Declínio de um Homem

Declínio de um Homem Junji Ito

Resenhas - Declínio de um Homem

Eduardo Rockwell 07/01/2024

O DECLÍNIO DE UM PALERMA E SUAS ESCOLHAS IMBECÍS
Sempre tive uma curiosidade acima do normal sobre essa adaptação do Junji Ito, via as pessoas falando sobre o quão triste ela era e fiquei mega empolgado quando a JBC anunciou o lançamento no Brasil.

Na minha cabeça a história abrangia os tópicos guerra, pobreza, família, fome e mortes em decorrência disso...

Mas eu estava MUITO enganado.

O que temos aqui é uma história decadente sobre saúde mental e distorções sociais DE UMA PESSOA INCRÍVELMENTE MEDÍOCRE.

Não saberia pôr em palavras o ódio que senti por entre essas páginas. Comecei até sentindo pena do protagonista, Yozo, e toda a situação de abuso que parecia lhe perseguir, mas no decorrer da caminhada ele foi se tornando um lixo.

Suas atitudes começaram a fazer muito mal a todas as pessoas que se aproximavam dele, muitas delas inocentes e que só desejavam lhe ajudar de alguma forma. Enquanto que as que só queriam o seu mal, ou claramente lhe faziam mal, pareciam ganhar pontos com ele por isso.

Sem falar que todas as mortes me causaram uma ANGÚSTIA TERRÍVEL.

(Spoiler apenas nesse parágrafo): A morte da Yoshiko e da Hiroko, uma seguida da outra, foi a gota d'água pra mim. A forma como ele mal se importou ou foi ajudar a Yoshiko, SUA ESPOSA, me causou náuseas, e a maneira como a Hiroko acabou arruinando seus negócios (e perdendo a vida) por conta do vício desse idiota, me causou repulsa.
"Ela era minha alma gêmea" VAI TE CATAR! Ele mesmo assumiu que usava um modus operandi só pra extorquir a coitada!

No final, eu só queria que ele pagasse por tudo o que fez (e ele até paga, mas estranhamente não me senti bem por isso).

Dizem que o escritor dessa história, Osamu Dazai, na verdade colocou muito de si aqui, e essa obra foi como uma "biografia de sua vida e de seu próprio fim" antes do suicíd...

Inclusive, há uma surpresa final sobre isso... No começo do "1º grilhão" temos uma cena que não se encaixa com a história do Yozo, mas que vai fazer um sentido TERRÍVEL E AMARGO quando você terminar a obra e voltar a essa cena específica... (Não se esqueça de voltar)

A arte do Junji está MARAVILHOSA, e pra ele eu daria todas as estrelas possíveis, mas sobre a história... Não sei o que pensar, EU ODIEI TODAS AS ESCOLHAS DO YOZO (que seria o próprio Osamu Dazai), e só sinto ódio e nojo por ele.

Dei cinco estrelas porque não é de um todo ruim, apenas não é uma história correta, a ser seguida, ou que causa algo bom. Sem falar que é bem adulta.

"Ain mas é sobre saúde mental", "Ain que é sobre a fobia social", "Ain que não sei o quê", ACORDA! Nada nessa história te ensina nada! (Talvez a tentar ser uma pessoa BEM DIFERENTE do protagonista).

PRA MIM, ele não usou o bom humor pra tentar disfarçar sua profunda tristeza, ele usou disso pra tentar afeiçoar as pessoas a ele, mas acabou destruindo a vida delas. Minha visão.

E tem mais, porque todas as mulheres dessa história (ditas como a causa do tal declínio desse palerma) conseguiram ser assim tão burras? Pelo amor dos deuses! Fico feliz em saber que isso não é mais algo aceitável no meio feminino, dado que é uma história de 1948 pra trás. (E outra, não caí nesse papinho de que "ai, todas as mulheres me querem porque sou irresistível..." UHUM, TÁ!)

De qualquer forma, o mangá tá caro, se tiver que ler, faça isso e tire suas próprias conclusões. Até mais.

Giovanni.Cardozo 04/03/2024

Destruidor e inesquecível
Adaptar um classico da literatura nunca é facil, ainda mais se estamos falando de uma obra tão intensa e densa como a de Osamu Dazai. Junji Ito, porém, supera todas as espectativas neste mangá ao não só adaptar mas adicionar novos elementos que enriquecem a narrativa.

Primeiramente, a arte de Ito neste volume é primorosa. Todas as páginas parecem terem tido a mesma atenção e cuidado nos detalhes. Destaque também para como o autor consegue, através do traço e da quadrinização, nos passar um sentimento muito especifico que se encaixa perfeitamente na situação narrada. Temos trechos em que uma página dupla significa um respiro de ar fresco na vida do protagonista, enquanto que, em outro, pode significar o próprio inferno.

