O Nariz / Diário de um Louco

Autor: Nikolai Gogol {Império Russo, hoje, Ucrânia 1809-1852}
Tradução: Roberto Gomes
Editora: L&PM
126p.

Eugène Ionesco, Franz Kafka, Samuel Beckett, Luigi Pirandello foram autores da arte do absurdo, no século XX. Todos eles tiveram por influência a obra surreal e satírica de Nikolai Gogol.

Junto de "O capote", "O nariz" é o conto mais conhecido do autor e, como não poderia deixar de ser, um dos mais 'palavras doidas'.

Durante seu desjejum, o barbeiro Ivan Yakovlevich encontra um nariz dentro de um pão. Não um nariz qualquer e, sim, o nariz do Major Kovalyov, que, por sua vez, ao acordar, descobre que tão importante parte de sua anatomia, sumiu:

" - Meu Deus, meu Deus, por que me enviaste esta calamidade? Se fosse o caso de um braço ou de uma perna, seria no máximo um mal menor. Mas sem nariz um homem não é mais um homem; é um sujeito sem qualquer valor, pronto para ser defenestrado."

A caminho da delegacia para fazer o B.O. por conta do sumiço de seu nariz, o pobre Kovalyov vê, ninguém mais ninguém menos, que o próprio órgão olfativo, todo trajado como se fosse um oficial. O nariz é um 'duplo' - temática recorrente na literatura russa.

Como bem resume o narrador do conto: "acontecem neste mundo coisas das quais a verossimilhança foi banida."

É interessante a exigência de verossimilhança que, nós leitores, costumamos fazer quando diante de uma obra de arte: nunca que alguém agiria dessa maneira, tal acontecimento nunca ocorreria na vida real ou tal enredo não é racional.

Sério, Brasil, ano: 2020. Se alguém fosse narrar, num livro, o dia a dia dos brasileiros, o leitor diria que o autor pesou a mão na tinta. O que é a vida senão um grande absurdo?

Por isso eu gosto demais de ler autores como Gógol. Histórias sem pé nem cabeça, abruptas, incompreensíveis, absurdas, tal como a vida, são aquelas que mais nos revelam.

Esta edição da L&PM traz ainda o conto "Diário de um louco" e está disponível no Unlimited.
Augusto 14/02/2023minha estante
Excelente resenha.

Paulo Freitas 24/12/2021

Os dois contos aqui presentes representam muito bem o realismo fantástico , trazendo ao cotidiano monótono elementos completamente imprevisíveis e fora do plano real. O autor busca esse equilíbrio de forma excelente ao ressaltar os dramas enfadonhos da nobreza e da burguesia em ascensão e inserir os já citados elementos fantásticos.

Igor 08/08/2021

Nikolai Gógol/ o diário de um louco
Em o diário de um louco, Nikolai Gógol constrói uma narrativa singular da obsessão e decadência da mente no cotidiano de um funcionário público russo, das alucinações ao manicômio. Incrível.

Felipe 19/09/2021

Creio que Gogol tenha sido um ser místico que se dividiu e formou Dostoiévski e Douglas Adams. De um lado o sofrimento sufocado dos grandes russos, do outro a ironia e acidez dignas do Guia. É fácil ver o motivo de ter sido considerado o pai do realismo fantástico. O Nariz e Diário de um Louco fazem rir e desesperam. Indispensável.

Maju Deolindo 24/03/2021

Gógol
Galera que quer começar a ler literatura russa e não sabe por onde começar, sem dúvidas é o autor mais tranquilos, que sobre assuntos cotidianos e aparentemente simples, mas cheios de lições e possíveis interpretações.
danimaccedo 25/03/2021minha estante
Coloquei na minha lista de desejos. E também está disponível no Kindle unlimited ?

danimaccedo 25/03/2021minha estante
Obrigada pela dica...

Maju Deolindo 26/03/2021minha estante
Também recomendo O capote do mesmo autor.

danimaccedo 27/03/2021minha estante
Vou colocá-lo na minha lista tbm. A única literatura russa que li até agora foi ?A morte de Ivan Ilitch? do Tolstoi.

