O Bruxo do Cosme Velho

O Bruxo do Cosme Velho Machado de Assis

Resenhas - O Bruxo do Velho Cosme

Bruno Oliveira 13/01/2024

A CAPA É APELATIVA, TEM ATÉ UMA GRAÇA COM O TAL MACHADO, MAS É O NOSSO MACHADÃO, VÉIO!!
A coletânea O Bruxo do Cosme Velho: contos fantásticos, de horror, mistério e suspense da Cartola Editora, reúne vinte contos de Machado de Assis que versam sobre essas temáticas. No livro, há dois contos com duas versões diferentes. Essa escolha editorial é interessante para àqueles que querem comparar uma versão com a outra (sempre é bom ver o que o autor quis trabalhar em um para depois abandonar e adicionar algo novo; ver o processo criativo in loco é sempre bom!). Ler os outros contos assim tão parecidos, ou seja, com temas tão semelhantes, é uma experiência de percepção: todos os leitores perceberão certas manias do escritor, certos gostos; há muitos loucos no livro, gente perturbada mesmo, a loucura, assim como os homens ciumentos, proliferam por muitas páginas. Aliás, alguns contos se assemelham a embriões de romance, dada a sua longa extensão. Há também muitas notas de rodapé no livro (são mais de quatrocentas!). Vê-las assim, na mesma página, é bom, facilita a leitura, porém, há muitas notas repetitivas, algumas até desnecessárias, que mais atrapalham do que ajudam. Ainda assim, o livro é ótimo! O conto Pai contra mãe é um aperto na alma (e o melhor de todo o livro).
Elvis 13/01/2024minha estante
Pai contra Mãe é o melhor conto que ja li

Bruno Oliveira 14/01/2024minha estante
Né? Ele dói de tão bom que é, amigo Elvis.