Sangue e Gelo

Sangue e Gelo Robert Masello

Resenhas - Sangue e Gelo

Carol D. Torre 18/11/2012

Sangue e Gelo é um livro, no mínimo, diferente. Ele é uma mistura de gêneros de ficção científica, suspense e romance histórico e aborda o tema de vampiros de uma forma diferente da que estamos acostumados a ver nos dias de hoje.
A narrativa é compartilhada por vários personagens, o que dá uma visão completa dos acontecimentos, mas o personagem principal é Michael Wilde. Michael é um jornalista que estava sofrendo com o coma da namorada e recebe a proposta de fazer uma reportagem na Antártica, e é pela narrativa amargurada dele que conhecemos a vida nessa parte do planeta, aspecto do livro que merece mérito já que a forma como o autor caracterizou é tão bem feita que faz você sentir frio de verdade além de dar ao livro o clima de que "tudo pode acontecer" o que da um toque único de suspense. A narrativa também usa da alternância de tempo entre o presente e o passado, apresentando o romance de Sinclair e Eleonor e como eles acabaram congelados no gelo e, o mais incrível, vivos.
O romance me encantou no começo, principalmente pela minha queda por romances históricos, mas passou por agonizante quando Sinclair foi para a Guerra de Crimeia e lá se tornou um vampiro levando Eleonor com ele.
Os personagens são adultos e emocionalmente muito bem explorados e a história incomum e encantadora, mas alguns pontos me desagradaram. Primeiro a lentidão da escrita no começo do livro e depois o ritmo acelerado demais no final, na minha opinião o autor podia ter sido mais rápido no começo e dado mais atenção ao final do livro que é a parte de mais ação e suspense. E em segundo o final, que ao meu ver, não combina com o resto do livro e, apesar de surpreendente, não me fez acreditar.
Sangue e Gelo é um bom e diferente livro, indicado para aqueles leitores cansados da mesmice e, principalmente, com paciência para passar pelas primeiras 200 páginas.

leia mais resenhas aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br

Amanda 20/09/2012

O livro se passa em duas epocas, a primeira é por volta de 1850, onde encontramos os personagens centrais Sinclair e Eleanor. Sinclair é um Tenente e Eleanor uma enfermeira.
O segundo periodo se passa nos dias de hoje, tendo como personagem principal Michael, um jornalista, que passa por um momento muito dificil em sua vida a "morte" tragica de sua namorada Kristin (que pra falar a verdade foi mais pra encher o livro, por que ela nao teve nenhuma importancia na historia) e nesse momento Michael é convidado para fazer um trabalho no Polo Sul. No caminho ( que o autor descreve de uma forma muuuuito monotona e chata ) ele conhece Darryl, um cientista e Catheryne uma medica.
Enquanto isso o livro volta a 1850, para contar a historia de Eleanor e Sinclair, como eles se conhecem se apaixonam... E como obiavemente e sem nenhum tipo de emoçâo, se tornam vampiros.

Novamente no Polo Sul, Michael faz um mergulho com Darryl e encontra dois corpos congelados. Eles resgatam os corpos que acabam descongelando e "criando" vida novamente (isso praticamente no final do livro).

Michael se apaixona por Eleanor e Sinclair tenta matar Michael (nada como fora do esperado romance).
E o Autor acaba o livro quando Darryl encontra uma "cura" para o vampirismo e Michael leva Eleanor para os EUA ( tuuudo isso em duas ou tres paginas).
No final Eleanor e Michael sao felizes para sempre...
E os outros personagens ficaram totalmente sem final.

Se forem ler o livro... Podem ir sem nenhuma expectativa de livro bom. Talvez vcs consigam se prender por duas ou tres paginas seguidas.

Silvia 20/09/2012

Sangue e Gelo.
Amei este livro, recomendadíssimo.

