A Hora Final

A Hora Final Nevil Shute

Resenhas - A Hora Final

Fábio Valeta 08/08/2013

Apenas o fim....
Quando li "Os Homens do Fim do Mundo - O Verdadeiro Dr. Fantástico e o Sonho da Arma Total" de P. D. Smith, duas coisas particularmente me saltaram aos olhos.

Primeiro, a teoria de Leo Szilard, um dos pais da Bomba Atômica, sobre a terrível Bomba de Cobalto. Uma bomba de hidrogênio recoberta com Cobalto-60. De acordo com o cientista, uma bomba de cobalto grande o bastante, ou algumas pequenas/médias, seriam o suficiente para aniquilar toda a vida na terra, uma vez que o Cobalto-60, altamente radioativo, se espalharia pela atmosfera terrestre pela força de uma explosão atômica.
Se esse ponto já não é assustador o bastante, o fato de que algumas nações estudaram a viabilidade desta arma na tentativa de construí-la torna a História bem mais terrível.

Outro ponto positivo do fantástico livro de Smith, é que foi graças a ele que fiquei sabendo da existência de "A Hora Final" de Nevil Shute

O livro de Shute se passa na Austrália, em um mundo logo após uma rápida III Guerra Mundial onde várias bombas de cobalto foram detonadas. Quase todo o planeta já foi dizimado pela radiação, e região da Austrália onde se passa a história é um dos últimos pontos do planeta que a radiação inevitavelmente alcançará.

Acompanhando alguns poucos personagens, o livro retrata as últimas horas da humanidade em um planeta condenado. Sendo que todos eles sabem muito bem o que acontecerá nos próximos meses e a única coisa que podem fazer é continuar vivendo o melhor que puderem até o ultimo instante.

De certa forma é uma história pós-apocalíptica bem diferente do que estamos acostumados. Nada de caos, saques e desintegração da sociedade. Pelo contrário. O que restou da humanidade se agarra a tudo que é normal em seus últimos meses em uma tentativa desesperada de negar o que está por vir.

Uma história extremamente melancólica sobre o inexorável fim da humanidade, narrada de forma tocante e brutal.

Augusto 10/01/2015

Livro surpreendente
Este livro realmente superou as minhas expectativas, eu na verdade não dava nada por ele. O livro foi escrito no contexto da Guerra Fria, em que os dois blocos, Capitalista e socialista, se enfrentavam em uma terceira guerra que poria fim à vida no planeta terra. Assim, o livro propõe um alerta em relação a um possível fim da vida no planeta não por fatores naturais ou divinos, mas em decorrência da ignorância do ser humano. O destaque do livro, que tem muitos personagens bem construídos, é Moira Davidson.