O corpo ideal é  o meu

O corpo ideal é o meu Natalia Moreno

Resenhas - O corpo ideal é o meu

Bi Faria 12/03/2024

| Resenha
Esse livro me emocionou profundamente, as lágrimas se libertaram junto ao julgamento por ser gorda e não estar em um 'padrão' de beleza que massacra. Me fez lembrar de momentos tristes em que minha autoestima foi lá no pé, em que meu corpo era só o que importava, e o quanto isso vem mudando. Essa leitura foi especial, de forma bem realista refletindo sobre nós mesmos e a nossa felicidade. É favorito de 2024!

Já conheço a escrita da autora e mais uma vez ela me conquistou, falar sobre peso e a gordofobia da sociedade é muito importante, está por todo lugar, no tamanho único, na atendente que fala não ter o seu tamanho antes mesmo de você abrir a boca, no bullying da escola nas piadinhas em família e o quanto sufocar isso é prejudicial. Ser gordo não é falta de saúde e cada um pode ter sua maneira de ser feliz, e aqui não há romantização a obesidade e sim uma vida feliz com seu próprio corpo.

Liz saiu de casa cedo e foi morar com a avó que sempre a apoiou, cursando faculdade e com a terapia em dia, até que se vê sozinha e mesmo assim segue sua vida junto ao Kito, um doguinho muito fofo.
Seu manequim é grande e está tudo bem, mas ao receber o convite da melhor amiga para ser madrinha do seu casamento e um cartão de um personal trainer para entrar no vestido, vale ressaltar horroroso, sua vida muda drasticamente.
Se sentindo mal e com um vestido que precisa caber, ela vai conhecer Caio e ele é quem vai ajudá-la a ter uma vida mais saudável e com atividade física.
Ele se encanta, mas impõe certas mudanças que são invasivas, o desconto na comida vem junto a mãe de Liz e a amiga que irá casar que só a enxergam por seu peso e isso pode ser prejudicial.
Perder peso deve ser com saúde e haver vontade, a relação com seu corpo deve ser de respeito com você mesmo. Há sentimentos entre Liz e Caio, mas primeiro ela precisa se conectar com quem ela realmente é.
A autora com uma escrita fluida traz uma história necessária sobre gordofobia, a sociedade e o que cada um sente com seu próprio corpo e como isso nos limita, de nos mostrarmos mais do que somente um 'peso'. Uma saúde saudável não deve ser relacionar em ser gordo ou não. Julgamentos não ajudam ninguém. Liz é linda e com Caio me ensinaram muito, traz um mix de sentimentos e reflexões.