Annie em minha mente

Annie em minha mente Nancy Garden

Resenhas - Annie em minha mente

Luvale 06/07/2023

Perfeito
Faz total sentido esse livro ser um marco na literatura LGBTQ+, é uma preciosidade que eu agradeço por ter lido.

O livro conta a história de Liza e Annie, duas meninas que iniciam uma amizade fofa que muda cada uma delas. Acompanhamos pelo ponto de vista de Liza como essa amizade evolui e acaba se tornando outra coisa. É um livro que retrata o amor de uma forma tão pura e real, apesar de toda a pressão social, injustiças e preconceito. Onde duas meninas se apaixonam e descobrem uma a outra e a si mesmas.

A autora narra a história de uma maneira simples, sem muito floreio, porém consegue trazer os sentimentos reais e dramas reais. Mostra como o novo assusta e ao mesmo tempo empolga, como é problemático ter que se esconder pra ser aceito e como as duas meninas, acima, de tudo buscam sempre apoio uma na outra e crescem em conjunto.
Vemos a personagem Liza lidar não só com as questões amorosas e as descoberta sobre si, como também enfrentando as injustiças na sua escola e como ela não aceita nenhuma delas. É uma personagem bem escrita, forte e decidida.

Foi emocionante ver tudo se desenrolando e triste ao mesmo tempo, ao pensar que desde quando esse livro foi escrito em 1982 até hoje, a sociedade ainda julga o amor e ataca os diferentes com tanta força. O mundo evolui muito devagar nesse quesito e precisa melhor muito, aprender que amor é amor, independente de quaisquer coisas.

Dito isso, volto a falar que esse livro me encantou do início ao fim, aquela leitura que deixa um quentinho no coração ao mesmo tempo que trás um de inquietação e faz refletir. Recomendadíssimo ??

Gi Santos 30/10/2023

É uma história tão simples em questão de enredo, mas tão complexa na trama e ao apresentar o amor entre duas meninas e seus desafios ao se descobrirem lésbicas. O livro é curto, de leitura rápida e a história é bem escrita para um livro desse tema, escrito na década de 80.

kathiz 29/12/2022

foi uma experiência
Eu estava procurando um livro curto pela ler antes do ano e bum, acabei me deparando com esse livro. Foi uma leitura muito boa, as protagonistas passam uma sensação de juventude mágica, é muito confortável e gostosinho. Até começar as partes com problemas sobre a sexualidade delas.
Confesso que fiquei extremamente desconfortável com as situações em que as colocaram e por isso não foi um livro 4 estrelas.
Esse livro me fez pensar e refletir muito sobre as pessoas e a sociedade atual em relação a sexualidade

MLuíza 18/05/2023

Annie em minha mente
Contrário ao que essa capa padrão Wattpad pode sugerir, esse livro é, como dito na sinopse, um clássico escrito em 1982 por Nancy Garden. Saber disso leva a entender que o contexto desse livro é diferente do atual, mesmo que, infelizmente, o atual continue muito distante do ideal mínimo, então se compreende melhor acontecimentos da história.

No começo o ritmo parecia muito rápido para mim, alguns acontecimentos me pareciam bestas, mas então o livro foi se desenvolvendo e é apaixonante, Nancy conseguiu alcançar sua intenção de entregar uma história que encanta, que é um meio de ajudar jovens a terem autoconhecimento, uma história com final feliz no meio de outras que sempre eram trágicas ao retratar LGBT.

Acompanhar Liza e Annie foi maravilhoso, fluído, apenas o final que senti uma falta de certa explicação de um acontecimento, mas isso seria algo imperceptível quando ele foi lançado e no final do livro tem uma entrevista com a autora em 2007 que é tocante. Nancy conta de um acontecimento que o livro foi banido, exemplares chegaram a ser queimados, mas contra isso houve uma aceitação imensa e pessoas que deixaram claro como foi uma leitura essencial para elas, então a história a parte da "vida" desse livro é linda.

