Mundo Pet

Resenhas - Mundo Pet

André 01/09/2021

Desgraça
Desgraçamento maldito.

Tenha muita "certeza" antes de começar a ler. É um caminho sem volta e provavelmente o "pet" vai ficar na sua mente.

Lucas Lima 05/11/2020

mindblower
bizarro, macabro e lindo. surpresa vibrante conhecer Mutarelli por essa coletânea de contos. 'Estampa Forjada', 'Crianças Desaparecidas' e 'Morfologia' bateram forte.

Adriano 24/11/2020

Depois de compilar quatro álbuns premiados de Mutarelli em "Capa preta", a editora Comix Zone faz outro resgate da obra do autor, dessa vez reeditando e republicando "Mundo Pet", até então esgotado.
Em Mundo Pet encontramos 12 histórias (as primeiras em cores) produzidas por Mutarelli entre 1998 e 2000, para um antigo site, e em sua grande maioria carregadas de um caráter experimental. A estranheza, a bizarrice e a melancolia são presentes o tempo todo, mas parecem ainda mais fortes nas histórias autobiográficas da coletânea. E dentre todas as doze histórias, é justamente uma autobiográfica que vai ficar marcada em mim por muito tempo. Não há como não ser tocado por "Dor ancestral". Não há como sair ileso após ler Mutarelli.

Luds 05/05/2021

Adorei ver a versatilidade nas histórias tanto em conteúdo quanto nos traços. O texto me trouxe muitas reflexões, dá pra ir longe no pensamento. Nessa primeira leitura a história que mais me marcou foi logo a primeira, Estampa Forjada. Tô a dias pensando no pedaço de carne que desenha, no bife que conta histórias....

Mr.Sandman 31/07/2023

Me leve em sua cabeça?
Mutarelli é um poeta. Esse gibi prova muito bem isso. É poesia pura. Poesia suja, poesia catártica, poesia metalinguística, poesia de todos os tipos: em textos, em diálogo, em desenho. E nessa poesia toda ele cria um mundo, um Mundo Pet, um mundo doloroso do comportamento humano, da loucura subjetiva e da expansão da consciência. Fala dos costumes, das épocas e das tristezas. É brutal ao mesmo tempo que filosófico. Talvez filosoficamente brutal. E por mais que tudo seja experimental, existe uma estética e uma colagem de ideias tão brilhante, que no fim o único pensamento possível é que a experimentação deu super certo, deu tão certo que nem parecia uma experimentação.
Eu amei todos os contos e busquei escrever sobre todos em meus históricos. Ao final de cada um, eu sentia uma voz saindo dessas páginas, uma voz muito ambígua. No fim de cada conto eles diziam: Me leve em sua cabeça? E eu levei...

Isabella 06/06/2023

Não sei bem
Nunca tinha tido contato com o autor antes desse livro, não sei bem o que senti. No começo, os primeiros contos (a partir do segundo) me deram a impressão de que deveria ser uma reflexão pro leitor mas é como se faltassem informações ou páginas, não sei, ao mesmo tempo ficou nítido que essa é a arte dele e é extremamente pessoal, é bonito ver como ele se expõe. Do meio pro final (a partir do quarto ou quinto) eu gostei mais de alguns (não todos), acho uma leitura válida porém entendo que não é para todos. Não sei se leria mais obras do autor

Dango Yoshio 25/03/2023

Memórias e doideira
Com sua narrativa envolvente (tanto visual quanto textual), e cores psicodélicas, Mutarelli nos guia por histórias curtas autobiográficas ou provenientes do pet instalado em sua cabeça.

E o zine Over-12, o primeiro zine publicado pelo autor, com histórias mais puxadas pro cômico e a clássica arte dos quadrinhos underground.

Vanessa 07/01/2021

Profundo e viciante
Um dos primeiros trabalhos do Lourenço Mutarelli mas já dá para sentir a profundidade e o impacto pelos quais hoje em dia ele é famoso.
Impressionante como ele consegue dizer muito em poucos quadrinhos.

Henry 13/03/2022

Logo com você, Mutarelli?
Por que minha grande decepção viria logo de você, Mutarelli? Um autor que me surpreendeu positivamente em vários trabalhos como: Diomedes e Capa Preta (conjunto de quatro obras ousadas do autor). No entanto, em Mundo Pet, me senti muito cansado e triste.

Essa HQ compila alguns contos curtos de Lourenço. Esses contos têm como foco a depressão e as "merdas" da vida. São temas excelentes a serem trabalhados, mas nesse caso, achei muito mal apresentados.

São histórias apelativas, sem sentido e com tom poético, cansativas e com desenhos que não chamam a atenção. Apenas uma história, dentre várias, me prendeu.

Eu seria hipócrita se recomendasse a HQ, mas pode ser que agrade àquela pessoa que deseje sofrer psicologicamente e refletir sobre as tragédias do cotidiano.

Tirando o acabamento gráfico e a história que me prendeu, achei Mundo Pet um verdadeiro desperdício de tempo e dinheiro.

Guilherme.Peixoto 18/07/2022

Mutarelli escancara seus demônios nas histórias desse livro. A forma de narrativa com os blocos de texto seguidos pelos desenhos, quase como uma prosa em quadrinhos, me agradou bastante. Artes pungentes e fortíssimas que passam muita emoção. Me diverti e refleti bastante durante a leitura. A ressalva fica por conta de algumas (poucas) histórias mais fracas e alguns desenhos com pouco capricho. Mas o cara é gênio, não dá para negar. Quero conhecer mais a obra desse mestre do terror nacional.
Luisa 07/02/2023minha estante
tu mandou muito nessa resenha aqui

Elaine662 30/05/2024

Mundo Pet, Mutarelli
Muito bom! O cara consegue expressar o que tem dentro da cabeça dele de um jeito cômico, curioso e cru. Bônus para Dói Story, não é a melhor história, mas, certamente nos esclarece obviedades com uma leve pitada de ?humor?.

Emerz 16/01/2023

Uma viagem pela cabeça do Mutarelli.

Falando que o Mutarelli faz obras experimentais é falar que o Mutarelli faz obras. Já que o seu trabalho acaba sempre fluindo pra esse lado.

Nessa coletânea de pequenas histórias podemos ver ele se movendo por várias ideias e pensamentos. Alguns que podem conversar contigo e outros que parecem muito distantes da sua compreensão.

O fato é que o Mutarelli é um excelente quadrinista que domina ofício de contar história de uma forma que pode escrever sobre o que quiser, que iremos ler.

Gustavo603 30/10/2020

Mundo Pet
Coletânea de histórias produzidas para o site Cybercomix, contém história biográficas do autor (nem todas) e nos faz refletir sobre muitas coisas da nossa vidinha.

Greyheart 10/11/2020

50/50
Posso dizer com absoluta certeza que foi uma leitura que por momentos me cativou e noutras eu só queria mesmo ... acabar. Ironicamente imagino que esse "detalhe" poderia fazer o Mutarelli se sentir satisfeito. Destaque para "Eu Acordava Chorando", "Crianças Desaparecidas", "Somos Todos Iguais Perante a Lei" e "Mundo Pet".

bellabuffon 09/09/2021

Esquisito
Como tudo do mutarelli, esse quadrinho é esquisitão. Não foi um dos meus favoritos, mas Gostei bastante!