Ainda não sei o meu nome

Ainda não sei o meu nome Zuleide Lima

Resenhas - Ainda não sei o meu nome

JAssica.Leituras 29/02/2024

Achei incrível a criação do personagem Noé, desde a escolha do nome as descobertas que esse personagem nos traz. A trama se desenvolve, quando a personagem 547, uma jovem extraordinária começa a se questionar, por quê as pessoas danificadas não merecem uma segunda chance. Na busca por resposta, ela conhece Tander, um jovem ordinário que ajuda a personagem 547 na busca por respostas. A relação de 547 e Tander deixou um gostinho de quero mais. ??

A escrita da autora é fluida e a cada momento da história tem acontecimentos que nos prende a leitura, o que faz do livro uma ótima indicação para sair da ressaca literária.

Karine.Campos 09/12/2023

Amei
Zuleide tem a capacidade de nos fazer apaixonar por todas as suas histórias e por seus personagens... E, em ?Ainda não sei o meu nome? não seria diferente.
Sou grata por ser leitora beta da Zuleide por poder ter conhecido essa história ainda quando ela precisava de alguns retoques e poder voltar a ler o livro ele prontinho só me provou como incrível é essa história.
Obrigada Zu por continuar nos emocionando com seus personagens e histórias tão reais e fantásticas.
VanAbia.Maria 10/02/2024minha estante
Esse livro é muito bom

@livretoencantado 16/02/2024

Uma Distopia Nacional Eletrizante!
?Nunca poderemos retomar o controle se somos controlados por opção.?

Olá, Encantados! Todos bem?

?Ainda não sei o meu nome?, escrito pela @zuleide_lima_, é uma distopia romântica juvenil com abordagem de críticas sociais e requintes de ação, suspense, drama, pitadas de romance pra aquecer o nosso coração e altas reviravoltas!

Após uma grande inundação na Terra, resta apenas a Ilha de Gota, onde os sobreviventes se dividem entre extraordinários e ordinários, excluindo os chamados danificados.

Nessa Ilha, todos precisam seguir as condutas dispostas nas normas de convivência e são monitorados a todo momento pela IA Noé. No entanto, nem todos percebem as injustiças que estão sendo cometidas, e tudo o que era certeza de ?feito para o bem maior? passa a ser algo duvidoso para quem mantém os olhos abertos e a mente atenta e em alerta.

Eis que conhecemos a 547, uma jovem extraordinária ultra inteligente e determinada. Logo mais somos apresentados ao Tander, um jovem ordinário (o considero extraordinário também) que tem noção da distinção dos grupos, enquanto para a 547, tudo fora da redoma em que ela habita é um universo completamente desconhecido e excluído até ela vivenciar tudo ao lado de Tander e enxergar a realidade cruel como ela é.

Juntos eles irão nos proporcionar momentos de muita ação, angústia, companheirismo e aquele romance maroto. Amei acompanhar a evolução de cada um no decorrer da leitura, o crescimento deles é quase palpável! Orgulho desses dois juntos!

Enredo bem construído, personagens carismáticos, outros que nos rendem repulsa, mas faz parte. A escrita da autora é perspicaz, clara e cativante, nos entregando uma leitura instigante, misteriosa, eletrizante e que nos remete algumas reflexões sobre o mundo em que vivemos e como desejamos que o futuro seja.

Amei todo o rebuliço de sentimentos e sensações que a leitura me proporcionou, o ar de adrenalina pura me fez prender a respiração tamanha angústia em alguns momentos, em outros as lágrimas encheram meus olhos.

Amei conhecer a escrita da Zuleide e muito obrigada pela parceria! Sucesso pra ti!

Vida De Leitor 15/02/2024

??CONTEXTUALIZANDO
O enredo se passa na ilha de Gota, a única ilha restante na Terra após uma grande inundação. A ilha era comandada por uma inteligência artificial chamada Noé, com uma sociedade dividida entre extraordinários e ordinários onde as pessoas recebiam números ao invés de nomes.
Enquanto aqueles que possuiam um alto grau de inteligência, corpos e saúde perfeitos eram considerados extraordinários e viviam na parte alta da ilha, aprimorando suas habilidades e tendo boa qualidade de vida, os ordinários viviam na parte baixa da ilha sendo vigiados constantemente e sobrevivendo com recursos limitados.
Existia ainda uma outra categoria para enquadrar pessoas que adoeciam na ilha. Estes passavam a ser chamados de danificados e eram encaminhados para a morte, pois na ilha de Gota não deveria existir pessoas doentes, pois poderiam contaminar os outros.
Tudo começa a mudar quando 547, uma extraordinária, resolve pesquisar formas de curar os danificados e reintegrá-los a sociedade. Quando desce para a parte baixa da ilha usando outra identidade começa a se deparar com uma parte de Gota que até então era desconhecida de seus olhos. Em meio a isso ela acaba se apaixonando por Tander. E juntos os dois conseguem mudar o destino da humanidade que ainda restara na ilha.

