Eclosão

Eclosão Ioná Raquel Nunes

Resenhas - Metamorfose

Aline 08/03/2023

Uma cascata de emoções
Eclosão é um livro surreal,sua intensidade nos arranca o fôlego,entre flashes de tensão e poesia... Ioná Nunes é uma mestra das figuras de linguagem,do título às últimas páginas,o leitor é presenteado com uma sucessão de figuras de linguagem, que trazem vida ao texto e proporcionam uma imersão na história...Os personagens parecem saltar das páginas para a vida real e por momentos,temos a ilusão de poder tocá-los e participar de seus dramas e alegrias,tamanha a vivacidade de suas descrições... Ioná Nunes cumpre maravilhosamente a promessa do título,ao descrever o processo da eclosão...E é tão bom ver a evolução de Sofia! Eclosão é um livro destituído de meias palavras,é a realidade nua e crua de uma vida sem Deus...Mas também é o testemunho de como Jesus toca uma vida,rudo se transforma... Depressão,luto, automutilação, relacionamento abusivo são retratados de forma vívida,sem filtros... Ioná Nunes tem a potência para tirar as escamas de nossos olhos e traduzir toda a calamidade de um mundo e uma vida destituídos da Glória de Deus....E são todos esses elementos que tornam Eclosão uma obra única,com a marca impressa da sinceridade! Recomendo com louvor!

Vanessaliteraria 27/09/2022

Eu ainda não tinha lido nada da íoná e amei a escrita dela . Sobre a Sofia, bem... Eu sofri desde o começo com todos os traumas, aflições e conflitos da personagem .
Sofia não é perfeitinha, ela é um diamante bruto! E tem sido lindo vê-la sendo moldada desde que deixou Deus entrar em seu coração. O final do livro me deixou com o coração na garganta , e por isso hoje mesmo já começo a ler casulo ?
As 3 da matina e eu olhando pro teto pensando no desfecho final que a íoná deu pra essa história ?

Liérgina @leiturasdalia 23/01/2022

Pesado, necessário e envolvente
Que livro, gente! Tenho dificuldade de ler histórias muito tristes, então acabo demorando mais. Agora entendo o que Luísa Cisterna (autora também) falou sobre o dom de Ioná com simbolismos.

A personagem principal me irritou muito ? Rapaaaaz... Mas toda a história é um convite para vermos como somos agarrados à culpa, à raiva, à necessidade de causar dor antes que façam isso conosco, ou a fugir quando as coisas ficam insuportáveis.

Eclosão não foi uma leitura leve (nem de longe), mas me trouxe aquele sentimento de esperança. Há consolo, há oportunidade de mudança e há força quando entendemos a mão de volta àquele que nunca nos deixou só. O Amor é redentor de verdade ??

E esse final? Quem começar a ler, já compra o livro 2, Casulo ?

Leituras e Reflexões 01/09/2022

Definitivamente não é um livro para crianças. Nem pra quem tem ?estômago fraco?.
Cenas fortes. História forte. Pode causar ?gatilhos?. Mas o bom é que é edificante! Leva-nos a refletir sobre a dor, sobre as perdas, sobre indecisões.

Me prendeu desde o início!

Recomendo a leitura.

Borboliteraria 27/07/2023

Uma história real
Eu passei messes com a Sofia (não planejados, mas a vida é corrida) e vivi tudo com ela. Os dramas aqui são reais e isso é tão forte que (no mundo de verdade) eu vivi o amor e o luto ao longo desses meses. Esse livro me ajudou a lidar com tudo.

Agradeço a coragem da autora de o ter escrito.

Lyta Racielly 27/08/2022

Uma leitura necessária para todos os cristãos
Você gosta de ir de 8 a 80 em um livro? Em um capítulo estar morrendo de amores e no outro chorando de ódio? Se sua resposta for sim, esses livros são para você (se for não também são).

Eclosão, Casulo e Borboleta são 3 livros escritos pela Iona Raquel Nunes e compõem o que chamamos de Trilogia Metamorfose.

A história acompanha Sofia, uma jovem perdida em si mesma, onde sua vida se resume a bebidas, promiscuidade, segredos e raiva. Mas tudo pode mudar quando ela encontra alguém do seu passado e esse lhe apresenta quem pode lhe trazer a paz que tanto deseja.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Iona e, gente, que coisa linda. A narrativa nos faz viver todos aqueles sentimentos junto com a personagem, desde as dores e alegrias.

Me surpreendi muito ao encontrar uma ficção tão rica teologicamente, abordando perfeitamente a caminhada do cristão rumo à santidade, com suas vitórias e ~muitas~ quedas.

O livro também tem sua dose de romance, sendo sincera, um pouco (muito) complexo. Contudo, é lindo acompanhar a jornada de transformação desse casal.

É complicado falar deles sem dar spoiler, mas se posso dizer uma coisa, é: não espere personagens perfeitos.

A história conta sobre imperfeitosa apontando para O Perfeito. A Iona teve muita ousadia ao trabalhar tanto do lado pecaminoso do cristão, e confesso que, apesar dos surtos de ódio, foi um ponto que me fez amar tanto esses livros, fui obrigada a olhar para a cruz, perceber que não sou ninguém e apena Ele pode me ajudar a ser alguém.