O livro é lindo desde a capa é uma mistura de romance histórico, com literatura fantástica. O Amor de Sincler e Eleanor começa no século XIX e devido a uma maldição eles são encontrados no século XXI pelo fotógrafo Michael Wilde, no Ártico envoltos em um enorme bloco de gelo. Começa ai a saga de Michael, que já tentava superar um terrível acidente que vitimou a sua namorada, no qual ele se sentia culpado. Mas ao se deparar com um rosto envolto em gelo, acontece algo inexplicável, pois ele viu algo naqueles olhos congelados, que não sabe explicar: a sua única meta é tirar o bloco de gelo e descobrir quem é a moça misteriosa.
Telma 22/09/2012minha estante
WOW!!!!
Fiquei SUPER curiosa!
quero ler!
beijoconas

Camila 23/11/2012minha estante
Sinclair* ^^

Silvia 24/11/2012minha estante
Sincler é mais fácil de pronunciar kkkkk, mas vc está correta é Sinclair *-*

Maurinho 01/04/2013minha estante
Tá na minha lista,...

Rai Dark 28/02/2012

Sinopse - Sangue e Gelo - Robert Masello
Em Sangue e Gelo, conhecemos a proporção trágica da história de amor entre o tenente Sinclair A. Copley, do 17º Regimento de Lanceiros do Exército inglês, e a enfermeira Eleanor Ames, da equipe formada pela pioneira da enfermagem, Florence Nightingale. Um amor que teve que sobreviver aos preconceitos sociais de classe, ao horror da Guerra da Crimeia - e inacreditávelmente, aos séculos. Presenciaremos, através do olhar atento e um tanto invejoso de Michael Wilde, a dura vida para sobreviver, de militares e cientistas numa base no continente mais inóspito da Terra. O inesplicável espera sob as frias águas. O gelo nos guarda um enigma e, quando ele derreter, saberemos como será o impacto de dois tempos.

Sangue e Gelo - Robert Masello

Românticas 27/02/2012

Esse é um suspense agoniante que me levou numa aventura que atravessa continentes e séculos desde a Inglaterra Vitoriana (adooooro!) até uma remota estação de pesquisa na Antártica.

A vida do jornalista Michael Wilde virou recentemente de cabeça pra baixo por causa de uma tragédia e ele resolve se jogar no trabalho e ir pro lugar mais longe e difícil possível. E ele vai logo procurar consolo no lugar mais inóspito da Terra, a Antártica! Lá, numa geleira antiga, ele se depara com dois corpos presos com correntes, aparentemente, a mais de 150 anos. Junto deles há um baú cheio de uma estranha e sinistra carga. Em um lugar cheio de icebergs brilhantes e onde o Sol não se põe por vários dias, Michael corre para desvendar o mistério desse casal.

E aí? Será que eles são vítimas de superstição ou eram algo muito perigoso pra se manter a bordo? Lá fui eu indo e voltando na história até que as linhas do tempo se encontram no momento em que o casal desperta! Milagre ou pesadelo? Quem são eles? O que são eles?! E o pior de tudo... Na Antártica não há lugar pra se esconder...

O livro é muito bom! Mistura duas coisas que eu adoro, suspense e história, e ainda tem romance! Rola um triângulo amoroso muito complicado entre Michael, Eleanor (a moça presa no gelo) e Sinclair (o moço do gelo). Michael quer protegê-la de qualquer jeito, Sinclair que está obcecado em mantê-la longe de tudo. No meio da confusão Eleanor tenta entender o que ela é, onde ela está e morre de medo de tudo! Hahahahahaha!

Eu gostei muito, vale a pena ler!

Jade Amorim 11/02/2012

Sangue e Gelo
Leia esta e outras resenhas no blog: www.jadeamorim.com.br

Sangue e Gelo faz parte dos poucos livros que podem ser lidos de diversas maneiras sem que o leitor se confunda.

Fazendo uma brincadeira simples e iniciando a leitura a partir do sexto capitulo, lendo apenas os de números par, você acaba fazendo uma viagem no tempo para o ano de 1854 e presencia o estranho caso de amor entre o tenente Copley e a enfermeira Eleanor Ames.

De classes sociais diferentes, Eleanor poderia ser a Cinderela da história se não fossem dois motivos: Primeiro que o tenente não é nenhum príncipe. Ao contrario, é um belo fanfarrão, adepto à jogatina, bancado pelo pai que até chegou ao extremo de comprar sua patente no Exército. Já o segundo motivo é que logo após poucos encontros o mesmo fora convocado para a Guerra da Crimeia.

