Técnica dos 5 Porquês

Técnica dos 5 Porquês José Orlando de Lima Souza

Resenhas - Técnica dos 5 Porquês

Marcelo 18/10/2022

Fácil de se perder
O autor do ebook tem experiência na divulgação e multiplicação de usuários de ferramentas de gestão no cotidiano de diversos profissionais. A proposta dos cinco porquês é uma técnica de fácil aplicação, proposta pelo engenheiro do processo de produção da Toyota, o engenheiro químico Taiichi Ohno.
O livro trouxe um insight perfeito na necessidade de trabalhar a técnica com um grupo multidisciplinar, que permite ter uma visão complementar para o problema indicado, com a atribuição de diversas causas, e consequentemente, diversos caminhos de resolução, permitindo a análise do mais viável. Entretanto, pode favorecer o feito "hidra", onde cada resposta múltipla leva a mais respostas múltiplas e podendo se perder na imensidão de possibilidades.
A falta de uma abordagem que permita saber as perguntas a serem trabalhadas em cada etapa, acaba diminuindo a efetividade da aplicação da ferramenta. Porém recomendo a leitura do livro e da série, com o estudo destas ferramentas de modo prático.