Mesmo meses após a leitura, ainda estou digerindo tudo o que esses livros impactaram na minha vida. E sem dúvidas é uma leitura que eu recomendo para quem precisa de ânimo para perseverar na peregrinação rumo ao nosso lar.

site: https://www.instagram.com/tulipaperegrina/

Thaiane Koppe 08/04/2022

O que é esse livro, senhores?!
Gente, tem que ter fôlego para ler esse livro. É muito assunto forte envolvido. Mas como toda leitura que te leva a refletir acaba te marcando, esse livro é um deles. Amei a escrita da autora, e o modo como ela escreveu sobre assuntos tão intensos como o luto, violência contra a mulher, automutilação e por aí vai. Não acho que nós temos que deixar de falar sobre isso ainda que de forma fictícia pois isso é real na vida de muitas Sofias. Como eu gosto de falar sobre as minhas impressões e não sobre a história em si (a sinopse tá ai pra isso), me tocou muito a questão do perdão e também como precisamos olhar para Jesus para nos sentir livres, não há outro caminho. Espero que Sofia se encontre. Espero que nós de alguma forma, em nossos dilemas interiores, não sejamos mais escravos daquilo que Jesus já pagou o preço por nós. Que livro!

Rayssa. S. R 27/05/2022

Ééééééé.......
O livro é bom e bem curtinho.
Gostei da história, mas ja li livros de ficção crista melhores!
A historia em si é mais focada no luto e na superação da sofia, mas também tem o processo de intimidade com Deus, só não é muito presente
O livro aborda vairios assuntos importantes, dentre eles a violencia contra a mulher!!
Ele só não é cinco estrelas porque teve coisas q aconteceram q me deixaram com gatilho e outras q me incomodaram um pouco!!

Lais.Melo 05/12/2022

Leitura envolvente
Uma leitura envolvente e emocionante, confesso que as vezes me deu uma raiva porque não estou acostumada com a forma como pai e filha se tratavam, mas consegui segui kkkk
E achei Sofia muito imatura, nossa, muito msm ????? que chega tava raiva em alguns momentos a ponto de eu parar de ler.

O livro aborda assuntos delicados e necessários, alguns de uma forma pesada, porém compreensiva.

Me emocionei muito e fiquei chocada com o final (que não é um final, parece série da Netflix ?????)

Rackelina 04/02/2024

Passou a mensagem
A história é pesada e forte. A Sofia tem muitos problemas e ela sempre foge. Ela vive na defensiva. Tem momentos que vc quer sacudir a Sofia e falar para com isso: "Busque ajude, coloque isso pra fora". Mas é legal. Vamos vê o próximo.

Nia dos Livros 14/12/2021

Um livro único!
A Ioná tem uma escrita muito singular! Lendo esse livro entendi por que a chamam de a rainha das figuras de linguagem, é uma narrativa rica em metáforas e comparações, tornando-o bem especial.

A Sofia é uma personagem cheia de traumas e defeitos, mas ver as mudanças e seus aprendizados foi lindo e muito verossímil. Não vejo a hora de ver mais de seu crescimento na jornada com Cristo, foi com certeza minha parte favorita do livro!

Os personagens são muito bem desenvolvidos, gostei de vê-los errando e acertando. Amei o Pedro de coração, esse moço, meu bb ?

A mensagem sobre perdão, soberania de Deus e salvação pela graça me deixou de coração quentinho!

Alerta: O livro tem muitos gatilhos então é bom ficar atento caso perceber algum tema que lhe faz mal. Ah, e tem alguns palavrões (isso me incomoda, mas sei que foi pelos personagens serem ímpios, porém é algo que pessoalmente me desagrada)

Enfim, dou 4,5 ?+?

@helen.olivio 20/12/2021

Que história forte!
Uma história envolvente, li rapidamente e foi um misto de sentimentos, Sofia é intensa. Tendo que lidar com tantas coisas, tantos sentimentos ela está perdida até encontrar alguém que a ajuda sair do fundo do poço...

Lari 24/06/2022

Poético, porém... Raso?
- Gostei muito da escrita da autora, é fluida e envolvente.
- Achei a personagem principal muuuito imatura, não fez sentido nenhum esse foco no relacionamento logo depois da conversão dela. Acredito que eles deveriam ter começado o relacionamento mais tarde, depois que ela crescesse mais, porque - na realidade - isso não daria certo. E, pelo menos, não deu mesmo (inicialmente).
- O início me prendeu, foi bom, mas depois senti que o livro ficou mais infantil. Sei lá. Achei que a parte da mensagem cristã foi bem rasa, faltou profundidade, sabe?
- Enfim, não sei... Não sei se o livro foi ruim ou se é porque estou em outra fase da vida :/
daileituras 29/09/2022minha estante
Estou lendo ele,e posso dizer que tenho a mesma visão.
O início prende de um jeito muito bom.Mas no decorrer, parece ser superficial.
E posso dizer,que pra concluir só em áudio book ???
Pq ler tá osso kkkk

Lari 02/10/2022minha estante
Pois é! Acabei não lendo os outros da série :/

Mente Literaria 16/12/2021

Gostei bastante da história.
O livro me prendeu e o final me tirou o fôlego.
Corri pra ler o segundo rsrs

Evy 24/03/2024

Incrivel
Que história foi essa??

Iona sabe como escrever uma boa história e prender a nossa atenção.
Eu estou amando ver o crescimento de Sofia e estou ansiosa para o segundo livro