Nancy morreu em 2014, dez anos após conseguir casar oficialmente com uma mulher com quem já tinha décadas de história e deixou um legado com esse livro delicado e delicioso.

P.S.: Essa capa precisa ser trocada urgentemente!

maria 25/01/2023

amo elas
esse livro me surpreendeu de todas as formas possíveis.
ele retrata assuntos importantes como homofobia, a dificuldade dos imigrantes em se estabelecer em um novo país (mesmo que eles já morassem a um tempo em ny) e a busca por perfeição da liza.
ele é um livro leve de ler, que você termina em um dia!!
esse livro tem que ser mais reconhecido

lou 11/03/2023

Não julguem um livro pela capa
Antes de começar a resenha devidamente, só queria esclarecer que eu mesmo, admito, estava receoso de começar esse livro por causa da capa. Não vou mentir, feia pra caramba, MAS o livro ótimo. Inclusive a ambientação dele é totalmente diferente dessa capa, não sei por quê colocaram ela assim, de fato não merecia. Tanto livro ruim com capa bonita e esse sofrendo o oposto.
Enfim dando minha opinião, é um livro bem calmo, simples mas reconfortante, além de muito bom. Fofo, personagens compreensíveis (nem todos, mas a maioria pelo menos) e muuito fluido. É claro que em alguns momentos eu fiquei tão nervoso que achava que não conseguia ler mais, mas acabava continuando porque não conseguia parar de pensar nele em qualquer coisa que eu fizesse fora do tempo de leitura.
No começo do livro, achei que o final seria horrível, porque ele é daqueles tipos que apresentam um pedaço do final pra que o começo e o meio fossem quase como "explicações". Mas não, o final foi bom mas de um modo que eu não percebesse que era final, porque aquela energia toda de "final feliz" foi explicada aos poucos por volta da segunda metade dele, dando um sinal de que o final definitivo fosse um pouco além do comum, mas eu como leitor senti que queria mais do romance e do encontro delas depois de tanto tempo, queria ter mais. Então acho que a função da autora foi cumprida?fazer com que o leitor quisesse mais depois de acabar (num bom sentido, óbvio). Valeu a pena, me surpreendi.

Eduarda Darros 28/03/2024

NÃO JULGUEM PELA CAPA (SÉRIO!!)
Sinceramente eu não esperava muita coisa do livro, justamente por ter julgado pela capa (quem nunca, né?). Mas logo nas primeiras páginas o livro me pegou de jeito.

Tem uma leitura muito leve e muito rápida, toda a trama flui bem natural e acho que não teria outra forma de representar melhor os sentimentos de quem faz parte da comunidade (principalmente para quem é lésbica).

Tudo foi muito bem representado: o amor que elas sentem, a curiosidade, o medo desse amor, o medo de contar ou de descobrirem, os sentimentos que aparecem depois da reação das pessoas e toooda a parte de aceitação?

Acho que é um livro muito importante, principalmente para quem está nessa fase de se aceitar, de ter medo e curiosidade. As duas, apesar de serem opostos, se completam e a autora consegue transpassar MUITO o amor que elas sentem uma pela outra para o leitor e fazer com que o leitor perceba que não tem nada de errado, apenas inocência e pureza no amor delas.

Além desses pontos, achei extremamente engraçado e curioso a rapidez em que Liza se apaixona por Annie. Ao meu ver, foi como amor a primeira vista mas sem saber que era amor e me senti muito bem representada pela fama de que mulheres se apaixonam rápido demais ??

O livro me deixou muito pensativa com o assunto e me fez querer saber mais e falar mais sobre (mesmo sendo assumida pra todo mundo que me conhece e que futuramente irei conhecer). Fiquei reflexiva em como a sociedade mudou e ao mesmo tempo não mudou, em como deveria ser na época do lançamento, em como o outro se importa TANTO com a sua vida e com quem você gosta/ama/dorme/beija.

Poderia falar horas e horas sobre todas as camadas desse livro, mas vou deixar apenas o meu conselho: LEIAM e se apaixonem por essas duas meninas e pela história, que apesar de rápida, envolve muito sentimento.