Ideologias

Ideologias GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Ideologias

Coruja 28/01/2023

Direto ao ponto sem ser excessivamente resumido, didático com pitadas de bom humor e pensado para provocar a reflexão e sair do lugar comum de usar certos termos como insultos genéricos. ?Ideologias? é uma boa introdução ao assunto e, num ambiente menos intolerante e extremado, valeria a pena compartilhá-lo com seu grupo (o zap da família?) para levar ao debate.

Até fiquei com vontade de enviar meia dúzia para algumas pessoas que não têm noção dos delírios que falam, mas desconfio que o presente seria visto como uma ofensa? enfim, gostei, cumpre o que se propõe a fazer e pode bem surpreender quem está acostumado a pensar em ideologia como algo preto no branco.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2023/06/resumo-da-opera-acelerado-em-3x-na-via.html

Bookster Pedro Pacifico 25/12/2023

Ideologias, de Gabriela Prioli
A rede social se transformou em um palco de acesso livre em que qualquer um - anônimo ou não - pode sair destilando sua opinião como especialista nas mais diferentes áreas. O problema que estamos esquecendo é que o simples fato de ter acesso a uma rede social não te torna especialista. Por conta disso, as plataformas viraram grandes fontes de desinformação e - pior que isso - de fake news. Ninguém mais tem paciência para pesquisar, se aprofundar nos temas, antes de discutir. Os debates viraram mais rasos e, quando o assunto envolve política, tudo se resume a ser de esquerda ou direita.

E é justamente esse problema que o livro da Prioli ajuda a enfrentar: a desinformação. De uma forma acessível e descomplicada, a autora discute o amplo conceito de ideologia e alguns de seus tipos mais conhecidos: liberalismo, conservadorismo socialismo. A análise passa por uma perspectiva histórica, com informações interessantíssimas e que muitas vezes eu desconhecia. Há ainda a apresentação de muitos autores que viraram referência para as diferentes ideologias, demonstrando como esses conceitos também foram se ajustando ao longo dos séculos.

Li o livro em poucos dias e, apesar de ter cursado Direito e me considerar uma pessoa de certa forma interessada no tema, aprendi muito. É para ir além da divisão superficial - e muitas vezes equivocada - entre esquerda e direita. É uma fonte de conhecimento acessível para ser usado sem moderação em uma realidade de tanta preguiça intelectual. Para pararmos de apenas reproduzir discursos e conseguirmos entender conceitos básicos que nos permitam definir nossa própria opinião. Enfim, uma leitura importantíssima!

Nota: Como considero a autora minha amiga, prefiro não dar nota (vou passar a fazer isso).

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/CzZ1laNrlQ0/

Rogerio Orp 09/01/2023

Fantástico e didático passeio pelo mundo das ideologias
No livro, Gabriela Prioli descreve de forma simples, sem deixar de dar a profundidade necessária, a várias nuances do conservadorismo, liberalismo e socialismo. Embasando o texto com a visão de vários teóricos, mostra aspectos que delimitam cada ideologia de forma magistral. O livro merece uma leitura.

Fabio.Nunes 14/11/2023

Boa surpresa
Ideologias - Gabriela Prioli
Editora: Cia das letras, 2022.

Esta obra é parte do clube de leitura Prioli/Karnal. Confesso que foi uma excelente surpresa.
Ao abrir o livro me vi diante de três grandes divisões ideológicas proposta pela autora: liberalismo, conservadorismo e socialismo. Mas peraí, ela não estaria separando coisas que são idênticas? Não estaria juntando coisas muito diferentes num mesmo termo? Será que tenho algo a aprender aqui?
No fim, o que tenho a dizer é que este é um livro bem acabado, educativo, e, pasmem, quase nada ideológico!
Ela consegue perpassar os diversos conceitos ideológicos de forma didática, sem deixar de abordar todas as suas nuances internas, apresentando ainda os principais autores de cada corrente de pensamento.
Excelente dica para quem quer entender melhor o nosso mundo ideológico atual e, quem sabe, se entender um pouco melhor.

