A próxima onda

A próxima onda Mustafa Suleyman...

Resenhas - A próxima onda

GABICHAVES 21/01/2024

Informativo e reflexivo, muito bom
É um livro para sabermos mais sobre relações sociais, do Estado e de segurança que envolvem a nova era da Inteligência Artificial e dos avanços da biotecnologia (mais foco na IA).
Acho muito leitura muito boa para quem quer ter essa visão dos impactos que podem causar, tanto do lado positivo quanto negativo. As vezes nos sentimos dentro de um filme, mas ele nos situa que as outras mudanças tecnológicas também pareciam filmes, e se tornaram realidade. Realmente estamos caminhando para uma nova era tecnológica e o livro nos ajuda a ter uma visão abrangente dela.

Jzari 30/03/2024

Simplesmente envolvente e na maneira acessível de entender.
É uma leitura interessante para quem quer entender as tendências e os desafios do mundo atual. O livro explora como a mudança tecnológica está transformando diversos setores e como as empresas estão se adaptando a essa nova era digital. Uma abordagem de temas como inteligência artificial, automação e o impacto dessas tecnologias na economia e na sociedade. O autor da obra desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e tornando-se umas das lideranças mundiais em pesquisa de IA.

Fernanda2219 27/04/2024

Inteligência Artificial
A próxima onda é um livro de leitura muito necessário para os nossos dias atuais, o livro é muito bom e vale muito a pena essa leitura, que traz tantas informações que precisamos. Com base neste livro, a inteligência artificial ela vem cada vez mais rápido subindo o nível das habilidades cognitivas que há algum tempo vem se falando e agora parece ainda mais pronta para chegar ao desempenho do nível humano em uma ampla variedade de tarefa nos próximos anos, O autor coloca uma preocupante e desafiadora perspectiva para o futuro da humanidade, e evidencia a evolução da ciência no mercado de trabalho, a liberdade do homem, e os Impactos socioeconômicos que para o autor produzem riscos tão profundos que serão capazes de perturbar ou mesmo destruir a ordem geopolítica atual, pois podem abrir caminho para ataques cibernéticos imensamente empoderados pela Inteligência Artificial, guerras automatizadas que podem devastar países, pandemia artificialmente criadas e o mundo sujeito a força inexplicáveis mas aparentemente onipotentes.
O autor ainda coloca que o livro é uma tentativa de reconhecer e iluminar os contornos da próxima onda, descobrir se a contenção é possível colocar as coisas em contexto histórico e ver o retrato mais amplo ao recuar um pouco do diálogo cotidiano sobre a tecnologia e ainda entender os processos que impulsionam a emergência da ciência e da tecnologia. O livro ainda destaca que a nossa espécie foi capaz de criar algo mais inteligente do que nós mesmos e que essa criação pode ser capaz de nos substituir e ainda nos compara na posição dos primatas.
Várias ondas levaram a humanidade a uma era de velas e carruagens para uma era de usinas de forças e estações espaciais, do fogo a eletricidade das ferramentas de pedras as máquinas operatrizes, dos hidrocarbonetos aos medicamentos, foi um longo processo no qual nossa espécie lentamente expandiu seu controle sobre os átomos
Então o grande desafio da tecnologia hoje é conter o poder que foi liberado assegurando que continue a servir a nós e ao planeta, no entanto esse desafio está prestes a aumentar de maneira decisiva, as próximas décadas serão definidas por uma convergência entre biologia e engenharia como a Inteligência Artificial a Biologia sintética está em uma trajetória nítida de custos em baixa e capacidade em alta. Por último, o livro destaca que nós humanos dominamos o ambiente por causa da nossa inteligência, por isso se segue que uma entidade mais inteligente poderia nos dominar. Bom, o livro traz grandes aprendizados, leia, vale muito a pena.