A viagem de Cilka

A viagem de Cilka Heather Morris

Resenhas -

Maria Viviane 28/11/2021

Pesado...
Eu ainda estou chocada com tudo que esse livro relatou, como se não bastasse todo aquele horror de Birkenau ainda vem esse Gulag, meu Deus, é muito sofrimento, Cilka foi uma menina que amadureceu precocemente e foi tão forte, porque sim, só uma pessoa forte poderia passar por tudo aquilo, que mulher Fod*. Não tenho muito o que falar, livros assim nos deixam sem palavras.

Mi Rubin 20/06/2023

Difícil até comentar sobre essa leitura.

Saber que tudo isso foi real, que todo o sofrimento da Cilka e de tantas outras mulheres, foi tamanho.

Apesar de tudo, saber que no fim, ela conseguiu ter uma boa vida. Que conseguiu perceber que era digna de viver um amor e formar uma família, dá um quentinho no coração.

DEA 30/05/2021

O livro conta sobre Cilka, os últimos dias dela no Campo de concentração e depois sua prisão no Gulag. Até então eu desconhecia esse fato de prisioneiros terem sido condenados pelos russos por atitudes dentro dos campos e isso torna o livro mais interessante pois aborda um ponto que em geral não é citado nos demais.
A história é fictícia porém baseada em pesquisas feitas pela autora de experiências reais de outras pessoas junto com o relato sobre Cilka, de Lale, o Tatuador e através disso ela montou uma história de como poderia ter sido a permanência de Cilka tanto no campo de concentração como no gulag. Isso não desmerece a leitura porém algumas partes são um pouco cansativas ou exageradas em certos aspectos mas o livro é bom.

Eder Ribeiro 28/06/2021

Não sei se foi o fato de ler muito sobre o holocausto, que os romances sobre o tema não me cativa. A leitura foi arrastada e enfadonha, e a história não tem a intensidade que eu esperava.

Quellen 21/06/2023

Uma leitura difícil
Cilka é uma das personagens mais fortes que já li, ainda adolescente foi jogada em um campo de concentração e estuprada por três anos, quando se vê livre é acusada de "dormir" com o inimigo e enviada para uma prisão no meio do nada na Sibéria por 15 anos.
Quando pensamos que tudo de ruim já era pra ter acontecido em sua vida, vem uma nova avalanche de situações dentro da prisão, mas ela permanece impassível nas adversidades.
Uma leitura difícil, mas que prende nossa atenção do início ao fim.

re 09/02/2022

Tão bom quanto o primeiro, mas o Tatuador de Auschwitz ainda será meu favorito entre eles.
O final foi o que me convenceu a dar 5 estrelas, até uns 80% estava em 4,5.
É uma leitura pesada, cheia de gatilhos, mas que valeu cada segundo.

V ROSA 22/02/2024

????????
Fazia muito tempo que não chorava com um livro. Que coisa perfeita, triste e inspiradora! Cilka é uma inspiração de mulher, que lutou e fez de tudo para sobreviver. Ela ainda teve esperança de amar e viver amizades lindas, mesmo em lugares horríveis. E o final foi perfeito! ??

Lulu 23/05/2024

Me emocionei ao descobrir que os horrores que as mulheres sofriam nas mãos dos nazistas, foram uma desculpa para sofrerem também nas mãos da união soviética.
Me emocionei também ao ler tamanha cumplicidade entre mulheres tão diferentes e ao mesmo tempo com histórias tão parecidas. Indico demais!

Karin 14/11/2022

Uma história comovente de tanta dor, resiliência e encontros com humanidade, amizade, amor e bondade no meio do inferno.

Will.Leite 23/06/2023

Condenada por ter escolhido viver
Atraído pelo livro ?O tatuador de Auschwitz?, também da Morris, me interessei por este romance. E gostei de descobrir que, dessa vez, a história seria contada principalmente sobre a vida de Cilka, a protagonista que sobreviveu ao campo de concentração nazista, imediatamente após o fim da segunda guerra.
Sempre esteve no meu imaginário que sobreviventes e libertados da guerra, no geral, estariam livres pra reconstruir suas vidas livre e imediatamente. Não foi o caso de Cilka (e muitos outros) que, por ?se render? aos nazistas em troca de sobrevivência, foi julgada pelos soviéticos como aliada dos alemães. Que loucura!
Me frustrei um pouco ao descobrir, no fim, que boa parte (qual parte não é revelada rsrs) dos personagens são fictícios. Se eu soubesse disso, teria lido a nota da autora logo de cara.

O pósfacio de Owen Mathews é excelente principalmente pra se ter uma boa noção do que eram os tais gulags soviéticos, pra onde presos políticos e aliados alemães (incluindo Cilka) foram levados. Até recomendo começar a leitura pelo posfácio rsrs

Laiz 06/05/2021

li esse livro por causa da bel rodrigues
- não gostei do estilo como foi escrito, não sei se é o estilo da escritora, não sei se é a tradução, não sei
- a josie é uma ANTA
- gostei de como descreveu o funcionamento de um gulag porque não tive contato com muitos livros que explicavam
- rapaz as coisas que cilka teve que aguentar pra ficar viva, não é qualquer uma que aguenta não
- o fenômeno das noites brancas, meu deus, que agonia
- será se eu leio o tatuador de auschwitz também? não sei

Anna Medeiros 31/12/2022

PERFEITO!
Perfeito, ver a dor, o sofrimento e angústia sentida dentro dos campus de concentração a partir da perspectiva de uma mulher, que precisava vender seu próprio corpo aos generais alemães pra sobreviver.

E que, após tudo o que passou, ainda foi presa por ser acusada se ler aliada dos alemães.

E mesmo com todo esse sofrimento, era odiada por praticamente todas as mulheres dentro do campo de concentração, porque ela tinha "privilégios" que as outras não tinham.

Dentro dos campus eram privilégios, mas fora dele, eram direitos básicos de um cidadão, direitos básicos de uma mulher.

Claudia 10/03/2023

O livro é bom!
Daqueles que te fazem chorar e se revoltar, mas também me pergunto como um ser humano pode sobreviver a dois infernos na terra.
Incrível!