Os Sertões

Os Sertões Ivan Jaf
Euclides da Cunha

Resenhas - Os Sertões

Daniel.Malaquias 09/08/2021

Documentário de um período turbulento
Os Sertões é um livro reportagem-denúncia nacionalmente famoso, creio que seja o mais falado livro de Euclides da Cunha. Sempre tive vontade de lê-lo mas a quantidade de páginas me assustou um pouco rsrs, o livro é enorme. Todavia com essa adaptação da obra, muito boa por sinal, meu interesse em conhecer a escrita de Euclides e mais ainda as agruras da Guerra de Canudos, aumentou. Esse livro é uma adaptação do clássico, com belas gravuras e que desperta o interesse em ler a obra completa, o que ocorreu no meu caso.

sabris 11/05/2013

Realmente este livro é para quem se interessa com a história do Brasil e para quem tem paciência. O Autor começa descrevendo a região em que se passa a história, o que me deixou um pouco impaciente.. Ok, muito impaciente.
O Autor descreve nesse livro, sobre a Guerra de Canudos, na região do nordeste se não me engano, como Antônio Conselheiro conseguiu despertar a raiva da República, conseguindo milhares de fiéis de praticamente todo o Brasil e de como os mesmos tiveram que enfrentar numerosos batalhões de soldados, recrutados de todo os cantos do país.
Fora o começo do livro, é realmente uma história muito boa, em algumas partes deixa o leitor aflito, quando como todos os sertanejos conseguiram destruir os exércitos tão bem, você anceia cruelmente pelo fim da história querendo saber como Antônio Conselheiro vai acabar. Nessa história você conhece a crueldade dos sertanejos e também da República!

Teeh 11/02/2022

Os sertões
É um livro a pedido da escola mas que eu achei bastante necessário.
Aborda o tema da Guerra de Canudos e de como toda a cidade surgiu.

Moro no nordeste, então, é muito comum e frequente estudar sobre esse assunto. Porém os livros didáticos nunca entraram em detalhes.
Sempre tive a curiosidade de saber como tudo tinha surgido.

Por mais que eu não goste tanto de livros com muita descrição, não chegou a atrapalhar minha leitura.

Retrata a luta, inteligência, força e desespero dos sertanejos que habitavam em Canudos. Mostra também, em como se sustentaram em uma fé católica por mais errada que fosse, ministrada por Antônio Conselheiro.

Nicole 03/05/2021

Nossa história
É um livro bom, talvez por ser uma adaptação a leitura acabou sendo mais fácil e fluida, um livro extremamente descritivo que tem muito a acrescentar acerca da história do Brasil.

vitAria 14/10/2021

UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE
[sinopse] A obra possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado por um literato do Brasil, donde Euclides por meio de uma linguagem cientificista recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade brasileira da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem.

[minha opnião] Sou uma pessoa enlouquecida por romance e ler um livro como esse foi uma experiência bem diferente. O livro não tem um pingo de romance, isso pode ser decepcionante para algumas pessoas. É um livro cheio de detalhes sobre o território nordestino e a guerra de canudos, sou apaixonada por história e não posso negar que o autor escreveu maravilhosamente bem. Nunca tinha ouvido falar de Antônio Conselheiro e esse livro me despertou a curiosidade para saber mais sobre quem ele foi e entender o que o fanatismo pode fazer em nossas vidas.

estou classificando o livro com 3.5 (bom), por que realmente o gênero não faz o meu tipo. quem sabe na minha próxima releitura do livro, eu mude de ideia :)

Lívia 22/08/2023

Histórico
Um clássico muito importante para a literatura brasileira. Euclides da Cunha mostra sua visão do sertão brasileiro, as pessoas que nele vivem e a Guerra de Canudos.

Thiago Guimaraes 01/05/2017

Ótimo livro
Um ótimo livro para quem quer se aprofundar na leitura sobre o Nordeste, com uma leitura simples e uma narrativa surpreendente. Os Sertões é um verdadeiro marco na literatura brasileira, o pacto ficcional que esse livro te proporciona é realmente incrível. Aconselho-o a todos que querem conhecer mais a fundo a guerra dos canudos e também entender mais sobre o pré-modernismo.

Silvio Almeida 08/01/2023

Apesar de não ter lido a obra original, de acordo com alguns vídeos que vi a respeito da Guerra de Canudos e sobre Antônio Conselheiro antes de iniciar a leitura da obra, considero esta uma adaptação muito bem elaborada.

Apenas o início, com a descrição geográfica do sertão, é cansativa, o que deve ser pior na edição original. A segunda parte com a descrição do sertanejo é um pouco menos, mas a parte final na qual Euclides narra a Guerra de Canudos é emocionante a cada linha percorrida por nossos olhos.

Apenas faço uma ressalva aos leitores, que é imprescindível ler outros livros e ver vídeos de pesquisadores a respeito da Guerra de Canudos de forma a ampliar a perspectiva de análise, pois "Os Sertões" representa apenas a visão de Euclides da Cunha, a qual é incompleta e com juízos de valor questionáveis quando nos aprofundamos sobre este tema através de outras fontes.

th² 18/02/2023

Os Sertões
Sempre tive muita vontade de ler pelos textos que lia na apostila e por cair no vestibular mesmo, mas nunca levantei coragem. Quando vi essa edição, daiquiri na hora, o jeito que foi escrita e os desenhos ajudaram a deixar a leitura mais leve e mais divertida. Não vou falar que amei o livro, mas achei engraçado as partes que Euclides ?xingava? Antônio Conselheiro. A pior parte foi a primeira, que fala sobre A Terra, é um capítulo mais de geografia física, o que não é muito meu forte, mas depois dessa parte, o livro fica mais histórico e narrativo ( se assim posso chamar) . Recomendo super !

Majú 26/01/2024

'Os Sertões' ainda me comove por seu teor histórico jornalístico que, aos poucos, é romanceado através da visão de Euclides da Cunha.
O movimento messiânico foi extremamente importante para se estudar as formas de resistência à República. Aqui no Ceará, houve a Revolta do Caldeirão - pouco falada, mas tão importante quanto Canudos.

"Acabou indo parar na História. Mas poderia ter ido para o hospício" acho que é a frase que mais me define atualmente.