Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Graziela 17/05/2023

Mergulho na História
Prato cheio para quem gosta de romances históricos. Follet coloca personagens em posições centrais que nos permitem acompanhar todos os desdobramentos que culminaram na Grande Guerra. Nos faz sentir dentro das minas e das trincheiras; no âmago da revolução russa; como se estivéssemos assistindo em tempo real os fatos históricos através das vidas dos personagens. Imperdível!

Valesca.Castelani 21/04/2023

Fascinante
Esse livro vai contando a história de vários personagens, em diversos lugares. Ano após ano, até os desdobramentos que levaram a primeira guerra mundial. A revolução Russa, os bastidores da política. Até chegar a uma suposta paz .
O mais importante nos conta como cada um vivia na época, como suportaram as trincheiras , sem esquecer a bandeira das mulheres e suas conquistas.
Ethel sem dúvida minha personagem favorita.
No mais você tem que ler pra entender o quanto esse livro é fascinante.

Sr. Quadros 11/04/2023

Perfeito, tudo o que um livro deveria ser
"Queda de Gigantes", escrito por Ken Follett, é um épico histórico que leva o leitor em uma viagem através da Europa durante a Primeira Guerra Mundial. A trama envolve uma série de personagens cativantes e complexos que têm suas vidas transformadas pelo conflito global.

Follett é um autor que sabe como contar uma história de forma envolvente e emocionante. Com uma escrita clara e acessível, ele nos leva por uma jornada inesquecível pelos anos que mudaram o mundo para sempre.

Os personagens são o grande trunfo do livro, cada um com suas próprias lutas, paixões e medos. O leitor se identifica facilmente com eles e se vê torcendo por cada um à medida que a história se desenrola. Follett é habilidoso em mostrar como as escolhas dos personagens moldam seus destinos, tornando a leitura ainda mais emocionante.

Além disso, o livro é uma aula de história, mostrando detalhes sobre a política, a economia e a sociedade da época. Follett nos apresenta um retrato vívido da vida durante a guerra, mostrando como as pessoas foram afetadas e transformadas pelos conflitos.

Em resumo, "Queda de Gigantes" é uma obra magnífica que entretém e educa o leitor ao mesmo tempo. Follett é um mestre na arte de contar histórias, e esse livro é uma prova disso. Altamente recomendado para quem ama ficção histórica, drama humano e narrativas épicas. Uma verdadeira joia da literatura contemporânea

LuisIV 06/04/2023

Ken Follet tem um lugar vitalício no meu top 3
Essas 900 páginas podem assustar, mas o Ken consegue deixar aquele gostinho de "Me conta mais" ao final de cada capítulo. Experiência completamente imersiva e instigante!!

Após ler Pilares da Terra, eu tinha certeza que gostaria dessa trilogia e a mestria se repete. É incrível o nível de profundidade que ele impõe em cada personagem presente - e não são poucos - além de deixar claro a diferença entre cada um deles.

Pode ir sem medo, isso aqui é INCRÍVEL!

Aline Sulzbach 29/03/2023

Ficção histórica e relações internacionais
A Queda de Gigantes é um grande semestre ou ano de aulas de história. Aulas de história política e relações internacionais de cinco países
A história percorre 12 anos da história de 5 países e algumas famílias. A trama histórica da Inglaterra, País de Gales, Alemanha, Rússia e Estados Unidos. Conhecemos intimamente a história de ricos aristocratas e pobres trabalhadores.

Sem mais palavras para essa incrível e envolve trama.

Para mais fofocas siga:

@pausasparaleitura

jael 26/03/2023

Obra incrível
Se você ler por aí algo sobre o livro e nele mencionar: "uma aula de história" acredite, pois é.
Apesar de ser uma ficção histórica com personagens que não existiram (mas que interagem com personalidades reais), o livro é todo ambientado em um período muito interessante que mudou para sempre a história mundial.
O que Ken follet faz nesse livro é algo surpreendente, não pensei que ia gostar tanto. Historias interessantíssimas. Recomendo muito para quem gosta de história e/ou ficção histórica.

Maísa 20/03/2023

Incrível!
Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Uma verdadeira aula de história, onde o autor consegue nos levar de volta ao passado para revivermos os momentos mais marcantes dessa época, através dos olhos de seus personagens. Misturando personagens históricos e fictícios, nos deparamos com pessoas de diferentes classes, valores e visão política e social, mas todos extremamente bem construídos. Nenhum capítulo é cansativo, muito pelo contrário, o volume de páginas não é nada a partir do momento que você começa a leitura.

