Romances Completos

Romances Completos Graciliano Ramos

Resenhas - Romances Completos

Attalya 30/01/2024

Aceleração
Todos os romances começam devagar, chegam sem prometer nada, simples, avergonhados, despretensiosos. Se sua paciência lhe permitir vencer a metade da jornada, perceberá que a vagarosidade era na verdade uma ascensão de terreno íngreme para uma descida vertiginosa nas últimas páginas. Todos são assim, mas também não são equiparáveis uns aos outros. Caetés é marcado pela clara inexperiência do autor, não gostei, mas já ali é possível perceber as mesmas características que o autor evoluiria nos próximos. De Caetés para São Bernardo, o meu preferido pela temática, a evolução é gritante. Angústia é uma obra-prima, lembra Crime e Castigo, e não é recomendado para mentes aflitas. E de vidas secas não é preciso comentar.

Rodrigo Kimura 02/04/2024

Vai melhorando
O livro começa com Caetés, com personagens aleatórios que gera confusão, não gostei muito. Depois melhora com São Bernardo, lembrando um pouco de Dom Casmurro. Melhora mais com Angústia, descrevendo o fluxo de pensamentos do protagonista, lembrando um pouco o Raskolnikov de Crime e Castigo. Termina com o livro incrível Vidas Secas e a história da cachorrinha Baleia, muito triste, mas muito bom.

Leandro.Vini 09/03/2024

Edição perfeita.
Caetés foi uma leitura bem chata.
São Bernardo foi bom.
Angústia bom, mas muito lento.
Vidas secas foi bom.

jojo 06/05/2024

Vidas secas
Esse último romance do livro que tem 4 romances principais de Graciliano Ramos
Vidas secas é sobre a história de uma família de retirantes fugindo da seca.
Apesar de ser escrito em 1938 ainda assim a gente continua vendo acontecer a miséria, fome e desigualdades sociais..
Uma vida triste dessa família, não há como sofrer junto e se compadecer
O capítulo da cachorro baleia é de cortar o coração e chorar.
Todos deveriam ler esta obra para entender a vida no sertão, aa dificuldades e a luta por uma vida melhor.

"Tinha um coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça"