Uma breve história da terra

Uma breve história da terra Andrew H. Knoll

Resenhas - Uma breve história da terra

Pedro.Tolipan 28/04/2024

Bom, muito bom
Ciências da Terra, de maneira geral, não são muito acessíveis ou presentes para o público leigo. Seus processos, resultados e fenômenos são conhecidos fora do Brasil (terremotos, vulcanismo) e são muitas vezes vistos como tragédia. O desfrutar da geodiversidade, por essas pessoas, muitas vezes se dá apenas pela paisagem.

Neste contexto o livro do Knoll cai como uma luva como um livro rápido, fácil e acessível de comunicação das geociências. A leitura é envolvente e bastante dinâmica, sempre havendo boas explicações e detalhamentos do assunto. Para um apaixonado ou alguém que gostaria de conhecer mais dessas áreas, é uma mão na roda, ainda mais para uma leitura rápida.

Acredito que o principal defeito do livro é a falta de algumas ilustrações de ciclos geoquímicos, necessários às explicações do livro em alguns momentos. Além disso, achei o livro muito curto e rápido, nos dias de hoje, isso o torna bastante prático, mas acredito que poderia haver mais um aprofundamento, mais exemplos e detalhes. Essa falha não é do livro em si, mas deixa com a sensação, dada a escrita, que poderia ter se falado mais. Contudo é uma "breve" história da terra, ele se compromete ao que propõe.

Acredito e espero que a quem se interessar pelo passado de nosso planeta, aproveite e leia este livro.

Paulo 29/12/2023

Incrível
Adorei a sequência lógica, a divisão dos capítulos, como os dados foram apresentados, perfeito! A Terra é um ambiente dinâmico e fascinante.