A máquina do ódio

A máquina do ódio Patrícia Campos Mello

Resenhas - A máquina do ódio

Flavinha 26/07/2020

Um livro que fala sobre o uso indevido da internet. A forma como é feito e acontece nos bastidores da política x jornalismo. O quanto de situações e fakenews são criadas p esconder fatos importantes e o quanto isso aliena a população. Entre outros pontos que são abordados e que são importantes p pensarmos e analisarmos bem as notícias e informações que acreditamos. Um livro que vale muito a leitura.
Jaqueline.Silva 22/09/2020minha estante
Nossa, eu estou devorando esse livro. Comecei a lê-lo ontem e já estou na parte final. Vale muito a pena mesmo ler esse livro. A autora foi muito corajosa

Flavinha 23/09/2020minha estante
Concordo viu!! E fica cada vez mais assustador o tanto de realidade que ele traz.

Rosana 22/07/2021minha estante
É muito assustador tudo que ela traz. Todos deveriam ler.

Luiza 28/03/2022minha estante
Pra mim foi uma decepção, autopropaganda da autora (repórter não pode declarar voto, passou o livro fazendo isso) e contradição no respeito que afirma que a Lei exige em relação a candidatos e partidos. Chegou até a associar alemão com nazismo, e tenho descendência alemã. MUITO RUIM. E não sou minion, mas filiada a partido de 3a via. Não citou as manipulações da Esquerda em pesquisas, mídia e o absurdo julgamento de Lula pelo
STF que o PT indicou inteiro. Recomendaria voltar a cobrir refugiados, Patrícia.

Marcianeysa 19/04/2021

Fake news e seus desdobramentos
Excelente livro, narra toda a onda de desinformação que permeia o mundo de forma recente. Realmente, todos deveriam ler esse livro.

Mark Nascimento 29/07/2021

Jornalistas do mundo, uni-vos!
Esse livro é fundamental para entender em que buraco o Brasil, e o mundo, se meteu. As redes sociais propiciaram um ambiente perfeito para os extremistas perpetuarem ódio, perseguição aos jornalistas, difamação, desinformação e ataques coordenados. A rede do ódio tem o poder de levar um ditador ao posto maior do país, seja Primeiro Ministro ou Presidente, de esquerda ou direita, e isso é assustador.

Patrícia Campos Mello aborda de uma maneira bastante didática como as redes funcionam, como os radicais conseguem causar barulho, e em como países que possuiam certa democracia e liberdade de imprensa se tornaram um campo minado para jornalistas e críticos ao governo. Hungria, Índia, China, Polônia, esses são alguns exemplos do que o Brasil pode se tornar, e eu, como estudante de jornalismo, tenho medo.

Os jornalistas são o cão de guarda da democracia, como diz a autora, não estamos aqui pra passar pano, estamos aqui para fiscalizar, denunciar, colocar o dedo na ferida de QUALQUER um que assumir um cargo público, principalmente do presidente.

Se existe a máquina do ódio, pode existir uma rede de apoio. E dela faria parte sem pestanejar.

Nicole 01/04/2021

Apesar dos ataques misóginos e permeados de outras violências serem correntes no dia a dia de todas as mulheres, é extremamente desconfortável e frustrante ler relatos sobre isso. Precisei pausar a leitura em alguns momentos pra lidar com os sentimentos que ela me despertou. Quanto ao conteúdo do livro para além dos relatos, acredito que ele cumpre o que propõe: colocar em perspectiva as reportagens escritas pela autora. Nesse sentido o livro é fluido e rápido, mas acaba deixando algumas lacunas.

Bruno 15/04/2021

Como uma história de terror.
Comecei a leitura deste livro acreditando que seria mais um pra cumprir rabelo. Porém, surpreendentemente, acabei levando um belo de um soco no estômago.
A jornalista Patrícia Campos Mello retrata a forma como as redes sociais tem sido o catalisador de news e da desmoralização do jornalismo, orquestrados pelos novos líderes populistas, como Bolsonaro e Donald Trump, e seus eleitores.
Foi uma leitura bastante agoniante, já que a realidade que nos é jogado na cara é aterrorizante, que deixariam os autores de histórias de terror orgulhosos.
Por fim, apesar dos sentimentos descritos, foi uma leitura incrível, que mexeu comigo de muitas formas. A melhor deste ano.
Bruno 15/04/2021minha estante
tabela**

Ronoc 31/03/2021

Uma jornalista no front mais perigoso: a seita bolsonarista
Inacreditável tudo o que a jornalista Patrícia Campos Mello tem passado no Brasil bolsonarista simplesmente por fazer seu trabalho: investigar, apurar e publicar informações. Acostumada a cobrir conflitos e guerras ao redor do mundo, talvez Patrícia nunca tenha sido tão ameaçada quanto nos últimos 3 anos em seu próprio país ? e, mais grave, por participantes de diferentes esferas do governo e por fanáticos perigosos. Em ?A máquina do ódio?, a jornalista fala não apenas das ameaças bolsonaristas à imprensa brasileira, mas evidencia também o que ocorre/ocorreu em outros países e que serviu como fonte de inspiração para o governante brasileiro e sua família. Leitura essencial.

