Viver com ousadia

Viver com ousadia Luana Marques

Resenhas - Viver com ousadia

Erika Santos 09/03/2024

Gostei da leitura e de como a autora compartilha suas vivências e quais ferramentas ela usa e ensina aos seus pacientes.

Elaine 27/03/2024

Amei essa leitura! Super indico! Grandes aprendizados, exercícios, leitura fácil. Sou apaixonada por tema sobre a psicologia.

Carla.Parreira 27/04/2024

Viver com Ousadia (Luana Marques). Melhores trechos: "...Lembre-se: a reatividade é uma resposta biológica a ameaças (ou ao que causa emoções intensas que queremos aplacar rapidamente), mas isso não significa que não cause problemas para nós. Mas não me entenda mal: soltar um pouco de vapor de vez em quando não tem problema algum – como desabafar com um amigo sobre um dia péssimo ou fazer exercícios mais intensos para queimar o excesso de energia. Só que a reatividade não ajuda quando cria tensão nos relacionamentos em casa e no trabalho... A habilidade de regulação emocional pode ser aprendida em qualquer momento da vida... As emoções são poderosas e, em geral, a maneira mais rápida de reduzir a intensidade delas é pela evitação. Esse tipo de comportamento automático é o que os psicólogos chamam de comportamento emocional. Os comportamentos emocionais refletem diretamente nosso estado emocional a cada momento. Em outras palavras, quando está nervosa ou estressada, a pessoa pode fazer algo de que se arrependerá mais tarde, só para se sentir melhor depressa. Quando agimos com base nas emoções, não ativamos o cérebro pensante, e isso pode nos levar a beber mais do que planejávamos, comer em excesso, negligenciar nossas responsabilidades e até ser infiéis com as pessoas que amamos. Algumas dessas ações talvez não pareçam problemáticas no momento, mas podem ter consequências a longo prazo. Os padrões de comportamento impulsivo e reativo estão associados a uso de drogas, ganho de peso, perda de emprego, divórcio, crise financeira e delinquência... Agimos com base em como nos sentimos, não no que valorizamos. E é por isso que os comportamentos emocionais são problemáticos na hora de ter uma vida alinhada com nossos valores: eles nos impedem de avançar rumo ao que é mais importante para nós. Costumo chamar os comportamentos emocionais de abordagem do extintor de incêndio. Claro, podemos extinguir o incêndio mais próximo, mas também podemos perder a oportunidade de salvar o que é mais importante... O valor comprometido é exclusivo meu, da minha visão de mundo, mas o princípio subjacente é universal para todos nós. Por exemplo, se você se preocupa muito com o sucesso mas está num emprego onde tem mau desempenho constante ou precisa fazer tarefas que o frustram ou subutilizam, é provável que você se estresse na vida profissional. Do mesmo modo, se dá importância à justiça mas está numa situação totalmente injusta, as emoções serão fortes. Aqui, as emoções não são o problema, pois nos indicam que algo não vai bem; no caso, seu valor está sendo comprometido. Mas, se começar a usar essa dor como ponto de reflexão, você verá que as emoções tenderão a se reduzir um pouquinho e você será capaz de identificar o valor por trás dos sentimentos dolorosos, como aconteceu comigo. Mas não vou mentir: sondar momentos dolorosos dói. De um jeito estranho, penso nisso como cirurgia emocional. Sim, poderíamos tomar um analgésico para a dor sumir, mas isso realmente resolve a causa básica ou só ameniza o sintoma? Também vale notar que, embora esses sentimentos e lembranças provoquem emoções desagradáveis, meu treinamento clínico me ensinou que, no mínimo, as emoções podem ser vistas com desapego, do mesmo jeito que nos treinamos para ver os pensamentos como se apenas passassem diante de nós. Você pode observar suas emoções de forma objetiva sem ser arrebatado por elas. Não digo isso para minimizar o que você sente, só para lhe dar coragem para sentir suas emoções sem hesitar – e, com isso, descobrir o que é mais importante para você... Identificar um valor e visualizar uma nova realidade em que esse valor seja plenamente adotado são os primeiros passos para Alinhar, mas só isso não muda o jogo. Precisamos traduzir os valores em ações! Talvez você esteja pensando: Tudo bem, tenho uma visão ousada, mas não faço ideia de como começar... então por que me daria ao trabalho? Quais são as chances de dar certo? Bem-vindo à festa da dissonância! Como já sabemos, o cérebro não gosta quando duas coisas não combinam (nesse caso, sua visão e a realidade). Isso acontece com todos nós, principalmente quando decidimos lutar contra o medo e a insegurança. Afinal de contas, para ter uma vida baseada em valores, é preciso se acostumar a ficar 'confortavelmente desconfortável'. Quando sentimos desconforto, o cérebro começa a entrar em pânico e tenta nos levar à evitação. Mas não tema: vamos usar a ciência comportamental para formular um plano claro e prático. Com isso, pegaremos sua paisagem interna e a tornaremos externa... Descobri que é mais útil pensar em quatro coisas na criação das etapas de um plano ousado: 1. Está alinhado? (o porquê) 2. É específico? (o quê) 3. É factível? (o como) 4. Está agendado? (o quando) Essas perguntas ajudam a chegar a uma etapa viável. As etapas viáveis auxiliam você a se orientar na vida com um plano alinhado aos seus valores, para você não se desviar (como fiz) e acabar se concentrando apenas no resultado (metas), e não em por que está fazendo as coisas (valor)... Assim, aqui estou eu escrevendo este livro porque, 30 anos atrás, uma leitora entusiasmada deu à neta seu livro favorito, e esse livro ensinou aquela criança a ver o mundo de um jeito completamente diferente. Uma das citações mais famosas do livro (e uma das minhas favoritas) é: 'Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.' Sempre que enfrento um obstáculo no caminho ou sempre que sinto medo, ansiedade ou tristeza, repito para mim essa citação. Assim como insisto que você fale consigo mesmo como se falasse com seu melhor amigo, também treinei falar comigo como minha avó falava. Sempre que a evitação bate à porta, ainda ponho essa citação para tocar no toca-fitas da mente... Mas ter uma vida ousada não é ter uma vida sem pensamentos negativos ou distorcidos! É investir tempo para aprender a mudar esses pensamentos, Modificar seu ponto de vista várias e várias vezes e falar consigo mesmo com compaixão, como se você fosse seu melhor amigo..."

