Property

Property Valerie Martin

Resenhas - Property

Erica 22/06/2020

A escravidão sendo contada pela "sinházinha"
Se tem uma coisa que me ganha atenção e tempo é ler sobre fatos históricos que se basearam na realidade e ultimamente estou muito obcecada pelo tema “escravidão”, seja pelas minhas raízes ou porque simplesmente assisti recentemente um filme chamado “Harriet” e fiquei fascinada pela história real da protagonista, por isso resolvi colocar de meta alguns livros que abordam com maestria o tema.

Esse livro é muito bem escrito e é narrado em primeira pessoa por uma personagem bem problemática, que é a Manon, uma mulher branca casada com um senhor de escravos bem cruel da qual ela odeia de todo coração, se você considerar o machismo da época você vai concluir que ela é uma mulher jovem, inteligente e bonita, porem bem sofrida, deprimida e mal amada no casamento, só que se você considerar que estamos falando também da época da escravidão, a Manon vai ser considerada uma das mulheres mais vitimista e sombria que você vai conhecer, porque ao ser preterida pelo marido por sua escrava Sarah, uma jovem sem escolha nenhuma sobre seu destino e que ao ser estuprada acaba gerando filhos mestiços e indesejados, Manon justifica todos seus pensamentos maldosos, preconceituosos e obsessivos em relação aos seus escravos.

A trama tem quase um formato de diário e é dividida em 4 partes onde através da protagonista vamos vivenciando sua trajetória de vida que envolve toda rotina abusiva entre escravos e senhores da casa Grande. Imagine o Holocausto sendo contado por um alemão, pois é...história tensa, intrigante e perturbadora!