O clã dos magos

O clã dos magos Trudi Canavan

Resenhas -

Bit 27/12/2020

Benção e Maldição
Em Imardin, a cidade onde a história se passa, existe uma grande distinção entre o pobre e o rico, igual ao nosso mundo, indo de extremos da desigualdade social, desde palácios e edifícios suntuosos, até favelas decadentes. Nossa protagonista, Sonea, é uma menina que mesmo que tenha muitas falhas e defeitos, (na verdade é o que a torna mais humana aos nossos olhos), não podemos deixar de admira-la, pois seu medo é real, e mais real ainda é sua coragem em supera-lo. Ela vem das favelas, (o que quebra muito com os padrões que tanto vemos por aí em livros de fantasia), onde o povo mal vive, sobrevive, sem água potável, morrendo de fome, sendo obrigado a ou arranjar algum trabalho como mercador... ou se tornar ladrão. Nas favelas, todos odeiam os magos, vestidos com túnicas caras, botas, cada detalhe mostrando o luxo a qual tem "direito", enquanto o povo morre nas ruas por falta de melhores condições e qualidade de vida. Os magos tem o poder de ajudá-los, e mesmo assim se fecham em seu clã, porque atrás de muralhas não teem nada com se preocupar, porque estão confortáveis demais para ver além de suas vidas luxuosas. Não é nenhuma surpresa então, que os favelados tenham criado uma imagem horrível dos magos, como "seres do mal". E é nesse contexto que Sonea, acidentalmente, descobre possuir dentro de si, uma potência para ser maga. Apartir deste ponto, o desenrolar da história começa; uma perseguição da parte dos magos, acordos e alianças com os tão temidos Ladrões, esconderijos e fugas... Sonea nunca pediu para ter magia, e é ela, acredita, a causa de todos seus males e problemas. Mais para frente Sonea vai se deparar com uma escolha difícil, que não só poderá mudar a sua vida e o seu futuro por completo, mas como a de todo povo de Imardin.

A leitura deste livro, para mim, é bem rápida, a escrita é fluida, e o que a torna especial, é a forma realista em que a autora escolheu as palavras para retratar as diferentes linguagens entre os diferentes círculos sociais, daqueles que não receberam quase nenhuma educação, e daqueles que tem todo privilégio, tempo e dinheiro, para os estudos. O que é interessante de se ver no livro também, é a perspectiva do livro para a retratação da magia, pois em livros de fantasia existe muitas variações desta, e a forma em que a autora descreve em o clã dos magos, é como se a magia fosse uma fonte de poder, que pode facilmente lhe destruir sem o estudo e treino necessário para controlá-la, é como se ela fosse um animal selvagem, impossível de domar completamente, portanto você estará a sua mercê o tempo inteiro, sempre tendo que assumir o controle, e domá-la. Então nessa perspectiva, ela é tanto uma benção, quanto uma maldição; é algo imutável, que nunca deixará o mago, desde o seu nascimento até a sua morte.

Lemon 09/11/2021

O Clã dos Magos
Livro com muitos detalhes e boa descrição, além da sua boa ambientação com esse mundo de magia, com diversas explicações para não nos perdermos.

Bem o livro traz uma história muito boa de uma garota da "favela" que descobre que na verdade é uma maga, sendo uma classe elitista.

Com essa premissa já dá pra saber que o livro irá trazer várias discussões sobre política e as injustiças feitas pela classe alta.

Bia 01/02/2021

Cuidado com o que vc deseja, vc pode se tornar um deles.
Achei sensacional! A preciosidade das descrições e detalhes me prenderam muito... Poderia ter sido escrito em muito menos páginas e quem não gosta de enrolação, ficaria impaciente. Mas, eu amei! História bem escrita, com começo, meio e fim que se entrelaçam, se ligam e complementam-se. Nada de extraordinário e novo, mas é uma leitura gostosa de fazer.
biathomas 04/10/2021minha estante
Aaaa qro mto lerrr!! Mas qual é a classificação indicativa??

Bia 04/10/2021minha estante
Lê sim, Beaaaa! O início é arrastadinho, mas persiste que vai compensar, do meio (talvez antes até) pro fim, é tiro, porrada e bomba kkkk ? É livree para todos os públicos...

biathomas 04/10/2021minha estante
Aaaaa mto obggggg!!! Vou ler com ctz!??

aquino 11/01/2023

terminei fml
depois de uma ressaca literária braba de 3 fucking meses sem conseguir finalizar um livro, finalmente terminei um ??
pra ser sincera, esse livro foi uma montanha russa de emoções p mim pq fiquei mt dividida com ele.
o livro começou prometendo tudo e eu tava amando, mas aí no meio eu acho que a autora deu uma forçada na enrolação, pq dava pra ter resolvido a primeira parte do livro bem antes. inclusive, eu cheguei a achar que ia terminar o livro e certa coisa não ia acontecer.
por causa dessa enrolação, fiquei com raiva e cheguei a largar o livro por quase 1 mês. maaas, hoje eu decidi dar uma segunda chance pra ele e quando outra coisa aconteceu, prendeu a minha atenção e voltei a gostar do livro, tanto q terminei o resto inteiro que faltava só hoje.
tô dando 3,5 estrelas mas não sei se essa nota é justa, pq no geral eu gostei do livro e recomendaria (se a pessoa interessada na história tiver paciência), mas tbm n posso deixar de levar em consideração a questão de que uma parte dele não me agradou mt.

resumindo: o livro é bom, recomendo, mas não é o livro certo se você tiver passando por uma ressaca literária ou não tiver muita paciência. na minha opinião, o livro tem uma vibe de literatura pré adolescente e eu sinto que se tivesse lido com uns 13 anos (e não com 18) teria facilmente se tornado um dos meus favs.

JayMarques 22/07/2023

A aprendiz - Trudi Canavan
O primeiro livro da série O clã dos magos, incia com a história de Sonea uma moradora das favelas de Imardin que vivia sua vida de forma comum até descobrir que nada nela realmente é comum.
Após acertar um mago (muito merecida a pedrada) durante a purificação a vida da jovem vira de ponta cabeça, um livro recheado de fugas, amizades inesperadas, plots inesperados kkk e muito ódio por personagens, clã dos magos definitivamente foi a minha melhor leitura deste anos pra fugir da ressaca literária em que me encontrava.