Josiane Gonzaga 22/11/2023

Libertador, de certa forma
Foi um livro que eu demorei um pouco mais que o normal para ler por conta do meu TCC, mas valeu o esforço de manter a leitura.
São temas dos quais eu não sei muito e tinha ainda a ideia de ser chato, difícil, mas a Gabriela resolveu um pouco do problema rs Ela escreve de uma forma muito fácil, contextualiza as três principais ideologias liberalismo, conservadorismo e socialismo (entrando um pouco no comunismo). É lindo perceber que a gente pode entender essas coisas e parar de apenas concordar com memes do Twitter.
Livro incrível, necessário! Aprendi demais.

Valéria Cristina 27/03/2024

Clareza e objetividade
Com uma linguagem descomplicada, clara, Gabriela Prioli discorre acerca das três macroideologias que dominam o debate político atual: o liberalismo, o conservadorismo e o socialismo.

Traz ao leitor as origens, as definições, os principais autores, bem como demonstra os pontos de convergência e divergência entre todas essas ideias. Um livro de fácil leitura, mas com um conteúdo enriquecedor.

Gabriela Prioli Della Vedova (São Paulo, 21 de janeiro de 1986) é escritora, advogada criminalista, professora universitária, influenciadora digital, comentarista política e apresentadora de TV brasileira que ficou conhecida nacionalmente por ter integrado o quadro "O Grande Debate", do telejornal CNN Novo Dia, da rede CNN Brasil, atuando como comentarista política. Integrou o time de apresentadores do programa CNN Tonight. E apresentava o programa À Prioli até deixar a CNN em 24 de janeiro de 2023.

Alef 23/12/2022

Um livro para qualquer um ler
Este é um livro esclarecedor, profundo na proposta de informar, e na medida certa de ser raso para que qualquer um leia. Sem deixar transparecer paixões políticas, exceto pelo diálogo, Prioli convence de que devemos sentar à mesa para conversar, e não ir ao ringue lutar pelas nossas crenças imutáveis.

É uma leitura indispensável para o desenvolvimento de uma cidadania madura.

Laura 18/12/2023

Clube do livro
Honestamente, achei que o livro seria de uma forma diferente, mas ainda sim enriquecedor! amo como ouço a voz da gabi falando com a gente durante o livro e como ela aprofunda sem se tornar difícil um assunto tão complexo como esse. não sei se poderia ser a minha primeira leitura sobre o assunto, mas vale o repertório.

Ma.vie 04/01/2023

Extremamente necessário
Apresentando as 3 principais ideologias (liberalismo, conservadorismo e socialismo), Gabriela Prioli apresenta uma construção social que se dá com um pouco dos três e, principalmente, expõe a importância de não se manter fechado a apenas uma ideologia, mas compreender que todas, à sua maneira, contribuem para o desenvolvimento da história da sociedade. Simplesmente incrível.

Adrielle 25/12/2023

Necessário
Depois do debate político no Brasil ter tomado um lugar tão grande e polarizado no nosso cotidiano, é fundamental ter clareza do que é cada ideologia e de onde veio cada uma dessas que mais se destacaram ao longo na história.
História essa que vimos ser cheia de erros e alguns acertos. Há pontos que são absolutamente intoleráveis, mas o que fica de reflexão é entender que como nas palavras da autora ?O que vale é seguir aprendendo e abandonar o dogmatismo? para que tenhamos a humildade de não nos colocarmos como donos da verdade e portadores da solução pros problemas do mundo impondo a todos um único pensamento.

