A Escuridão da Luz

A Escuridão da Luz Rogério Pietro

Resenhas - A Escuridão da Luz

Nilsonln 12/05/2024

Somos todos obsoletos?
Mais um livro genial, interessante e inteligente do Pietro. Fiquei meio tonto em alguns momentos com tanta informação, mas curti muito a leitura!

Minha avaliação: Curti
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Li também do autor Rogério Pietro e recomendo: "Horizonte limite", "Parasitas Eletrônicos" e "Xeno Sapiens".

Aelita Lear 16/05/2024

Para pensar e amar
A escuridão da luz é quase a história de galileu galilei revisitada por um futuro onde a ciência que parecia ser correta é questionada. Eu adorei a forma com que esse tema foi abordado e me peguei pensando em como seria se algo assim acontecesse de fato. Tenho certeza que o autor abordou da maneira mais acertada, infelizmente. Super me simpatizei pelos personagens principais e amei demais mais esse livro do autor!

Thi 18/02/2024

Maravilhoso.
? A Escuridão da Luz.

Sinopse:
No futuro, a mais avançada Inteligência Artificial criada para explorar o universo faz uma descoberta que coloca em risco um dos sólidos pilares da física. Agora, os cientistas desesperados dependem de um laço de amizade entre um astrofísico e a máquina para descobrir o que fazer com o experimento que ameaça todas as certezas.

?Mais um lançamento incrível do autor Rogerio Pietro
Essa curta história, centrada num diálogo entre uma inteligência artificial (XL) e um astrofísico (Dr Marcus Tupinamba) me deixou de queixo caído e impressionada (onde vai parar os limites da tecnologia meu Deus ?). No posfácio o autor deixou um questionamento, e acredito sinceramente que vai ser a opção dois, quem ler depois da uma conferida que vai entender. ?
Mais um favoritado desse autor maravilhoso! ?

#aescuridaodaluz

Roberto.Cassano 19/02/2024

Uma história rápida e provocativa.
Às vezes, a ficção é mais que ficção. Quando vem embasada de conhecimento científico, a leitura empolga e ensina ao mesmo tempo.

A novela "A Escuridão da Luz" tem essa pegada. Estruturada sobretudo em torno do diálogo entre um astrofísico e uma inteligência artificial, o texto nos provoca com uma descoberta que pode abalar séculos de conhecimento científico.

Ao trazer conceitos científicos sólidos e recuperar experimentos clássicos, nos envolve numa proposta instigante, nos ensina e nos provoca duplamente: com uma nova interpretação do Cosmos e com um desconfortável exercício de imaginar como mesmo a ciência pode se agarrar a seus dogmas (o que, em si, é algo impensável).

Há espaço para fé e dogmas na ciência? Se esperamos comprovar um milagre, avaliaremos todas as demais possíveis explicações para algo?

Uma leitura rápida como os mésons e ondas que servem de fundo para questionamentos não sobre a natureza do espaço-tempo, mas sobre o método científico e a natureza falha das inteligências naturais.

site: https://www.saifers.com.br

Roberta Pereira 24/02/2024

E se uma IA fizesse uma descoberta que refuta tudo que temos como verdade absoluta até hoje (- sobre a teoria da relatividade)? Como a comunidade científica reagiria a isso?
A escuridão da luz é uma história que te provoca esses questionamentos, e te faz duvidar até da verdade que conhecemos. - até porque, ela vem embasada com experimentos científicos reais.
Por fim, preciso dizer que não entendo nada de física, mas é tudo tão bem escrito que acreditei em tudo que a Gisele descobriu e agora preciso de alguém que prove que ela está certa!

rookvalente 30/03/2024

Gisele já venceu!
Ao nos levar em um tour pela história da ciência, com experimentos e curiosidades maravilhosos, essa inteligência nos mostra que não há nada de artificial em se sentir inseguro e buscar o amparo de um amigo.

Roberto.Cassano 19/02/2024

Uma história rápida e provocativa.

site: https://www.saifers.com.br