Sobre a narrativa acredito que só tenho elogios também. Junji Ito foca nas coisas certas a serem exploradas enquanto que se mantém fiel à obra original. Mais para o final do mangá Ito toma uma liberdade criativa que engrandeçe ainda mais o livro e as temáticas nele.

Por fim, na minha opinião, esse é o melhor trabalho que eu li do Junji Ito. Por mais que seja uma adaptação, a condução narrativa e algumas das soluções que ele tras para a historia são memoráveis. A história é pesada e por vezes bem pertubadora porém acredito que, para quem é fã de Junji Ito, esse volume é recomendadissimo.

nanaths 12/03/2024

Tudo passa.
Eu nunca mais fui a mesma pessoa desde que li "Declínio de um Homem", essa obra me tocou em aspectos muito profundos, tal qual Yozo e Dazai se identificam. Ler a adaptação do Junji Ito foi como ler a obra novamente pela primeira vez e isso é um presente divino. Nunca vou me cansar de No Longer Human.

Igor.Banin 21/03/2024

Boa adaptação de um livro que li faz tempo. Demorei muito a engrenar com a narrativa, mas o final é bem satisfatório.

Milla Maia 14/01/2024

Horror visceral e a degradação de um homem mesquinho
A obra, pelas mãos do Junji Ito, não poderia ser mais densa e impregnada pelo horror que lhe é característico.
O texto original, do Osamu Dazai, suscita o que há de pior no leitor, deixando pouco espaço para empatia.

vamp_nanaâ 17/01/2024

Até hoje, eu sempre pensei que a sociedade fosse rígida e impiedosa, mas talvez a "sociedade" que eu temia seja apenas um único indivíduo.

Robremir 21/01/2024

Lembre-se que é adaptação
Li algumas resenhas deste manga como se fosse o livro do Dazai. É preciso lembrar que o mesmo é uma adaptação, escrita pelo mestre do terror, que deixou sim a obra com a sua cara e estilo. Por mais que tenha sido fiel aos acontecimentos do livro, algumas diferenças existem entre os dois, e é fantástico por isso.

Não achei o Yozo um protagonista ruim. Vi muita gente reclamando do egoísmo do mesmo e de como ele foi mimado e irresponsável. Não concordo 100% com isto. Acho que Yozo tem seus momentos de irresponsabilidade, insensatez, mas em grande parte devido aos vícios e a solidão. Ele se sentia sozinho desde o início, e abusado. Foi quebrado quando criança e manteve-se assim até o final. São pocas as chances na vida de alguém quebrado para poder se consertar.

Achei a história muito boa, os desenhos espetaculares, o final excelente. Sim, eu indico este mangá.
Mas ele é +18 pois tem algo inédito na obra do Junji Ito para mim: muitas cenas de nudez e sexo.

unknown 13/04/2024

O declino de um homem
Não tem frase melhor pra definir esse livro . Esse livro mudou minha vida, são tantas escolhas e coisas tristes que acontecem na história que me fizeram refletir como tenho que correr longe de certas coisas , retrato como a vida é dura e que tudo que o nosso protagonista faz a obra inteira é sofrer , ele já teve um momento de felicidade, se entregou a bebida , as drogas e quando finalmente foi curado foi entregado ao abuso denovo como tinha sido na infância, livro muito pesado não leiam se não estiverem com a cabeça boa .Mesmo assim uma das melhores obras que já li ,comecei e não queria mais parar de ler ,surreal e a arte impecável retrata exatamente a ansiedade a depressão e a dor que o protagonista sente . Nota máxima.

Renato420 14/05/2024

Uma pessoa sempre sofre com seus pecados...
Esta obra de Junji Ito é uma reinterpretação da obra de Osamu Dazai.
Este livro junta a obra de Osamu com toques de terror que só o Junji Ito consegue fazer, se tornando algo incrível.
Ele não precisou tornar nada sobrenatural para causar horror a quem lê, a própria vida do protagonista é comparável a um filme de terror.
Uma obra simplesmente incrível! Com certeza será minha primeira recomendação para quem quiser começar a ler obras do Junji Ito.

Mii 20/05/2024

O título faz jus a obra
O declínio de um homem é sem dúvidas uma das obras mais interessantes que já li. A adaptação do Junji só enriqueceu ainda mais a obra na minha opinião. A história gira em torno do nosso protagonista que constantemente é refém das mazelas do cotidiano. Por ter uma infância mal assistida, se tornou um adulto com diversos problemas (dentre eles o vício). Eu recomendo a leitura.