Preciso lembrar de tudo

Preciso lembrar de tudo Luiza S. Vilela

Resenhas - Preciso me lembrar de tudo

Camila | @abismos.literarios 20/12/2022

(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Preciso lembrar de tudo é um livro nacional de poemas que vai tocar a alma do leitor com textos escritos em períodos divididos em pré-pandemicos, durante e “pós” pandemia, em que Luiza nos faz sentir e pensar sobre as perdas, as expectativas e sentimentos; sobre passado, presente e futuro, corações partidos e recomeços. Com uma fluidez sem tamanho, cada página te faz querer ler mais e permitir se emocionar mais.

“Quanto mais eu fujo
da única história que sei contar
mais ela me encontra.”

Eu, como grande aspirante a poeta, posso dizer que foi uma experiência incrível entrar em contato com tudo que Luiza nos proporciona em seus poemas. Fui acolhida, na mesma proporção que também fui posta em movimento; em que despertou em mim a inquietude e o pulsar de sentir.

“Evito
a todo custo
pensar demais
nesses acidentes
estelares
sob o risco iminente
de perder o fio da meada
da minha própria vida.”

Em cada página, Luiza se abre para o leitor, nos permite adentrar na sua vida particular, no mais íntimo do seu sentir. Seus poemas nos contam acerca da sua história, das pessoas em sua vida e sobre ela, de forma sincera e sensível. Escrever é um escape, é um alívio e deixa um pouquinho de nós no mundo, do que somos ou do que um dia ainda seremos.

Deixo aqui minha indicação desse livro que vale a pena conhecer, afinal, uma certa dose de poesia em meio ao caos da rotina é sempre uma fonte de alívio, de abraço ou de aconchego.

site: https://www.instagram.com/p/CmZMTw1L11g/

vanna.ibanhes 20/06/2023

Memorial de todas as coisas quebradas pelo caminho
Tive que pausar a leitura para me lembrar quanto tempo fazia desde o fim da pandemia. Quanto tempo fazia desde que tudo deixou de ser um pesadelo enorme e o novo normal voltou a ser só o velho normal, como sempre foi.

Me assustei em lembrar que fazia pouco, mas parece muito.

Esse livro retrata os poemas da autora antes da pandemia, durante ela e depois quando, então, deixamos de usar máscaras e estamos aqui, nesse agora.

São poemas lindos, muito atuais e cheios de referências modernas (Whatsapp, Big Brother...), às vezes com tom afetivo de memória, outras vezes debochados sobre nossos dias e quem somos.

Fazia tempo que a poesia não me fazia rir e me emocionava tanto.

Luiza Vilela é uma poeta para ser lida por todo mundo, creio. De fato, não é pouco isso que ela faz.

@leiavannaleia

Douglas | @estacaoimaginaria 21/12/2022

Uma poesia singular
A linguagem de Luiza é muito natural, próxima do leitor, o que torna sua poesia singular. Às vezes divertida e irônica, às vezes enfática. Mas, sempre, poética. Tenho gostado cada vez mais de ler poesias brasileiras, exatamente por essa característica de reinvenção da poesia, mas sem alterar a "ordem" das coisas, pelo menos no meu ponto de vista.

Luiza discute vários temas, às vezes "divagando", mas também trazendo questões filosóficas e do dia a dia. É uma variação, entre a crítica despretensiosa a alguns temas, a própria pandemia, a autocrítica e a brincadeira com o próprio ofício. É uma poesia diferente do habitual, mas no melhor sentido possível.

Acho que "Preciso lembrar de tudo" tem uma característica muito intimista. São poemas que contam uma história. É algo particular para a escritora, é claro, mas que ela quis diluir (usando suas próprias palavras) de alguma maneira, externar esses sentimentos. No fim, percebemos como é uma narrativa completa, sensível, divertida e sincera sobre a vida. Ou, pelo menos, uma parte dela.

Portanto, fica aqui minha indicação de leitura da poesia de Luiza S. Vilela. Acho que os poemas podem, facilmente, ser uma escapatória para essa nossa rotina exaustiva. Podem, talvez, ser uma espécie de fôlego para o mergulho que tem sido a vida nos últimos anos. No mais, pode também ser fonte de inspiração, quem sabe?

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-preciso-lembrar-de-tudo-luiza-s-vilela/