Você já Pensou em Escrever um Livro?

Você já Pensou em Escrever um Livro? Sonia Belloto

Resenhas - Você já Pensou em Escrever um Livro?

Flavio Assunção 11/01/2011

Sonia Belotto produziu um livro interessante para aqueles que pensam em ganhar a vida, um dia, como escritores. Em "Você já Pensou em Escrever um Livro?" a autora desmistifica a idéia de que é preciso esperar pelas editoras ou pagar caro do próprio bolso para lançar o seu livro. Além disso, ela dá ótimas dicas de como escrever de uma forma interessante e que envolva os leitores.

Uma das passagens mais marcantes, é quando ela compara trechos de livros de autores consagrados com trechos de livros de autores que foram seus mentores. O resultado é fantástico: muitas das coisas escritas são embasadas em textos mais antigos. Nisso, Sonia Belotto explica que o que não se pode é plagiar passagens da mesma forma que há em outros livros, mas tirar uma idéia de um autor para fazer a sua não tem problema. Se escritores como Paulo Coelho e Umberto Eco o fizeram, porque não nós que estamos iniciando?

Enfim, é um livro que merece ser lido. Estou avaliando com três estrelas, pois na minha opinião a autora não se aprofunda muito nos temas. É tudo muito sucinto, muito rápido, mas ainda assim possui dicas preciosas para quem inicia como autor. Recomendo!
Gatita 01/12/2011minha estante
É verdade, ela realmente não se aprofunda muito. Notei isso ao ler. E concordo com sua resenha, pois apesar de ser apenas um embasamento, é muito bom, e dá valiosas dicas. ;-)

Gatita 01/12/2011

Recomendado para todos
O livro é muito bom, recomendo a todos que querem ter uma idéia de como é a estrutura de trabalho de um escritor profissional. Porém, o livro não se aprofunda muito no assunto. É basicamente uma introdução. Mas quero deixar claro o seguinte: é obrigatório para quem quer escrever um livro!

Para quem leu e gostou desse, recomendo também os seguintes títulos:

- A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler
- O Sucesso de Escrever, de Albert Paul Dahoui

kmilabk 07/07/2009

Gostei. Deu até vontade de escrever um livro. rsrsrs

sidneimiranda 31/07/2009

Obra obrigatória para o aspirante a escritor.
Conheci a Sonia Belloto numa palestra que ela proferiu no auditório do Shopping Metrópole em São Bernardo do Campo, onde comprei meu primeiro exemplar desse livro.
Anos depois, encontreia numa caminhada no parque Chico Mendes em São Caetano do Sul, onde ela participava de uma feira de livros e dava autógrafos em sua nova edição atualizada, onde ganhei esse com novo capítulo.
Acredito que o melhor dessa obra, além do relato de sua experiência como editora e escritora é o conteúdo sobre o A Jornada do Herói na página 81.
Prefaciado pelo grande mestre de Oratória brasileiro Reinaldo Polito, a obra de Sonia traz, como diz na capa, Informações fundamentais para tornar-se um escritor de sucesso.

Ocelo.Moreira 03/02/2011

O livro ensina métodos valiosos
Aconselho a todos que pensam um dia em escrever um livro seja quem for,conhecedor ou não do assunto a ler esse ótimo livro que nos ensina as 12 regras de Cambell para construir uma boa história e etc.

Alexandre 12/09/2013

Temos aqui um livro que nos incentiva a escrever um!

Sonia Belloto nos conduz pelo processo de criação de um livro: já nos cativa à magia da leitura logo na introdução, e vamos seguindo de mãos dadas a ela; passando por dicas de escrita, criatividade, e, o que eu gostei muito de conhecer, a Jornada do herói. Mas aonde foi emocionante mesmo foi quando chegamos ao assunto editoras: apertei firme a mão que me guiava e continuei.

Sonia não mente: apesar da magia cativante dos livros, as editoras os veem como produtos comerciáveis, e afirma que o espaço para novos autores é muito limitado, compelindo assim os novos autores a procurar as editoras de demanda.

Enfim, é um ótimo livro que desmistificou para mim o que é escrever e publicar um livro.

Marcio 26/10/2020

Uma boa introdução para melhorar a escrita.
Um ótimo livro como introdução para entender os aspectos formais da criação de um bom texto. Você percebe que a inspiração é só o começo, que na verdade entender como contar uma boa história é fundamental para criar enredos que prendem a atenção do leitor.

Biað´ï¸ 07/01/2023

Se vc quer ser escritor leia esse livro
Aprendi MTA coisa lendo ele
Sua escrita é leve, fluida, clara, e tem várias referências bem legais
Mto útil

Fabrícia 07/09/2009

Ainda não sei se este livro me motivou ou desmotivou a escrever um livro. Eu sabia que era muito difícil, mas agora percebo que é bem mais do que esperava.