Flá 01/03/2023

Sensacional
O roteiro é muito bem equilibrado que mostra a futilidade da Primeira Guerra Mundial. Fica no ar a sensação de algo que poderia ter sido evitado. A história é contada através de famílias com diferentes visões de mundo, valores e pertencentes a classes sociais distintas. Todos personagens tem credibilidade e os personagens fictícios dialogam com os personagens reais sem causar espanto. O leitor também é apresentado a comentários sucintos sobre os momentos chaves da história econômica e política da época.

Dark Lady 22/02/2023

Livro maravilhoso!
O modo como Ken Follet mistura a realidade com a ficção é surpreendente, sem deixar o livro chato, ele traz o contexto da Primeira Guerra Mundial, desde o que levou ao seu início até os acontecimentos que trouxeram seu fim.
No livro há diferentes pontos de vistas de como a guerra afetou pessoas de países e classes diferentes. A perspectiva de Galeses, Russos, Alemães, Ingleses, Norte-americanos, entre outros.
Achei que iria demorar meses para terminar essa leitura pelo fato do livro ser grande, mas estava enganada, todo meu tempo livre foi destinado a este livro, de fato Follet conseguiu me prender a leitura de modo surpreendente.
Este livro é maravilhoso e me fez entender um pouco mais sobre a Primeira Guerra Mundial, sem contar que as histórias dos personagens são fascinantes.
Marlene Koch 24/02/2023minha estante
Dark, a partir de que página começa a ficar interessante. São 912 páginas, tenho o livro a dois anos já li dezenas que comprei depois e esse fica na estante. Já fui até a página 54 mas não consigo ir adiante, preciso de um motivo rs.

Black Flower 02/04/2023minha estante
Surpreendente!! Você ler mais rápido que eu kkk. Eu, com um livro de 912 páginas, passaria, suponhamos, uns 3 a 4 meses para terminar, isso lendo de forma sistemática e periódica. Porém isso iria depender não do quantitativo de páginas em si, mas da morosidade e densidade do conteúdo retratado no livro. O Linguagem de Deus, do Francis S. Collins, apesar de ser poucas páginas comparado a esse de 912, eu passei 1 ano e meio para terminar, devido que não fazia leitura sistemática e periódica, mas por conta da densidade das informações científicas, em especial ligada a genética, e das ligadas à fé eu me demorei mais em estudar a fundo os detalhes. Vou pôr esse de 912 na lista.

Marlene Koch 03/04/2023minha estante
Black Flower sim, tem livros que exigem que estudamos os detalhes. Na real comecei a ler esse livro a uns 2 anos atrás, desisti lá pela página 50 e retomei nesse ano de 2023 por falta de outro e depois da página 200 não consegui parar. Comecei em fevereiro desse ano. Vou querer ler os dois seguintes da trilogia; Grata Black Flower.

Black Flower 04/04/2023minha estante
Esse livro é realmente bom? Irei pôr ele na minha lista para lê-lo depois. Eu sou louca por história. Livros que falam sobre períodos históricos me atrai muito.

Dark Lady 05/04/2023minha estante
No começo desse livro é um pouco cansativo, tem muitos personagens e é difícil decorar o nome de todos, mas depois que você se acostuma com a leitura não consegue parar mais.

Alemão 08/02/2023

Queda de gigantes
O primeiro livro da trilogia o século, de Ken Follett é a muito bom!!! Uma excelente leitura que compreende principalmente o período da primeira guerra Mundial!!! Super indico a leitura pois mistura fatos históricos e personagens marcantes com fictícios, numa trama magnífica!!!

Acácio 05/02/2023

Uma aula de história cheia de emoção
Ken Follett é simplesmente genial na sua forma de escrever. O livro é construído misturando personagens históricos e personagens fictícios com suas vidas se entrelaçando ao longo dos acontecimentos que marcaram eventos como a primeira guerra mundial, a revolução russa de 1917, a conquista do direito das mulheres ao voto na Inglaterra, a lei seca nos EUA, entre outros.
É uma mistura de aula de história, game of Thrones e house of cards simplesmente indescritível. Antes de terminar a leitura do primeiro livro, eu já tinha comprado o segundo.

