Três Passos Para Despertar

Três Passos Para Despertar Osho

Resenhas - Três Passos Para Despertar

Leonardo1436 06/03/2024

Espirito Livre
O guru indiano Rajneesh ou mais conhecido como Osho é considerado um dos líderes espirituais mais influentes do século XX. Suas palestras, livros e apresentações convidam as pessoas a embarcar em uma jornada de autoconhecimento genuíno em busca da verdade e da iluminação espiritual. Este caminho não se resume apenas ao seu destino, mas também lhe enriquece através da jornada.

Hoje, gostaria de compartilhar com você o livro ‘TRÊS PASSOS PARA DESPERTAR’, recém-lançado no Brasil em 2024 pela Editora Nacional. Esta obra de 120 páginas traz o registro de uma das palestras improvisadas proferidas por Osho em Ahmednagar, na Índia. Como sugere o título, o livro explora ferramentas essenciais para o despertar espiritual. O sumário revela os temas abordados ao longo da obra: a liberdade da consciência, a simplicidade da mente e a mente vazia.

No entanto, é importante ressaltar que apenas conhecer esses temas não será suficiente para alcançar a compreensão plena oferecida pelo livro. É necessário vivenciar a experiência transformadora que ele propõe ao longo da obra.

Osho introduz desde o início uma série de aforismos relacionados à liberdade da consciência. O guru enfatiza que o crescimento espiritual genuíno não pode ocorrer apenas absorvendo conhecimento externo. Segundo ele, ler escrituras e adotar pontos de vista alheios não são suficientes; a verdadeira evolução da alma requer uma busca interior autêntica. Osho desafia as estruturas religiosas, argumentando que estas impõem uma perspectiva rígida e limitada sobre a realidade. Ele sugere que, apesar de sermos seres dotados de capacidade pensante, os seguidores religiosos tendem a abdicar desse poder, permitindo que dogmas e doutrinas moldem suas visões de mundo. Essa submissão intelectual, segundo Osho, nos torna passivos e preguiçosos, aceitando a vida através dos olhos de outros e renunciando à responsabilidade de pensar por nós mesmos (ideias bem próximas a do filosofo Nietzsche).

Em uma de suas falas provocativas, ele até antecipa o advento de máquinas pensantes que nos forneceriam respostas prontas, um insight que se mostraria profético décadas após sua morte com o surgimento das inteligências artificiais.

“Minha intenção não é revelar tudo o que o livro oferece, pois acredito que uma leitura inédita será mais proveitosa para você. No entanto, gostaria de compartilhar mais algumas reflexões.

Osho aborda com grande profundidade a mente humana em suas diversas facetas, sugerindo que dentro de nós coexistem múltiplas personalidades, cada uma com suas próprias motivações e perspectivas. Enquanto a psicologia tradicional reconhece o id, o ego e o superego, Osho vai além, enxergando inúmeras faces dentro de nós, cada uma defendendo seus próprios interesses originais.

Para lidar efetivamente com nossa mentalidade, Osho nos recomenda, assim como Sócrates, o autoconhecimento. Somente ao compreendermos nosso próprio caos interno poderemos transcender suas limitações. A ignorância, segundo ele, é a raiz da má conduta que obscurece nossa visão. Ler as escrituras (independente da religião) sem compreender genuinamente o contexto é fútil, pois só somos capazes de reter aquilo que nossa percepção permite, aquilo que nossa mente está apta a perceber. A verdade, enfatiza Osho, é uma jornada pessoal e íntima; ao estudarmos nossa própria vida, descobrimos a grandiosidade de nossa jornada. Tentar impor a verdade aos outros é como explicar a luz a um cego; somente quando ele a experimenta, é capaz de compreendê-la.

No desfecho da obra, o autor aborda temas importantes, como o conceito do pecado, a natureza da fúria e da raiva, a conscientização desses sentimentos, os conflitos religiosos, a busca pela serenidade messiânica e os desafios do ego e do seu reconhecimento. Além disso, ele utiliza diversas parábolas e metáforas para ilustrar os principais pontos abordados ao longo de sua reflexão.

A narrativa da obra é notavelmente envolvente, estimulando a curiosidade do leitor e proporcionando uma leitura fluida e bem estruturada. Embora o livro seja denso em conteúdo, ele convida o leitor a importantes reflexões, revelando seu valor intrínseco.

Osho alcançou grande sucesso e tornou-se uma figura de destaque, atraindo seguidores ao redor do mundo com a serenidade de seus ensinamentos, o que o posicionou em um status quase messiânico.

Para aqueles interessados em explorar mais sobre esse fenômeno, recomendo assistir ao documentário ‘Wild Wild Country‘ na Netflix, que apresenta as diversas vertentes do pensamento de Osho e os conflitos gerados com seus opositores.”

“A TENDÊNCIA EM CRITICAR TAMBÉM EXISTE POR TRÁS DA ADMIRAÇÃO QUE VOCÊ SENTE POR ALGUÉM”.

site: https://espacols.com.br/livro/tres-passos-para-despertar/