O grimório dos destinos sombrios

O grimório dos destinos sombrios Marieke Nijkamp...

Resenhas - O grimório dos destinos sombrios

Mai 17/02/2024

É um livro com uma proposta diferente e que eu ainda não conhecia, são vários autores nos apresentando mais de 10 pontos de vista, não acreditei que daria certo, mas dui surpreendida com o resultado.

Nessa história dificilmente você vai se apegar a algum personagem, cada um só tem um capítulo de destaque e a sua devida importância, as pistas que são encontradas vão se interligando no decorrer das narrativas e só lá na frente é que você entende a relevância.

O livro sustenta o mistério quase até o final, confesso que eu tinha minhas desconfianças, mas não acertei quem era o(a) assassino(a), particularmente não me agradou a explicação no final, achei ela meio fraca e rasa, esperava mais nesse quesito.

Esperava também que os personagens se encontrassem conforme o dia seguia, mas só alguns se encontraram e tudo bem, porque isso era expectativa minha. Assim como a minha curiosidade de saber o que acontece com a história de cada um, deveria ter um capítulo só para me informar sobre o depois de cada personagem, mas era uma expectativa minha também.

No mais, é um livro bom, recomendo para quem quer ler algo diferente, me ganhou pela curiosidade, por ser cheio de representatividade e me fornecer magia de todas as formas possíveis e inimagináveis, embora na minha percepção tenha alguns furos na história.
Jucorujinha 19/02/2024minha estante
Ja quero ler. Resenha de milhões!

Mai 19/02/2024minha estante
obrigadaa

Lucas Carty | @panteaodehistorias 21/01/2024

Um livro diferente de qualquer outro!
É um desafio enorme fazer uma história escrita por 18 autores diferentes dar certo, mas fiquei impressionado de como o resultado final ficou INCRÍVEL!
Essa é uma dark academia fantástica e com magia que vai te servir tudo! Um mistério que te prende do começo ao fim, personagens super bem construídos e um cenário sombriamente aconchegante (daqueles que fazem você querer entrar no livro para conhecer pessoalmente, mesmo que seja um tanto assustador).
Porém, o ponto alto do livro é toda representatividade incluída nele.
Temos aqui autores e personagens de todas as formas. Indígenas, muçulmanos, não bináries, LGBTQIA+, PCDs, latinos, asiáticos, negros, entre outros.
Por isso eu ressalto o quanto esse livro é diferente.
Uma dark academia com muita magia e mistério, escrita por várias mãos e mentes, esbanjando representatividade é algo inédito para mim.
Extremamente necessária a leitura de um livro tão único e maravilhoso!
Luvale 22/01/2024minha estante
Aaaaaa, já amei depois dessa resenha. Esse livro tem tudo pra ser incrível, mas sempre fico com um pé atrás quando é feito por muita gente, geralmente não dá tão certo. Que bom que esse foi sucesso ??

Lucas Carty | @panteaodehistorias 26/01/2024minha estante
Certeza que você vai amar ele também ?

Patas.literarias 14/03/2024

Em alguns momentos, senti um pouco de dificuldade em me conectar com alguns personagens, mas acho que isso foi devido a quantidade de personagens principais e autores diferentes, com escritas diferentes.
Mas o livro é incrível, cheio de representatividade e inovador.

Luvale 04/03/2024

Essa leitura me surpreendeu, tanto pelo enredo quanto pelo formato. Um livro escrito por 18 autores renomados, onde cada um deles comanda um capítulo sob a perspectiva de um aluno em uma escola de magia, onde estão todos interligados para construir uma grande história de mistério e fantasia.

Conhecemos a grande Academia Galileu, uma escola viajante, que abriga os mais capazes alunos mágicos e que enquanto estava ancorada em Estocolmo, foi abalada por um crime. Todos são suspeitos, uma vez que o professor assassinado era uma pessoa terrível, cheia de segredos e com muitos inimigos. Em um período de 20 horas o mistério é investigado e solucionado, transitando por 18 pontos de vista que se conectam e se complementam. Personagens distintos, com magias incríveis e diferentes, com suas próprias perspectivas e motivos para serem suspeitos do crime ou para investigá-lo.