Gustavo.Morsch 21/11/2023

Instigante
O livro organiza bem os assuntos, conceituando e trazendo boas referências. Se você já é um grande estudioso do tema pode acabar achando superficial, entretanto, ao juntar discussões e ideias que normalmente falam muito alto e não se escutam, traz excelentes perspectivas das diferenças, mas também das similaridades.
Além disso, esta leitura ajuda a entender que o mundo não é sempre de um mesmo jeito. As coisas mudam, e nós podemos ser os agentes de mudanças também.
A Gabriela Prioli escreve como se estivessemos conversando, assistindo a um video. A linguagem simples (isso é um elogio) faz com que a leitura flua naturalmente e claro, com um gostinho de aprofundar nas dezenas de referências que faz ao longo do livro.

Monalisa 06/11/2023

Ideologias - reconstrua para viver
Demorei a entender política, demorei a tirar essa lente de que para não discutir, também não poderia saber melhor.
Ainda bem que não me demoro mais.
Gabriela é didática, simplificadora e muito inteligente. Ideologias é um presente para educação política.

Silvana.Freitas 07/12/2023

Sou seguidora e admiradora de Gabriela Prioli há alguns anos. Admiro muito sua eloquência, postura diante dos fatos e a forma extremamente didática como trata os assuntos que se dispõe a comentar (que não são poucos, já que o repertório da moça é grande!). Apesar disso, apenas agora leio um livro seu. "Ideologias", a meu ver, é a transcrição de uma fala imensa da autora, tão parecida é sua escrita com sua maneira de expor os temas.

Gabriela parte da ideia de que ideologia é, basicamente, uma maneira de ver o mundo, conhecê-lo e, por fim de organizá-lo. No âmbito individual, a ideologia nos leva a fazer determinadas escolhas, a classificar pessoas e eventos. No âmbito coletivo, de um grupo ou governo, seria responsável por orientar ações e políticas. Mas o que fica bem marcado é: todos temos uma ideologia, ainda que não saibamos dar um nome a ela, e pelas lentes dela vemos o mundo e agimos sobre ele.

A autora faz um apanhado da evolução do pensamento das três grandes correntes ideológicas ao longo da história: Liberalismo, Conservadorismo e Socialismo. A despeito da escrita enxuta, Gabriela consegue nos dar uma boa noção de como as ideologias não são caixinhas fechadas, e de como os grandes autores de cara linha linha transitaram entre elas. É interessante e útil essa visão de que as simplificações que pululam nas redes hoje em dia não dão conta, na verdade, das incontáveis nuances de pensamento. Há liberais partilhando princípios conservadores e outros mais próximos do socialismo. Disso resultam combinações infinitas que, no final das contas, podem ser mais benéficas que maléficas para o debate público.

Assim, o que fica é: reduzir a imensa paleta de cores das ideologias a "preto ou branco" não somente é incompatível com a realidade, mas denota uma certa "preguiça mental" em conhecer a si e ao outro, levando a um separatismo que faz com que se pense que sua visão de mundo é a única correta e que merece ser aplicada.

GuidoBR 17/02/2023

Ideologias: liberalismo, conservadorismo e socialismo
Uma breve introdução sobre cada uma das grandes ideologias que movem o mundo, fala de forma simples sobre seus percussores históricos, momentos importantes do desenvolvimento das ideias, principais autores, correntes diferentes e pontos onde as ideologias se chocam ou se atraem. Ajuda a aprofundar o entendimento sobre o debate público de ideias, de uma forma fácil de entender. Achei um livro excelente e que cumpre o que se propõe.

Angelica.Shihara 26/02/2023

Tanto se fala e pouco se sabe sobre as ?tenebrosas ideologias?.
A autora aborda três ideologias em seu livro: liberalismo, conservadorismo e socialismo. De forma muito didática e clara, ela mostra quando os movimentos começaram, quem eram seus defensores à época e como aqueles antigos conceitos foram se moldando e se transformando ao longo do tempo.
A leitura é muito tranquila e necessária nos dias de hoje, em que se fala tanto em ideologias e pouco se sabe sobre elas, eu recomendo.