Confesso que pouco sabia dessa parte da História, guerras nunca foram exatamente meu conteúdo preferido e, ter explicito todos horrores dessa época, me deixaram chocada e ao mesmo tempo fascinada.

Como pupila de Florence Nightingale, cujo poucos sabem, mas é a pioneira da enfermagem e a "mulher da lamparina" citada no juramento dos enfermeiros, Eleanor também acaba na guerra e muitas situações chocantes, como amputações sem anestesia, são exposta.

A segunda parte remete aos dias atuais, onde o protagonista e fotojornalista Michael Wilde se encontrava num estado lamentável - motivo que só é descoberto lá pela metade da história - quando fora convidado a passar seis meses numa base na Antártica para expor como é a vida dos militares e cientista que vivem por lá.

Neste aspecto da história fiquei encabulada, afinal, a Antártica é um lugar absurdamente inóspito o que poderia ter de história ali?

Acreditem, muita, muita coisa. As curiosidades apresentadas, o modo de vida dos que trabalhavam lá, tudo é muito interessante e curioso. Apenas o aprendizado já compensava toda a leitura. Contudo, para a minha total alegria, Robert Masello não se contentava com isso.

No momento em que ambas as histórias juntam, os acontecimentos passam a ser frenéticos. Mortos começam a aparecer e à caçada e pesquisas se intensificam. Tudo isso misturado a mais curiosidades, pois quando você acha que aprendeu tudo, tem mais um pouco.

A carga romântica de todo livro fica com Eleanor e Copley. Ou melhor, quase toda, mas não conto para não estragar uma das melhores partes da história.

Leia os dois últimos parágrafos no blog:

WellingtoNescau 23/11/2014minha estante
Vou seguir seu conselho e ler os capítulos pares. Vamos ver o que dá.
De todas as resenhas que já deste livro, a sua é sem duvida alguma a melhor.
Obrigado

Jo 29/10/2011

Uma grande surpresa. O que aparentava ser uma historia de terror e suspense se apresenta como uma bela e romantica historia de amor.

Carol 18/08/2011

Coloque um pijama de flanela, uma meia bem grossa, afofe os travesseiros e se enfie embaixo do edredom, pois você passará por momentos tão gelados que sua alma sofrerá hipotermia e seu metabolismo sofrerá o Big Eye!

Não é um livro rápido e fluente e sim sua leitura é devagar e minuciosa.
São muitos detalhes, muitas descrições ganham vida nessa belíssima obra de Robert Masello.

Li em uma resenha que um comentário feito na capa do livro, foi o suficiente para perder o mistério do livro, mas como sou curiosa toda vida, fui eu ler o comentário, e posso dizer que ESTRAGA mesmo. Passei as 200 primeiras páginas do livro esperando o momento em que esse comentário se tornaria real, e isso foi um GRANDE spoiler por parte desta pessoa que comentou.

Começo então a minha resenha , elogiando a belíssima capa, adorei, achei belíssima e criativa.

Dias de hoje:
Michael, fotógrafo e jornalista, perde o interesse pela vida após um grande acidente escalando uma montanha para ver o pôr do sol, só que o acidente não foi com ele, e sim com Kristin sua grande companheira da vida e de aventuras.
Jogado às traças, sem saber se é dia ou noite, passa meses desta forma, até que seu editor oferece uma oportunidade única de uma matéria principal em uma revista, para que o mesmo fotografe e narre o que acontece na Estação de Pesquisa Científica Point Adéle no Polo Sul, sem nada a perder, embarca em uma história que mudará sua vida após ter encontrado algo no fundo do mar e trará a vontade de viver há um tempo esquecida.