É uma narrativa muito interessante que conseguiu fazer dar certo a união de tanta gente em um mesmo projeto. Esses autores diversos conseguem trazer personagens das mais variadas vivências, o que deixou a história cheia de significado, com muita diversidade cultural, racial, personagens LGBTQIAP+, PCDs e muitos outros. Claro que com muitos estilos de escrita diferentes, alguns capítulos são mais chamativos e têm narrativas que me conquistaram mais, porém tudo é muito nivelado e não tem nenhum ponto de vista irrelevante ou chato. Alguns capítulos são contados através de entrevistas, transcrições, mensagens, o que deixou tudo ainda mais dinâmico. O mistério prende do início ao fim, com as pistas se acumulando e as suspeitas crescendo com o passar das páginas e, confesso que o final me surpreendeu, principalmente quanto ao culpado. Apesar disso, achei a finalização um pouco corrida e que pequenas coisinhas ficaram em aberto, podendo ser melhor desenvolvidas.

É um ótimo livro, rápido e fluido, onde cada personagem poderia facilmente ter sua própria história. Já estou de olho em vários autores que me chamaram a atenção aqui e amei a experiência de leitura.

Silas Jr 12/03/2024

Interessante
Não é um livro ruim, mas tbm não achei mil maravilhas. Os 18 autores gzuiiiiiis, confesso que teve momentos que pensei estar lendo outra história. Muito difícil fazer esse tanto de pontos de vistas. Tem uma premissa legal e uma conclusão boa.

@bookss505 18/03/2024

A renomada escola para jovens magos, a Acadêmia Galileu para Pessoas Extraordinárias, têm orgulho de, atualmente, celebrar todas as culturas e identidades. Quando o professor de História da Magia, Septimius Dropwort, um homem detestável e que não aprovava essa diversidade, é encontrado morto, todos os alunos são suspeitos.

Agora os alunos estão decididos, cada um por seus motivos particulares, a solucionarem esse mistério e descobrir quem está por trás de tudo. Muitas verdades serão reveladas nesse ínterim e os alunos vão descobrir que há muito mais escondido do que se imaginava.

Escrito por dezoito autories e mostrando dezoito pontos de vista, O Grimório dos Destinos Sombrios traz muita diversidade cultural e representatividade. Temos personagens de diversas culturas, pcds, não-binaries, trans e muito mais. Sem dúvidas um dos livros mais representativos que eu já li e isso foi incrível. Amei ver um pouquinho de cada aluno e confesso que tiveram uns que mereciam um livro só deles.

A ideia de mostrar tantos povs é bem bacana, mas acho que talvez se fosse menos personagens daria pro leitor de conectar melhor a história e aos que estivessem em destaque. Queria que eles tivessem interagido mais entre si, mas isso pouco aconteceu.

Gostei muito daideia desse livro e de toda representatividade e diversidade que ele traz consigo. A ideia é realmente muito boa e eu esperava que fosse algo mais aprofundado, mas tantas mudanças de pontos de vista acabaram ocupando muito espaço.

O livro mantém um suspense bem gostoso de ler e eu ficava cada capítulo mais intrigada por mais que tivesse algumas dúvidas a própria narrativa me despistava.

Recomendo esse livro para quem gosta de dark academia, suspense e leitura com muita representatividade. A experiência é realmente diferente de tudo que já li e vale a pena conferir essa história.

Thammyz 01/05/2024

Nao tenho nada de bom pra falar desse livro
Esse livro é uma coletânea de capítulos e personagens que nao agregam em nada na história. Com certeza uma das minhas piores experiências literárias.

Uma ideia até interessante de enredo mas uma pessima execução, é pessimo ler uma história sem se apegar em nada.

Muitos personagens que nao tinham profundidade, nao tem como se importar ou se envolver com a história deles. Não consegui ligar nem um pouco pro mistério do livro uma vez q os capítulos nao conectavam, pistas irrelevantes, nada para se apegar na história, ou manter o Interesse e a curiosidade.

Plot twist previsível, vilão de filme de sessão da tarde. Enfim, passaria uma vida listando o q achei de ruim na história mas quero seguir minha vida em frente.