Danilo224 24/01/2023

GIGANTE (Literalmente)
Acompanho o autor desde o ano passado, havia lido dois romances menores (com exceção do Never) e resolvi que o próximo seria esse, a proposta havia me chamado muita atenção e o período histórico que se passava era um dos que mais me interessava. E confesso que achei o livro uma experiência sensacional.

A capacidade de Follet em contar histórias e traçar os destinos dos personagens é incrível e surpreendente, você se assusta com a lista de personagens nas primeiras páginas da obra mas você consegue criar tanta afinidade com aquela história e com aqueles personagens. Que você consegue se lembrar até do personagem mais discreto.

O livro é o primeiro de uma trilogia, no começo você até pode se perguntar se no fim você vai se interessar em saber o que vai acontecer com aquelas famílias, no final de tudo, pode ter certeza. Você VAI querer saber.

Bruxinhaa 19/01/2023

QUE OBRA DE ARTE!!!
O KEN FOLLETT É UM ESCRITOR EXTRAORDINÁRIO!
Eu li esse livro aos 15 anos e hoje 5 anos depois eu ainda consigo lembrar de cada personagem e admirar o Ken follett por me ensinar muita coisa com esse livro e me incentivar a gostar de história.
A maioria dos eventos no livro são baseados em fatos reais, até mesmo o nome dos personagens é parecido com os dos burgueses corruptos ou ploretarios revolucionários que marcaram o seculo 20.
Eu me lembro de ficar procurando os nomes dos personagens na internet para ver se parecia com o de alguém que viveu no seculo 20 kkk me lembro de ficar grudada nesse livro noite e dia.

Ethel, billy, grigori, walter e gus, VOCÊS TEM TODO O MEU AMOR! ESPECIALMENTE BILLY E GRIGORI

Mel 13/01/2023

Primeiro livro da trilogia do século
O livro conta a história de 5 famílias em 5 em 5 países diferentes e conta como cada família foi afetada pela guerra, pela revolução russa ou por coisas que aconteceram entre elas. O autor traz personagens históricos e fictícios nessa narrativa e cita cada acontecimento que levou a primeira guerra mundial, o que aconteceu no decorrer dessa guerra e depois, com suas consequências. Sendo dividido em três partes.

Eu gostei muito dos personagens desde o início e o autor descreve eles com clarez, me deixando apaixonada por eles desde o início.
Os capítulos são longos, sendo dividos em partes, pra poder falar tal coisa aconteceu em uma família e com outra quase ao mesmo tempo.

O jeito que a leitura me prendeu foi o mais interessante pra um livro que tem 900 páginas. Eu realmente não acreditei quando li mais de 200 páginas em um dia e não conseguindo parar pq eu tava obcecada pela história! Foram noites mal dormidas, sonhos, momentos entre a leitura imaginando o rosto de cada personagem e refletindo sobre tudo que foi colocado meticulosamente ali.

Esse livro é ótimo pra quem curte história pq mesmo os principais sendo ficcionais, eles têm contato com os personagens históricos e a história é a mesma que se passou na vida real. O autor teve ajuda de alguns historiadores, portanto, não tem como ter erros ali.

Patresio.Camilo 10/01/2023

REPITA COMIGO: ESTE NÃO É UM LIVRO DE HISTÓRIA
Em primeiro lugar repita: este não é um livro de história, mas um livro de literatura que se passa na história. E lembre-se que Ken Follet é britânico.
Não se esquecendo disso, estamos diante de um ótimo livro.
Tendo como principal pano de fundo a primeira guerra mundial, o livro se passa num período de 13 anos.
Começando no País de Gales, passando pela Rússia Czarista, com paradas no EUA, vendo a chegada a URSS, Follet fez no geral um excelente livro.
Como todo calhamaço, tem páginas que são cansativas.
Como exemplo no começo, as passagens de guerra são legais, mas depois começam a ficar cansativas.
Outro exemplo é o tanto de página que ele gasta com a história de amor de Maud, ela é uma personagem interessante, mas fica cansativo.
Outro personagem que deveria ter sido mais bem explorado é Billy Williiams, bem como seus pais Da e Mam.
Outros personagens que valem muito a pena são os do núcleo russo, que poderiam ter sido bem explorados.
Mas mesmo assim, é um livro que vale a pena, e os finais foram bem interessantes, e fica o questionamento que o segundo volume conseguirá se sair bem com novos personagens e se veremos estes mais velhos.
Enfim, uma leitura que vale muito a pena, mas não se esqueça é um livro com pano de fundo histórico e não um livro de história.