Suzana 24/05/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita do Gogol, o primeiro conto era mais curtinho e senti que o final ficou muito apressado e não explicou muito de nada. Já o segundo foi meu queridinho, o personagem vai relatando por meio de diários coisas do seu dia a dia, inclusive uma paixão que ele nutre pela filha do seu chefe, a narrativa vai num tom que você nem percebe quando se dá o início da loucura, só vê que já tá ali, desde o início....

~mah 29/06/2023

Sem lógica igual o dadaísmo
Do período dadaísta essa obra segue esse viés onde um cara encontra um nariz no meio do pão no café da manhã, em paralelo do outro lado da cidade alguém acorda sem o seu nariz e a história segue para o desnarizado tentando pegar seu nariz

Essa edição ainda tem o conto de uma cara que acredita estar lendo cartas que cachorros escreveram e que consegue entender o que eles falam

O absurdo não é a parte ruim, o ruim é que os personagens não são cativantes e fazem monólogos chatos demais

Jam_santos 20/02/2022

Trazer o absurdo para o cotidiano é de fato interessante, mas me deixa muito intrigada o fato de nem o autor saber porque escreveu sobre um nariz.

Rodrigo Scarabelli 14/07/2021

O direito a um nariz pra empinar
Esdrúxulo, absurdo, hilário. A história do nariz que escapuliu do rosto do protagonista e ficou passeando por aí...

Nessa história insólita chama atenção o comportamento do protagonista sem nariz e com o nariz. Sem ele, não é "ninguém", é tratado com desprezo, se enxerga humilhado, a bola baixa e as escusas sempre à boca ao abordar as pessoas. Já com ele de volta na cara....

Orgulho, afeição a status, se achar melhor que o outros, espezinhar quem se imagina por baixo, sempre com um ostentoso nariz em pé. O que seria de algumas pessoas sem o seu nariz, não é mesmo?

Já o conto 'O diário de um louco' é interessante por mostrar gradativamente o pensamento endoidecendo. A história transita entre o humor das maluquices e a tristeza como o protagonista vai sendo tratado, conforme escreve no diário.

Contos interessantes para conhecer o escritor Gogol.

Babi 19/11/2021

Gostei do conto "O diario de um louco ", me lembrei um pouco de "Quincas Borba" do Machado de Assis.
Esperava mais de "O nariz " ,mesmo assim é um ótimo conto

fefashelf 07/10/2021

queria ter entendido a metáfora
foi divertido de ler por ser tão absurdo um homem acordar sem seu nariz e começar a acusar ele de andar por aí se fingindo como se fosse um homem de cargo importante, mas não entendi a metáfora ?????/?/?/?
Dudaso 07/10/2021minha estante
Diário de um louco é muito engraçado kkkkkkkkkkkk

fefashelf 12/10/2021minha estante
pior que li só o nariz, mas agora que tu comentou vou ter que ler kkkk

Augusto 14/02/2023

Esta edição traz dois célebres contos do autor: O Nariz e O Diário de um Louco.
Em ambos o leitor deverá esperar e se acostumar ao absurdo como se fosse coisa corriqueira. E a realidade não é, de fato, um pouco assim?!
Gogol tampouco nos engana quanto a isso, antes, anunciando de maneira direta:
"Acontecem neste mundo coisas das quais a verossimilhança foi banida."
Em O Nariz um homem desses que têm plena convicção de sua extrema importância para a humanidade acorda sem o nariz. Em seu desespero, ele se lança à procura de alguém que possa ajudá-lo a recuperar essa parte tão cara de sua anatomia até que, acaba por esbarrar em ninguém mais ninguém menos que, sim... seu desaparecido nariz, adequadamente trajado e andando despreocupado pela rua. A situação piora quando, ao ser abordado por nosso infeliz personagem, o nariz finge desavergonhadamente que não conhece seu dono (Decididamente um dos narizes mais canalhas da literatura).
O Diário de um Louco por sua vez narra a espiral descendente rumo à loucura trilhada por um funcionário público que se apaixona perdidamente pela filha de seu superior.
Leitura rápida, cheia de um humor ácido.
Fiquei curioso quanto às demais obras do autor.

Gilcimar 01/06/2022

Uma boa e divertida crítica.
Uma história bem diverta em que o autor, de forma irônica, critica a sociedade Russa da época em questão.
Para uma leitura mais prazerosa, sugiro uma leitura prévia sobre o autor e sua época.
Bom livro para se ler de forma rápida e se divertir.