Dezembro de 1856:
Eleanor Ames e Sinclair Copley, são acorrentados e arremessados no mar por uns marinheiros que afirmam que uma mulher em uma embarcação traz má sorte e ainda mais portadora de uma doença misteriosa.
Eleanor e Sinclair se apaixonaram perdidamente após uma cortina do Hospital para Mulheres ser abaixada, foi um olhar intenso entre os dois que foi o suficiente para selar os seus destinos e enfrentarem o mundo dos vivos e dos mortos pela sobrevivência e por amor.

thaísa g, 07/07/2011

Um livro incrível. Relata duas histórias de séculos diferente paralelamente, até que se juntem de forma chocante.
Muito viciante. Precisei de muito esforço para me separar dele xD

Giro Letra 04/06/2011

Sangue e gelo
"Michael passou a mão na geleira e, mesmo através da luva grossa, sentiu o poder ancestral e em estado bruto da montanha de gelo, capaz de demolir qualquer coisa em seu caminho, de forma lenta e implacável.
E então ele de fato ficou sem ar. Completamente.
Entre seus dedos, ele viu... um rosto."

Achei Sangue e gelo interessante e original, embora seja meio bizarro. O livro despertou meu interesse quando vi o booktrailer (que reproduzo no final desse post), e a capa também contribuiu para aguçar a curiosidade... À medida que avançava na leitura, considerei esse livro original porque não se parece em nada com os livros que abordam a mesma "temática", a qual prefiro não revelar, para não estragar a surpresa dos futuros leitores - inclusive, sugiro que não leiam a contracapa, ela dá dicas demais.

Nele, conhecemos duas histórias de épocas distintas que se encontrarão: o romance entre a enfermeira Eleanor Ames e o tenente Sinclair Copley, no século XIX, e a aventura, nos tempos atuais, de Michael Wilde, um fotojornalista que assumiu um trabalho no continente mais inóspito da Terra: a Antártica.

Alternando capítulos com narrativas sobre o casal do século XIX e sobre os tormentos de Michael nos dias de hoje, o livro vai revelando suas tramas. Pouco a pouco, conhecemos a história dos jovens amantes, sabemos como se desenrolaram os fatos que levaram Sinclair, o perdulário filho de um lorde britânico, a se encantar pela enfermeira de origem humilde, apesar das tentativas de seu pai para casá-lo com alguma jovem aristocrata. Concomitantemente, acompanhamos as aventuras e dissabores de Michael, um homem que aceitou ir trabalhar no Polo Sul como uma espécie de fuga de seus problemas, pois precisava superar a depressão em que se encontrava desde que sua namorada, Kristin, sofreu um acidente que a deixou em coma irreversível. À proporção que o fotojornalista vive suas aventuras na perigosa viagem para a Antártica, recordações sobre o acidente de Kristin vêm à tona.

Sabemos, desde o prólogo, que Sinclair e Eleanor, durante uma viagem de navio malsucedida, serão lançados por marinheiros supersticiosos ao mar gelado do Polo Sul. E, mais de 150 anos depois, seus corpos serão encontrados - intactos - por Michael, que fazia um mergulho para tirar fotos no fundo do mar. Trazidos à superfície e descongelados os corpos, surgem fatos estranhos em Point Adélie, a base científica em que Michael "se hospeda" para desenvolver seu trabalho, e vidas passam a correr perigo.

A narrativa é cativante, mas não se pode afirmar que seja ágil: há trechos em que, num momento de grande suspense, é feito um recorte longo para algo relativamente irrelevante. Por exemplo, quando estamos envolvidos e curiosos com o que vai ocorrer durante o (e depois do) descongelamento dos corpos de Sinclair e Eleanor, há uma interrupção para descrever longa e minuciosamente uma ida de Michael a uma velha estação baleeira na qual tirará fotos.

Apesar disso, a leitura é envolvente, principalmente quando, ao narrar a história de Sinclair e Eleanor, assume um caráter de romance histórico, ou quando relata a perigosa viagem de Michael no navio Constellation, o dia a dia do jornalista em Point Adélie, a vida dos cientistas naquele continente, as pesquisas com animais que suportam as baixas temperaturas, entre outros aspectos. O livro é tão diferente que a revelação do que aconteceu com Sinclair e Eleanor me deixou surpresa, pois o livro foge ao estereótipo "pra lá de manjado" desse tipo de narrativa.