? MINHAS IMPRESSÕES
Leitura curtinha e leve, com romance, conflitos e muita ação. Uma distopia bem construída que nos faz refletir como será a humanidade daqui a alguns anos e o custo de uma sociedade desigual para aqueles de camadas mais baixas da sociedade.
Enquanto atualmente o ritmo de nossas vidas parece ser ditado pela tecnologia, é interessante perceber o quanto que a Inteligência artificial tem um protagonismo marcate nessa distopia.

Rildo7 21/01/2024

Incrível do início ao fim
O livro é uma distopia ocorrida na chamada ?Ilha de Gota?, nesse futuro do livro as pessoas não recebem nomes e sim números e acabam sendo separadas após uma certa idade entre pessoas ordinárias e extraordinárias. ?
Pessoas que tivessem alguma questão que atrapalhasse no desenvolvimento da ilha eram chamadas de danificadas e essas eram eliminadas. ?
A Zuleide faz uma ótima crítica pra sociedade com a personagem 547 que após se deparar com um caso de um extraordinário danificado que ela estava criando uma paixão foi eliminado e uma garota ordinária que ela percebeu ser possível salvar essas pessoas, mas percebeu que nada era feito. ????
É aí que então a 547 decide se infiltrar entre os ordinários em busca de uma solução e acaba descobrindo algumas coisas que ela não imaginava. Nessa jornada ela conhece também o ordinário Tander e ele vai ser essencial pra ajudar ela nessa nova caminhada.
Então, aproveite pra ler esse nacional que está encantando várias pessoas e conta um pouco desse futuro com muita ação e romance.
GiuBeretta 23/01/2024minha estante
vii no seu insta ameiii

Manu 12/02/2024

Maravilhoso ?
Uma distopia romântica maravilhosa, com um enredo incrível. Leitura super fluida, que te prende do início ao fim. Um final surpreende. Recomendo muito a leitura ?

Elida Malheiros 08/12/2023

Você começa e não quer parar!
E se tudo que você tivesse em vida fosse um número?
Sem mãe, pai, amigos, ou qualquer tipo de vínculo?
Sua vida seria cronometrada, seus encontros seriam marcados através de um relógio e teriam hora para começar e para terminar. Você só comeria o que permitissem, e dormiria no horário combinado.
Tudo porque o poderoso Noé está de olho e sua vida pode ter um fim.

É exatamente assim na ilha de Gota, o cenário distópico dessa história.

547 é uma jovem extraordinária que sempre cumpriu as regras, mas no processo de suas funções percebe que algo no funcionamento da sociedade não está certo. Ela tenta alertar aos líderes pelos meios certos, mas ao perceber a ineficiência social, decide fazer algo arriscado... Investigar por conta própria a vida dos ordinários. E é na parte inferior da ilha que ela encontra respostas, principalmente em Tander, um ordinário que busca fazer um pouco de diferença.

O livro tem uma leitura fluida, e sob a percepção dos protagonistas, vamos descobrindo mais sobre essa sociedades e os perigos encobertos. Os personagens tem algumas palavras próprias, o que trás até uma pitada cômica aos diálogos, fazendo o leitor se sentir parte da narrativa e do desenvolvimento da obra. Vamos ter romance? A resposta é SIM, e ele não atrapalha a história, pra mim ele complementa as questões e fazem os personagens perceberem as diferenças sociais em que vivem, trazendo a inquietude pelas respostas que vão nos levar aos principais conflitos da distopia.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Zuleide, mas confesso que gostei muito, tanto que devorei a história em poucos dias. Sei que ela demorou anos pra escrever, mas acho que é um bom sinal que o livro é bom, certo?

Recomendo o livro de olhos fechados, tanto pra quem nunca leu o gênero, quanto pra quem gosta e quer uma leitura pra se envolver. Que tal mergulhar nessa realidade distópica?