Junior.Silva 31/12/2023

Bom livro.
Esse é o livro de estreia da autora que tem uma trajetória profissional impressionante, sainda de Minas Gerais e se tornando referência em Psicologia na Escola de Medicina de Harvard.

O livro vai te oferecer ferramentas úteis para identificar as causas das suas evitações e ferramentas para que você consiga superá-las, e não mais viver com a frustração de uma vida empacada pelo medo e insegurança.

É um manual muito útil, mas pode ficar cansativo no decorrer da leitura. Alguns capítulos são pouco objetivos, e muitas vezes não entregam aquilo que o título do capítulo promete, então fica com a sensação de que ele acaba de forma incompleta.

Mas sem dúvidas vale a pena a leitura e talvez até uma releitura nos próximos anos.

Margo_livros 21/02/2024

Segredos da mente
Em Viver com Ousadia, lançamento literário de Laura Marques, tem-se os estudos da autora, bem como a vivência clínica na labuta para desenvolver um método funcional quando se fala de ansiedade e transformar sua vida. ??

Através de uma jornada embasada na Psicologia Clínica, Marques desvenda o Ciclo PEC, uma ferramenta poderosa contra os pensamentos automáticos que nos paralisam.

Resenha completa no blog ?

Luiza3248 05/04/2024

"Seja água e não pedra"
"Viver com Ousadia" de Luana Marques é um livro que traz bastante dados e estudos científicos a respeito do comportamento de "evitação". Comportamento esse que nos paralisa e nos impede de alcançar nossos sonhos.

Sinto que esse livro é rico em informações, bem embasado, traz evidências científicas a respeito de todos os conceitos abordados. É um ótimo livro pra quem é curioso em relação à mudança de comportamento. Além disso, traz experiências reais da autora e de seus clientes que ajudam a elucidar as formas de evitação e maneiras de lidar e lutar contra ela em nosso dia a dia.

Gostei muito do papel da avó de Luana, bastante citada pela autora. Por meio do senso comum, a "personagem" mostra verdades que deveríamos implementar na nossa vida a fim de fazê-la mais leve e feliz.

O livro trouxe muitas reflexões sobre como lidamos com situações difíceis e como podemos mudar e lidar de um jeito mais produtivo. Recordo-me da modificação do pensamento, a ação oposta e a importância dada aos nossos valores, que serve como uma bússola na nossa trajetória e para guiar nossas escolhas.

No entanto, senti que o livro vai se tornando um pouco cansativo e repetitivo acerca do conceito de "evitação". Acredito que a autora tenha se preocupado bastante em trazer o lado científico da coisa, e deixou a desejar na didática, talvez.

Por fim, é um livro bom e que traz reflexões sobre como podemos sabotar a nossa felicidade evitando a mudança ou até mesmo não acreditando que somos merecedores de algo melhor.

Wellington.Pimente 09/05/2024

Método para enfrentar ansiedade.
No livro "Viver com Ousadia: Uma abordagem científica para reprogramar a maneira como você lida com o desconforto e o estresse", da autora Luana Marques, acompanhamos o relato da sua própria experiência pessoal como psicóloga por Harvard , até aos seus atendimentos clínicos nos EUA por vários anos. Ela elabora uma metodologia para que a ansiedade não atrapalhe e/ou arruine a vida de quem a sofre, mostrando a melhor forma de lidarmos com a questão e como ajudou muitos clientes, familiares e a própria Dra. Luana.

A obra é bem elucidativa no que propõem, explorando aspectos de como lidar com as emoções desconfortáveis e como transformar o desconforto sentido em oportunidades direcionadas ao crescimento pessoal.
Discute os efeitos do estresse na vida cotidiana e são apresentadas estratégias para lidar com o estresse de maneira saudável e eficaz.
Buscando construir uma reprogramação mental, a Dra. Luana apresenta técnicas e exercícios para reprogramar a maneira como pensamos e lidamos com situações desafiadoras, promovendo uma mentalidade mais positiva e resiliente.

O livro incentiva ao autoconhecimento, levando a reflexão sobre si mesmo em pontos essenciais e ajudando o leitor a identificar padrões de pensamento e comportamento que possam estar contribuindo para o desconforto e o estresse. Assim como são discutidas práticas e hábitos de autocuidado que podem auxiliar na redução da ansiedade e no aumento do bem-estar emocional.

O livro oferece uma abordagem científica e prática para ajudar as pessoas a lidarem com o desconforto e o estresse gerado pela ansiedade e assim promover uma vida mais equilibrada e saudável para quem esteja disposto a colocar em prática seu método.