Londres 2005

Londres 2005 Ivy B. Medeiros

Resenhas -

paloma 10/06/2020

Uma das melhores e mais linda história sobre mulheres que amam mulheres
"Londres 2005" é o primeiro livro de uma trilogia que narra a história de Heloísa Mendes, uma jovem que mora em uma cidadezinha no interior de São Paulo. Apesar do conforto material presente em seu dia a dia, Helô se sente insatisfeita com o rumo que sua vida tem tomado. Isso lhe traz a sensação incômoda de que os anos estão passando e que ela está presa no mesmo lugar. É a partir de uma busca de conhecimento externo e interno que a jovem decide ir para Inglaterra, mais especificamente Londres. Onde além de fugir do marasmo vivenciado até ali, redescobre a si mesma e o mundo à sua volta.

UAU! Confesso que estive pensando mais do que o normal para classificar essa leitura, simplesmente por sentir que mesmo atribuindo nota máxima, ainda assim, seria injusta com a experiência literária que essa história me proporcionou.
A obra possui uma narrativa muito envolvente porque vai te fisgando aos poucos. Nada no enredo está ali por acaso, ou somente para ocupar linhas, gerando uma carga excessiva de dramaticidade, clichê, comédia, etc. Todos os elementos são bem dosados, como se fosse a construção de uma casa, tijolinho por tijolinho. Assim, a narrativa é construída com precisão, amarrando qualquer fio solto que possa ficar e/ou dizendo ao leitor "calma, vem mais história por aí e suas perguntas serão respondidas". Minha experiência com essa leitura foi magnífica, e me senti verdadeiramente capturada pela escrita maravilhosa da autora. É como se eu estivesse diante de uma novela do, conhecido e grande dramaturgo, Manoel Carlos, só que em livro. Tem romance, tem quebra de paradigmas, tem choro, tem risada, tem drama e tem alegria. Como já citado, o livro faz parte de uma trilogia, sendo este o primeiro livro, já tendo o segundo publicado (estou correndo para continuar essa aventura) e o terceiro, e último, pelas notícias que correm no instagram da autora, está em fase de produção!
Um aviso importante é que devido ao volume da produção (não trata-se de um livro pequeno e ainda assim, é só o primeiro) pode ser que o leitor, assim como eu em um primeiro momento, ache que as coisas estão demorando para acontecer. Pode até acontecer de se ter sentimentos dúbios por Helô em determinados momentos, mas, cabe colocar na balança os argumentos já citados anteriormente e levar em consideração o contexto. A história se passa em 2005 e é como uma verdadeira viagem no tempo (sendo esse, na minha visão um dos pontos altos da história), com costumes diferentes, onde a internet era mais potencial do que realidade, onde os preconceitos e comportamentos hoje condenados eram amplamente aceitos na sociedade. Sendo este o primeiro livro da trilogia, trato-o como uma ambientação, construção, a base e, ela foi muito bem feita!
Recomendo muito a leitura, com certeza entrou pro rol das minhas melhores descobertas dos últimos tempos.

OhIsa 07/10/2021

O livro começa devagar, mas ganha forma e se desenvolve de maneira fácil, apesar de longo, não é cansativo. É o tipo de livro que te faz torcer por um final feliz, por um momento, um beijo. É sobre autodescoberta e as dores e delícias desse processo. Os personagens são bem desenvolvidos, a história é bem costurada. É um bom livro.

Ariadna Oliveira 22/08/2022

Você tem uma coisa pura, sabe? Você é tão doce.
Heloísa vive uma vida pacata e normal em uma cidade do interior de São Paulo. Como em toda cidade pequena, nunca acontece nada de diferente. Além disso, Helô é extremamente tímida e introspectiva, e se contenta em ir da casa para o trabalho e do trabalho para a faculdade. Ela nem sabe se gosta mesmo do curso que escolheu. Apenas o inglês, seu violão, e seus amigos Nanda e Erick que trazem um pouco de cor para sua vida. Em uma de suas noites ao lado de Erick, ele expõe a ela sua vontade de viajar para Londres, e a convida para ir junto. No momento, Helô acha a ideia uma loucura, e ambos começam a divagar sobre como seriam suas vidas em outro país, falando outra língua, aprendendo uma nova cultura. Mas nem levam muito a sério a ideia de início. Até que um dia, Heloísa pensa em mudar sua vida fazendo algo inesperado, e decide começar com o tão sonhado intercâmbio para Londres. Ela convida seu amigo Erick para ir junto, e eles tentam a todo custo juntar dinheiro para irem sem depender da ajuda de ninguém, até que o inimaginável acontece, e ela tem a oportunidade de ganhar a viagem de presente. Em Londres ela conhece Bridget, a colega de quarto que irá mexer com seus sentimentos e fazê-la se questionar a respeito de algo que tentou deixar guardado por muito tempo.
A história é leve, envolvente, os personagens são muito interessantes, te prende logo no início e te deixa torcendo por um final feliz. Tem algumas reviravoltas surpreendentes, e o final te deixa com gostinho de quero mais, querendo logo já começar o segundo. Só achei o livro desnecessariamente longo demais, e o comportamento da protagonista foi incoerente em alguns momentos. Senti falta de mais momentos da Bridget e da Helô juntas no decorrer do livro. Em alguns momentos é mencionada a forte ligação existente entre as duas, mas não consegui sentir essa ligação se construindo, me parece que o laço existente entre as duas é mais falado do que mostrado. O que fez com que as coisas parecessem um pouco repentinas em alguns momentos. No mais, eu amei o livro e com certeza lerei os outros.