivo tem esse texto pra você adaptar o que você faz???

Dango Yoshio 12/05/2023

Sempre estivemos no espaço
Mutarelli e suas histórias existencialistas.

Um homem chega em seu apartamento, se veste de astronauta e inicia sua jornada espacial. Tem um quê de solidão, mas também de aventura. Com uma narração em off e uma segunda narrativa se desenrolando nas imagens, Mutarelli nos conduz por um momento de introspeção enquanto flutuamos pela casa. "Sempre estivemos no espaço". Em órbita, sem saber pra onde ir, mas buscando algo.

A arte é baseada em fotografias, e no final tem uma galeria com as fotos e bastidores da produção.

Achei bem experimental e interessante. Talvez se eu ler em outros momentos da vida eu tenha novas percepções sobre essa HQ.

Tico Menezes 20/10/2023

O infinito em si, o espaço no confinamento
No espaço infinito e misterioso de seu apartamento, um homem reflete sobre suas viagens sem sair do lugar. Um astronauta em órbita dentro de si, logo, fora do mundo, ao menos por algumas horas.
A reflexão proposta pelo sempre ótimo Lourenço Mutarelli é muito pessoal, mas busca por identificação e nos convida para pensar junto. Há um quê de auto-análise aqui, mas muita sinceridade envolvida, pois, como disse Locke e Tiririca: não há como fugir de si, onde você for, lá você estará.

A arte é inspirada nas fotonovelas e acentua a sensação de isolamento, o que contribui para uma leitura mais calma, com mais atenção aos detalhes da arte e do texto.
É um quadrinho bem diferente da editora Comix Zone, mas diversifica o catálogo ainda mais, provando que eles não têm medo de publicar obras mais desafiadores e underground.

@quadrinsdobatera 28/09/2021

O espaço de Mutarelli...
? "O Astronauta. Ou Livre Associação De Um Homem No Espaco", por Lourenço Mutarelli, Flavio Moraes, Fernando Saiki e Olavo Costa (@canalcomixzone, 2021).

Fala, pessoal. Hoje damos início às colaborações aqui pela página e espero que gostem!

Texto do convidado João Gabriel (@gabriel_rfraga).

"Em uma entrevista, Mutarelli conta que já estava aposentado da carreira de quadrinhista quando os desenhistas dessa HQ o abordaram sobre o projeto. Depois de muita insistência dos dois ele topou.

Esse contexto explica perfeitamente o quadrinho - não passa de uma reflexão apressada do autor sobre o vida, basicamente ler o que seria um capítulo no diário pessoal do Mutarelli, colocado sobre ilustrações meio claustrofóbicas. Claro que relato e arte são tematicamente coerentes entre si, depois de um incidente catalisador aparentemente banal, o personagem precisa se isolar de tudo, com direito a roupa isolante, momento propício a reflexões.

O problema é que o quadrinho não consegue disfarçar sua natureza: a obra de um escritor aposentado. Mutarelli sempre pôde muito mais.
A arte cumpre seu papel de narrar, sem nenhuma característica destacável e o fato de terem sido usadas fotografias como muletas demasiadamente deixa as páginas levemente sem alma, o que talvez sirva ao objetivo de transmitir alienação."

Venha conhecer o projeto Quadrins do Batera no Instagram @quadrinsdobatera ?

albertoscerri 03/01/2024

As livres associações do texto do Lourenço fluem como sempre. Ele fala de uma coisa que tem pouco a ver com a outra para criar uma ideia de conjunto, de processo.

Vestido de astronauta na sala de casa, ele diz, pelo interfone: estou em órbita. E todos estamos, só não pensamos nisso.

A HQ me faz pensar no quanto de estudo o homem teve para chegar ao espaço, em quantas pequenas contribuições existiram ao longo dos séculos. Ao mesmo tempo, a tecnologia nos deu coisas como um celular e um maço de cigarros industrializado.

O fotorrealismo das imagens é realmente fantástico, por ser muito parecido com as fotografias e também por se desprender delas.

Karen Baltazar 25/04/2024

Não entendi bulhufas
Não sei se é uma HQ para pessoas super inteligentes

Mas eu não entendi absolutamente nada

Nota 4 porque é a HQ mais linda que já vi na vida!