Gustavo.Borba 29/11/2021

Máquina maldita
#LivrosQueLi

A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital, de Patrícia Campos Mello. Ed. Companhia das Letras, 2020. 139 páginas. Neste livro, a autora relata como funciona a indústria das fake News e do assassinato de reputações, dos quais foi vítima quando do ano eleitoral, pois em 2018 vimos o nascimento, aqui no Brasil, de um fenômeno tão nocivo que é capaz de influenciar nas decisões eleitorais. Pois foi com o uso desse mecanismo perverso de manipular informações e divulgá-las diretamente às pessoas por meio de aplicativos de conversas como o WhatsApp que o bolsonarismo acabou na presidência da república. E não é só. Quem tenta desmascarar tal fábrica de fake news torna-se vítima desse mecanismo, caindo em descrédito e perdendo sua voz de denúncia. Patrícia Mello foi vítima desse mecanismo, sendo agredida verbalmente e ameaçada de agressões de fato. Um triste fenômeno a chegar nestas tristes terras brasilis. Um livro denúncia que precisa ser lido, ainda mais quando a mídia já mostra querer fazer campanha pelo juiz ladrão.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #literaturabrasileira #historia #lendomulheres

leuu_lima 06/11/2020

Em um país com Bolsonaro, entender seu exército é o básico
Só traçar perfis sobre o nosso presidente não adianta: precisamos mergulhar com igual intensidade no mar revolto de seus seguidores. A Máquina do Ódio nos conduz através dos cada vez mais sólidos alicerces do tecnopopulismo brasileiro. Mas não só; também da Índia, Hungria, Finlândia e Estados Unidos. Com dados, análises e - o mais importante neste caso - relatos, Patrícia Campos Mello traduz grande parte do nosso cenário decadente na liberdade de expressão, no cerceamento da imprensa e na noção do ridículo onde Bolsonaro e seu exército atuam com vigor. Caso criem uma coletânea para entender nosso tempo, este livro estará nela.

Felibalex 24/03/2021

Até onde as notícias falsas impactam em tua vida?
O livro é incrível, de uma leitura simples e fluida. A autora relata em quatro partes sobre diferentes aspectos da influência de fake news em nossa (e na sua própria) vida. Cada capítulo parece complementar o outro e juntos funcionam em harmônia. Indico a leitura para todas as pessoas que possuem um olhar crítico para o momento atual brasileiro. Indico também para os céticos, que acreditam facilmente em "informações" duvidosas. Além disso, o livro deixa uma urgência no assunto e na necessidade de começamos a encarar esses ataques à imprensa como coisas sérias e que necessitam de um combate.

Marcelon 16/09/2020

Máquinas de fazer espumar pela boca
Todo brasileiro nesse momento deveria ler a Máquina Do Ódio, da jornalista Patrícia Campos Mello, pra entender como funciona o aparato de intimidação dos meios de comunicação e como o atual Governo Federal tenta calar a voz do jornalismo crítico e investigativo em prol da desinformação e fake news.

Jota 24/08/2020

Um olhar sobre o modo de operar da extrema-direita no Brasil e no mundo
Como Bolsonaro foi eleito?
Como surgiu o bolsonarismo?
Qual a relação do bolsonarismo, e outros governos populistas de extrema-direita pelo mundo, com o governo Trump?
E, por fim, qual o modo de operar desses movimentos nas redes sociais?

Esse livro responde todas essas e outras perguntas necessárias para entender os tempos atuais. Patrícia Campos Mello explica como a extrema-direita persegue jornalistas nas redes sociais, narra eventos que ocorreram com ela e outros jornalistas pelo mundo, discute o quanto isso está afetando o trabalho da imprensa e o quanto isso é prejudicial para a democracia e para a sociedade. E mais, explica como essa "máquina do ódio" foi vital para a eleição de Trump, em 2016, nos EUA; e de Bolsonaro, em 2018, no Brasil.

Ao final de leitura, fiquei preocupado e triste. Preocupado, porque nem a imprensa nem movimentos da sociedade conseguiram ainda deter essa máquina de criação e compartilhamento de fake news, ameaças, ódio, etc. Como Patrícia narra no livro, é mais fácil espalhar fake news do que combate-las; e nessa dificuldade, nunca esquecer o exército de perfis fake contratados para espalhar mentiras.
Triste, porque esse modo de operar ainda fará muita destruição nas democracias.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq

Gustavogl 09/11/2020

Excelente trabalho jornalístico. É um livro fácil de ler e muito direto ao ponto.

Leonardo Cipriano 25/01/2021

De fácil compreensão e difícil digestão
Finalizando as leituras de Janeiro com este baita livro da autora e jornalista Patrícia Campos Mello.

Publicado em 2020, aqui Patrícia expõe em 4 capítulos muito bem estruturados e com muito conteúdo robusto como tem sido montada a máquina de disseminação de ódio e fake news, sobretudo em relação ao (des)governo do atual presidente da república, Jair Bolsonaro e líderes populistas como ele. Expõe sua experiência pessoal de quem sofreu na pele as investidas do ?gabinete do ódio?, bem como a violência contra jornalistas fazendo comparativo entre o cenário nacional e mundial, expondo suas nuances e similaridades. Expõe, ainda, os riscos que ameaçam a democracia a partir de discursos manipulados sobretudo por meio das redes sociais. Sem contar as quase trinta páginas de referências, né?

Leitura fluida, envolvente, esclarecedora, de fácil compreensão e difícil digestão.

Nota 5/5

Bruno.Santos 28/07/2021

Angustiante
O livro aborta temas que já venho lendo sobre a algum tempo, mas de outras áreas (política, sociologia), vendo agora do ponto dos jornalismo crítico, tudo isso vai tecendo aquela imagem dos dias atuais e sinceramente me deixa muito preocupado com o futuro.

Essa leitura é complicada e angustiante, por se algo atual. A cada página você ficar revoltado com a falta de bom senso das pessoas.

Shahin 27/09/2020

Leitura importante e necessária.
Compartilho trecho que marcou: "Em meio à ascensão de governos exímios em manipular a informação por meio das redes sociais, apoir a mídia profissional é um dever cívico..."