Aline 17/12/2023

Ainda não sei o meu nome
Melhor leitura do ano

Em 'Ainda não sei o meu nome' a humanidade foi quase toda extinta após uma inundação de proporções mundiais e a população que sobreviveu se abrigou numa ilha chamada Gota. Lá eles são divididos em extraordinários e ordinários, e vivem separados na ilha. Eles sao liderados por Noé e uma 'Mader' que se comunica com todos.
Tudo é muito tecnológico e nossos protagonistas são cada um de uma parte da ilha, seus caminhos se cruzam qnd 547 decidi se arriscar a ver como os ordinários vivem para poder evoluir nas suas pesquisas para evitar que os danificados sejam eliminados... mas o mundo deles vai virar de cabeça pra baixo qnd descobrirem os segredos da ilha e das regras de Noé.
Tander e 547 formam um casal empolgante, inspirador, apaixonante... amei eles e o que mais chamou minha atenção foi a escolha da autora em colocar a personagem feminina como uma cientista super inteligente, daquelas que lutam por uma realidade melhor e que se permite sentir o que era proibido. E Tander com seus sentimentos, cuidados e luta para ajudar seus amigos e as pessoas que precisavam, mesmo se arriscando.

@zuleide_lima_ está de parabéns por toda criação e desenvolvimento da história como um todo. Amei. A narrativa muito envolvente, daquelas que deixa o leitor ligado até a última página.

Para quem gosta de distopias essa dica precisa ser aproveitada. A reflexão proposta é válida e dá até um medinho porque está próximo da nossa realidade com o aquecimento global, o aumento do nível dos mares, alagamentos e o poder da Inteligência artificial sobre os seres humanos. Enfim, vale muito a reflexão e o final da história no deixa com esperança, apesar de todos os riscos. Só leiam vocês não irão se arrepender.

Brendha.M.F. 23/02/2024

Muito bem bolado...
Uma ótima distopia, super criativa inovadora e com um mundo super diferente e bem criado. Me surpreendeu as referências "quase" bíblicas no final!

Angs 22/02/2024

Que livro meus amigos, que livro.
Um verdadeiro achado no exploda seu kindle.
Comecei de madrugada e li em menos de um dia, de tanto que a história me prendeu.

Luana de Andrade | @lidosdaluana 25/01/2024

O mundo em que vivemos não existe mais, uma grande inundação resultou na quase extinção da humanidade. Todos os sobreviventes vivem na Ilha de Gota, mas com uma separação, na parte alta da ilha vivem os extraordinários e na parte baixa os ordinários.
A tecnologia está muito avançada nessa nova sociedade, todos que vivem na ilha são identificados por números e não pelos nomes. Todos são liderados por Noé e Mader, que se comunicam com todos.
Enquanto os extraordinários recebem o melhor, os ordinários precisam aprender a sobreviver todos os dias.

547 vive na parte alta da ilha, uma jovem extraordinária e após presenciar a eliminação de um danificado, ela resolve se infiltrar na parte baixa da ilha para tentar entender e ajudar os ordinários.
Lá ela conhece o ordinário Tander e sua vida vira totalmente ao saber os segredos obscuros da parte baixa da ilha e sentimentos nunca sentidos antes.

Ainda Não Sei o Meu Nome é uma distopia incrível, fiquei presa na história desde o início e em muitos momentos me senti dentro do universo criado pela autora. Com a narrativa intercalada entre 547 e Tander vamos conhecendo detalhes importantíssimos de cada parte da ilha. Uma leitura fluida e totalmente envolvente e um final com aquele gostinho de quero mais!

Raysa.Targino 13/02/2024

Experiência incrível
Ainda não sei o meu nome é uma distopia romântica nacional onde teremos capítulos curtos, e uma narrativa dividida entre dois personagens, a 547 uma extraordinária e Tander um ordinário. Uma leitura que aborda a desigualdade social e a luta pela sobrevivência da raça humana.
Um enredo envolvente que prende do início ao fim, com personagens bem desenvolvidos, uma narrativa rica em detalhes, e um final com aquele gostinho de quero mais!!
Essa leitura foi uma experiência incrível, recomendo pra todos que gostam de uma distopia bem escrita, com uma crítica a sociedade.

Leituras da Pam 31/01/2024

Uma distopia romântica
"As pessoas sempre esperam que um líder trace um caminho pra que a vida seja mais fácil, mesmo que esse caminho esteja torto."