Khêder Henrique 08/10/2010

Você já Pensou em Escrever um Livro?
Escrever é uma atividade muito prazerosa. É claro que há dias em que estamos mais inspirados do que outros, mas passar suas idéias para o papel não é algo muito complicado. E, logicamente, há pessoas com mais habilidade para esse hábito do que outras, mas todos podem escrever. Basta ter disposição e persistência. Essa é uma das lições que o livro Você já pensou em escrever um livro?, da autora Sonia Belloto, nos transmite.

O título da obra não poderia ser mais direto. Através de um texto gostoso de se ler (li o livro em 3 horas) a autora nos apresenta sua visão, algumas regras e dicas a respeito do mundo do mercado editorial. Ela nos ensina desde técnicas para produzir bons textos até explicações de como publicar um livro sendo um autor novato.

É engraçado que Sonia começa falando sobre as maravilhas de ser um escritor. E, ao final da obra, muda o tom e passa a explicitar as dificuldades do mercado e de se publicar um livro não sendo um escritor conhecido. Ela nos faz nos aproximarmos de um sonho e depois o coloca mais distante de nós.

Devido ao seu tamanho (o livro possui 128 páginas), a obra não se aprofunda muito nos aspectos dos quais aborda. Porém, a superficialidade é balanceada pelo volume de informações que traz em suas páginas. Em alguns momentos, até a história das técnicas de escrita é mencionada.

O livro é um convite a escrever. Acho que agrada mais a quem não possui esse hábito do que quem já o pratica. Muito do que é dito eu sabia de antemão, pois grande parte da bibliografia eu já li. E ler uma idéia em seu contexto original é outra história. Destaco na bibliografia o livro O herói de mil faces, de Joseph Campbell (leitura obrigatória para aqueles que gostam de contar ou ouvir e ler histórias).

Esse convite a escrever, talvez, também seja um chamado a participar da Fábrica de Textos, um projeto que estimula as pessoas a perderem aquele bloqueio que possuem quando tentam rabiscar algumas idéias no papel entre outras atividades. O livro parece ser um resumo dos cursos oferecidos por esse projeto. Aliás, o livro é um produto desta iniciativa. O site do projeto é o www.fabricadetextos.com.br

Pessoalmente, acho que escrever é uma atividade intelectual tão interessante quanto ler. Por isso leio e escrevo sempre que posso.

O Mouro 28/08/2014

Choque de realidade sobre como escrever um livro.
Podemos dizer que o sonho dos novos escritores, é ter sua obra reconhecida, manda-la para uma editora famosa e receber muito dinheiro por seu trabalho quase que de graça. Qual o problema desse sonho?
Nenhum, ele apenas não vai se realizar tão cedo!O livro da Sonia Belloto, é o livro mais explicativo sobre o mercado editorial que já tive posse, de forma rápida e breve, ela consegue em poucas sentenças dar um choque de realidade no novo escritor,sem no entanto desanimá-lo, apresentando a ele, um novo caminho para fazer sucesso.
Com uma escrita inteligente ela discursa sobre as técnicas essenciais para se escrever um livro, e aborda temas tais como:
O que faz uma história ganhar sucesso, como organizar sua narrativa, de onde surgem as ideias para se escrever,os maiores erros que novos escritores podem cometer e muito mais.
O livro só peca na brevidade, os temas abordados são rápidos (embora muito explicativos), deixando o leitor com a quela sensação de que "nem todos os segredos foram compartilhados".
Em suma,ele é um bom começo para qualquer um que vise ser escritor, e se por um lado sua brevidade nos chateia, por outro ela é fundamental para o bom andamento da escrita.
Como já disse, o livro da Sonia é muito mais que um guia de como se escrever, ele é uma terapia de realidade, é quase impossível se sair dessa leitura com a mesma visão que tínhamos sobre como publicar um livro.
Parafraseando a própria autora, " a principal conclusão que devemos tirar desse livro é que o mercado editorial esta se profissionalizando rapidamente", é um grande desafio para o escritor, ser publicado por uma grande editora num aspecto convencional, no entanto, com a ajuda desse incrível guia, você verá que seu sonho de ter sua obra publicada, pode sim tornar-se realidade!

Rodrigo 15/07/2015

Adorei
Acabei de le e vou relelo, pois é fantástico, sucinto, prático, de fácil leitira, dinâmico. Pra quem quer se aventirar na escrita, este é o livro ideal.

Cíntia 18/10/2015

Excelente para quem está pensando em escrever seu primeiro livro. A criatividade é algo empírico, mas para uma literatura bem sucedida é necessário algumas técnicas básicas, que o livro oferece com maestria! Instruções que falam desde como programar sua história, até a publicação. Eu recomendo!