O virus vermelho

O virus vermelho Stella Carr

Resenhas - O vírus vermelho

Ana 03/04/2020

Faz uns vinte anos que li esse livro, e nunca me esqueci dele. Guardo na memória as aventuras dos 04 amigos que juntos se metem nas maiores aventuras. Quem não gosta de histórias assim?
''O vírus vermelho'' nos apresenta uma misteriosa doença que se instalou numa cidade, depois do surgimento de uma loja que só tinha coisas vermelhas para vender.
O leitor se torna um detetive junto com os amigos protagonistas que tentam desvendar o culpado pela disseminação do vírus.

Andreia Santana 28/04/2024

Thriller policial dos bons em versão infanto-juvenil
Nessa terceira aventura da Série Calafrio, de Stella Carr - são oito livros ao todo -, a turma do bairro - Gargalo, Espirro, Carrapicho e Agulha - se mete em uma investigação para descobrir por que, de repente, todo mundo na cidade que consome produtos das Lojas Pimenta está ficando doente. Em meio a perebas e verrugas esquisitas que nascem em lugares inusitados e vegetais sintéticos que brotam de repente, o quarteto se envolve com uma gangue da pesada a serviço de empresários inescrupulosos. A história é uma gostosa mistura de thriller com ficção científica das antigas, com venenos, antídotos e efeitos colaterais dignos dos filmes gore, mas em versão atenuada, claro, porque é para crianças e pré-adolescentes.

Embora indicado para quem tem a partir dos 9 anos, eu recomendo, hoje em dia, para uma turma mais velha, de 12/13 anos, que tem mais maturidade para lidar com uma história que envolve conspirações e até uma morte por queima de arquivo. Não é descrita em detalhes sangrentos, mas ainda assim, vale o alerta.

Stella Carr ficou conhecida por seus thrillers policias para crianças e adolescentes. Ela começou a publicar obras do gênero em 1977. A Série Calafrio começa nos anos 1990, mais especificamente em 1999, com o livro Quem tem medo fica de fora. Embora as histórias tenham envelhecido dignamente, elas refletem um outro tipo de infância, aquela dos anos 1980/90 e, por isso, para os pais e mães de hoje, algumas histórias podem parecer maduras demais para crianças na faixa dos 9 anos.

Para o público adulto que gosta de ler livros infanto-juvenis, as histórias de Stella são puro deleite, principalmente porque remetem às infâncias de quem nasceu entre meados dos anos 1970 e os anos 1990.

Gargalo, Espirro, Carrapicho e Agulha são crianças geniais, engraçadas, carismáticas. Capazes de botar bandidões e mafiosos da pior espécie, que nos livros de Stella sempre ganham aquela camada de canastrice e pastelão, no bolso. Elas são como o icônico personagem do ator Macaulay Culkin na infância, em Esqueceram de mim.

Em O virus vermelho, as crianças ainda contam com um aliado mais velho, o adolescente Cabeça de Ferro, um nerd especialista em química e o único capaz de descobrir o que está deixando humanos e pets doentes na cidade e, claro, encontrar uma cura.

O thriller mirim é daqueles de devorar em poucas horas, dando boas gargalhadas com as trapalhadas dos adultos e tornando os leitores cúmplices das peripécias das crianças. É puro entretenimento e nostalgia!

Ficha Técnica:
O vírus vermelho
Autora: Stella Carr
Ilustrador: Avelino Pereira Guedes
Editora: Scipione, 2006
88 páginas
A partir de R$ 9,90 + frete nos sebos que vendem pelo Amazon Marketplace

***************

*Lido para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024, eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até 30/04 e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no Skoob e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. O vírus vermelho é o livro 44 do desafio #50livrosaté50anos; e 17 da tag #1livroinfantilporfinaldesemana

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Flávia 01/03/2009

Muito bom!!!
É um livro que vc lê rapidinho, mas é muito divertido!!!

Niny 27/04/2009

Muito mistério, como os outros.
É pequeno então dá para ler rapidinho!

Lanis 5ªD 27/09/2010

o virus vermelho
Este livro te leva e ser um detetive,pois mostra a historia de quatro crianças que tentam desvendar o mistério desta nova doença que ataca a sua cidade!Eles tentam tomar cuidado e tentar descobrir mais coisas sobre a doença.E no final acabam se dando bem e desvendando o mistério da doença.

Aventura de aprender 06/11/2018

O livro conta a história dos amigos Carrapicho, Espirro, Agulha e Gargalo e faz parte de uma série, mas são livros independentes que podem ser lidos separadamente.

Nessa história eles investigam uma misteriosa doença que surgiu na cidade depois que se instalou uma loja chamada “Pimenta” que só vendia coisas vermelhas. Não pude deixar de notar as semelhanças com o zica vírus porque a tal doença depois de causar alergias fazia bebês nascerem deformados também. O mais incrível é que esse livro é de 1993.

“Como sempre acontece nas nossas aventuras, ninguém ficou sabendo da nossa participação nos acontecimentos. É melhor assim. Com a nossa cara inocente ninguém desconfia da confusão que somos capazes de aprontar...”.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46029896-livros-infanto-juvenis-lidos-em-2017