O novo livro de Zuleide Lima é uma obra empolgante, reflexiva e que resgata as melhores referências de distopia que temos. Durante a leitura, ao mesmo tempo em que nos envolvemos e mergulhamos no universo criado pela autora, encontramos sinais de clássicos queridinhos, como Admirável Mundo Novo, 1984, Laranja Mecânica.

O livro é do tipo page-turner, então já saiba que você não conseguirá largá-lo enquanto não chegar ao fim da história. Os capítulos alternam a narração, dando voz aos protagonistas da história: Tander e 547. Já adianto que gosto de histórias assim. Todos os elementos estão bem desenvolvidos e o desfecho apresenta a criação de uma alegoria bastante inteligente, arrematando todas as pontas da história.

E sobre o que trata o livro?

Depois de uma inundação, restam apenas alguns poucos sobreviventes na Terra, guiados/controlados por um líder que dividiu a sociedade em dois grupos: ordinários e extraordinários. Há um rígido esquema de vigilância para garantir que a sociedade funcione conforme as regras estabelecidas pelo grande salvador daquela região, a Ilha de Gota. As pessoas não são muito humanas, ou pelo menos não como nós entendemos sobre humanidade. Não recebem nomes, mas números de identificação; todos têm cotas de alimentos e bebidas sintéticas; não há família e a taxa de natalidade é rigorosamente controlada, sem contar que os relacionamentos não são amorosos, mas mecânicos apenas; não há espaço para individualidade nem para expressões que não sejam funcionais, práticas.
As pessoas que apresentam alguma deficiência física ou moral são consideradas danificadas e passam a representar uma grande ameaça a todos da comunidade.

Mas será que todos são assim? Será que isso conseguiria funcionar sem que o sistema fosse burlado? Será que uma pesssoa danificada não merece uma segunda chance? Será que o amor não poderia surgir em um ambiente assim?

Toda a história me fez pensar sobre nossa relação com a tecnologia e o nosso constante afastamento do valor afetivo real. Também refleti a respeito da importância de espaços subjetivos e das características identitárias próprias. E, por fim, sobre como depositamos nossa fé em líderes que muitas vezes manipulam nossas vidas tendo como propósito a nossa ignorância e admiração desmedida por eles.

Garanto que você gostará muito de ler AINDA NÃO SEI O MEU NOME.

Raiane.moraes 26/12/2023

Mais uma obra espetacular
"Nem sempre tomar a decisão certa fará quem você ama feliz."

Ainda não sei o seu nome

O livro aborda uma distopia, onde a humanidade está quase toda extinta após uma inundação, e os que sobreviveram abrigaram-se em uma ilha conhecida como Gota.
A uma divisão entre os sobreviventes, eles são separados como extraordinários, ordinários e danificados, e seguem as ordens de Noé, e uma Mader que tem o poder de se comunicar com todos da ilha.

Em uma ambientação extremamente tecnológica, tudo que eles fazem tem que ser programado, até mesmo encontros íntimos. A autora soube descrever perfeitamente essa distopia e prender a nossa atenção a cada capítulo.

Principalmente pelo fato dos protagonistas estarem cada um em uma ilha, quando o 547 decidi então que quer conhecer os ordinários mais a fundo, pois está desenvolvendo sua pesquisa. E com a missão de evitar que os danificados sejam descartados, porém o que ele não imagina é que irá descobrir segredos que irão bagunçar toda sua mente.

Um dos pontos que me deixou ainda mais apaixonada pela obra, foi o casal apaixonante que a autora criou, que foi Tander e 547. Eu amo quando pego um livro para ler e nele tem protagonistas femininas fortes, e destemidas, lutando por seus ideais sem temer. E isso foi incrível.

Essa foi a minha terceira experiência com a escrita da autora, e eu sou suspeita, pois acho uma das melhores autoras nacionais que já li.

Então, quem curte distopias será muito bem servido com o livro, Ainda não sei o seu nome.

VanAbia.Maria 10/02/2024

*Perfeito Para Quem Ama Distopias*
4,5?

Apesar de ter romance e da química entre os personagens o foco da história não é exatamente ele, mais sim as segundas chances. Será que realmente uma pessoa com limitações não merece viver ? Seria ela um peso humano ? Gosto da escrita da autora e é impossível não mergulhar nos seus enredos, além de que suas histórias sempre nos fazem refletir. Um romance futuristtíco para quem tem coragem de saber como será o futuro da humanidade.