Eu não colocaria Sangue e Gelo entre os livros que julgo imperdíveis, mas considero que pode ser uma leitura divertida e interessante.

Marcela Vasconcelos

Vanessa Vieira 15/05/2011

Sangue e Gelo_Robert Masello
O livro Sangue e Gelo, de Robert Masello, começa no ano de 1856, contando o drama do tenente Sinclair Copley e da enfermeira Eleanor Ames, que são acorrentados e jogados em alto mar em pleno Polo Sul, pois são acusados de serem portadores de uma grande maldição pelos tripulantes do navio no qual viajam. Após ocorrer esse fato, a trama embarca para os dias atuais e nos conta a história de Michael Wilde, um jornalista depressivo e que carrega um grande sentimento de culpa. Michael é enviado ao Polo Sul para fazer uma reportagem e durante um mergulho pelas águas gélidas, encontra um bloco de gelo no qual estão presentes um casal com roupas de época.

A viagem pelo mar se torna soturna quando o bloco de gelo começa a derreter e um rastro de sangue se torna presente no navio....

A história é dividida em duas épocas, que nos mostram o romance de Sinclair e Eleanor e também a vida e trajetória de Michael. O livro é rico em detalhes, principalmente os que se referem a fauna do Polo Sul, descrevendo os animais dessa região e o clima de vento e frio que impera por lá.

A trama de Robert Masello nos envolve com a ficção, tanto histórica quanto científica, e também com o sobrenatural retratado de forma esplêndida. A capa do livro é linda e incrível, e instiga ainda mais o gosto pela leitura. Recomendo a todos!

San... 04/05/2011

A obra nos mostra um universo nada usual, ambientada quase em sua totalidade no Polo Sul. Interessante, uma vez que nos mostra aspectos desconhecidos da vida no gelo, as precauções, os perigos, as belezas.
Em paralelo temos o romance de um casal que atravessou os horrores de uma guerra histórica.
Embora tenha sido uma leitura fácil, com aspectos empolgantes, faltou um quê de pesquisa. Não seguindo o histórico já bastante conhecido a respeito de certas circunstâncias, a história tornou-se por demais inoqua. Para quem aprecia histórias mais densas, com maiores explanações sobre os mistérios que se apresentaram, o livro se mostrará fraquinho. Para uma leitura leve e sem grandes espectativas, a história pode ser classificada como boa. Vale ainda como primeiras leituras sobre o tema apresentado, uma vez que o leitor mais ávido haverá de buscar outras obras, mais complexas e com riqueza de detalhes, afim de aprofundar seus conhecimentos. Não desejo ser mais clara afim de não apresentar spoilers desnecessários. Para mim, particularmente, uma leitora já bastante calejada e por isso exigente, o livro encontra grande similaridade com muitos outros lançados recentemente, não gerando grandes emoções ou surpresas.

Maya 17/03/2011

www.mayamoura.com

Pensei que ‘Sangue e Gelo‘ ia ser focado somente na descoberta dos corpos no Polo Sul, mas foi muito mais do que isso. O livro começa com duas histórias paralelas. Uma nos dias atuais com o fotojornalista Michael Wilde, que vai para o Polo Sul fazer uma matéria e também se afastar das consequências de um acidente. A outra se passa século 19 com o tenente Sinclair Copley e a enfermeira Eleanor Ames em tempos de guerra.

Robert Masello fez um ótimo trabalho em tranportar o leitor para os ambientes, tanto o da Antártida quanto o da Inglaterra do século 19 e da guerra. Senti a agonia que os personagens sentiram, principalmente na cena de ‘tratamento’ de um ferido durante a guerra. Quem ler vai saber a qual cena me refiro. ;)

Do meio para o final as duas histórias se encontram e foi aí que surgiu o único ponto negativo. A história começa a correr muito e fica a impressão que o final foi escrito com pressa, pulando várias passagens que podiam ser mais exploradas.

Em um todo o livro é ótimo e ainda tem uma pitada de sobrenatural. Não vou contar mais para não estragar a leitura de ninguém. Assim que lerem, comentem comigo porque preciso discutir sobre o final!
Silvia 03/07/2012minha estante
Eu vou ler este livro...