If We Were Villains: A Novel

If We Were Villains: A Novel M.L. Rio

Resenhas -

astrphysics2 05/12/2020

amei
mas estou muito ocupada chorando por gay para conseguir escrever uma resenha agora

Rai 05/01/2022

"Quão tremenda é a agonia de decisões não feitas."
A linha entre a atuação e a realidade é muito tênue, ainda mais para jovens atores obcecados pela dramaturgia shakespeariana. O livro se passa em dois períodos temporais distintos, o presente em que o narrador principal, Oliver, acabar de receber sua carta de liberdade da prisão, e o passado -10 anos antes-, em que o mesmo narra os acontecimentos que o levaram ao cárcere.

A leitura é fluída e instigante, a curiosidade sobre os acontecimentos seguintes cresce de maneira exponencial a cada página virada. A autora construiu personagens densos e singulares e compreender a essência de suas personalidades é fundamental para entender as atitudes tomadas por cada um dentro da catástrofe ocorrida.

Ambientado em um internato para jovens artistas -músicos, filósofos, dançarinos, cantores e atores- a proporção da notícia da morte de um dos alunos é maximizada graças a convivência. 6 aspirantes a atores entre peças teatrais e ensaios se veem obrigados a lidar com a morte e o luto de um de seus companheiros. As sequelas emocionais e psicológicas atingem cada um de uma maneira particular, fato que contribui significativamente para a solidificação da personalidade de cada personagem.

A morte é o menos relevante, mas quem foi o responsável pela causa da mesma e os motivos que levaram a tal atitude são as verdadeiras inquietudes da trama.

"A água também estava parada, e pensei, que mentirosos são, o céu e a água. Parados, calmos e claros, como se tudo estivesse bem. Não estava bem, e realmente, nunca estaria novamente."

ð¶C4delinh4Literáriað¶ 02/03/2021

"A confusão nos tornou uma obra prima"
Não sei nem por onde começar, parece que mesmo se eu reler nunca vou conseguir entender a profundidade da dinâmica dos personagens e tudo que eles significaram na história. Foram tantas emoções em uma só e a forma poetica e caótica que tudo foi descrito e expressado deixou tudo melhor, foi exatamente como Oliver falou "Estou ciente da minha necessidade desesperada de encontrar uma mensagem na loucura", parece que tudo o que eu li não foi nem a superfície do que tudo realmente foi. A forma como eles são consumidos por Shakespeare e é uma segunda língua pra eles deu o toque final em tudo, foi um livro tão humano e cheio de sentimentos e eu senti que além de estar sentindo os sentimentos dos personagens que eles interpretavam no teatro, eu ainda sentia os sentimentos dos próprios personagens misturados com os meus e esse com certeza vai ser um livro que eu vou passar dias, semanas e meses pensando o quão intenso tudo foi. Única palavra intraduzível que posso usar pra descrever esse livro intraduzível é Weltschmerz: "Literally world grief, it means a gloomy, romanticized world-weary sadness, experienced most often by privileged youth." É um daqueles livros meio "Sociedade dos poetas mortos" que te fazem sentir melodramática no final.

giglio 26/05/2021

perfeito do início ao fim
juro pra vcs que se vcs lerem esse livro vcs não vou largar QUE LIVRO BEM FEITO
a história tem várias referências sobre peças e teatros, pode ficar um pouco confuso nessa parte mas nada que vá atrapalhar a leitura. todos os personagens são bem feitos, a escrita do livro é linda e os conflitos realmente foram emocionantes! vou recomendar esse livro por quatro ventos porque todo mundo precisa ler isso !!

Josy1.4 21/02/2023

Eu daria 5 estrelas se a história não fosse tão enrolada.
A história é bem interessante. O desenrolar te prende de uma forma impressionante. Mas a quantidade de coisas desnecessárias acaba com toda a empolgação da história.
Em relação ao final... QUÊ FINAL FOI ESSE?? Mas o quê isso significa??!

Carol Pontes 02/05/2022

Tirei só uma estrelinha pelo final em aberto???
Oliver merecia bem mais. Apenas isso. Adorei as interações entre as peças de Shakespeare e a vida real deles, era tão incumbidas uma na outra que eu não sabia onde começa o personagem deles ou os que eles estavm atuando. E volto a fala como odeio isso de será que morreu mesmo?

eu . 04/10/2022

if we were liars
uma verdadeira montanha russa de emoções passaram por mim enquanto eu lia esse livro. amor, ódio, felicidade, raiva, carinho e incertezas.

o livro é bem vibe shakespeare, inclusive até demais pro meu gosto pois parecia que todo diálogo (mesmo fora do teatro) tinha frases dele, e eu entendo que é pra mostrar essa mistura que tem na vida deles e o teatro, porém senti que exagerou um pouco.

o final também me angustia muito, porque com apenas mais quatro, três páginas, a gente conseguiria ter um final feliz e digno que o oliver e o james mereciam.

adorei todos os personagens (tirando esse richard demônio capeta diabo) e me apeguei a eles todos, de uma forma ou de outra.

é um livro muito lindo, com uma intensidade muito grande de amor e ódio, em vários casos. vale muito a pena.