Em algum lugar lá fora

Resenhas - Em algum lugar lá fora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

LeonardoGS89 29/12/2023

Emocionante
Em Algum lugar lá fora é um romance histórico que retrata a vida de quatro pessoas escravizadas em uma fazenda, do qual não é citada a localização, o autor, Jabari Asim, usa uma linguagem poética e envolvente para narrar as histórias de amor, dor, esperança e resistência desses personagens, que são chamados de Sequestrados pelos seus opressores, os Ladrões. Não tem como não se encantar pelos personagens, desde os protagonistas até os secundários, entretanto, há personagens que são extremamente detestáveis, inclusive alguns dos sequestrados como o caso de Cupido, Clandence e Ben, os personagens são bem construídos e complexos, e o autor consegue criar empatia e identificação com os Sequestrados, ao mesmo tempo em que desperta repulsa e indignação pelos Ladrões.
O livro mostra as atrocidades cometidas contra os Sequestrados, mas também revela a sua humanidade e a sua capacidade de sonhar com um lugar melhor, lá fora.
O livro tem momentos de muita tensão e apreensão, inclusive logo no início já deparamos com uma cena bem forte, mas também de ternura e beleza. É uma obra que nos faz refletir sobre a história, a sociedade e a humanidade, se trata de uma obra de ficção, mas baseada em fatos históricos e em pesquisas do autor sobre a escravidão nos Estados Unidos. O autor usa termos como Sequestrados e Ladrões para expressar a visão dos escravizados sobre a sua condição e a dos seus algozes, e também para denunciar a injustiça e a violência do sistema escravista. O livro é uma crítica social e uma homenagem aos que lutaram pela liberdade e pela dignidade humana.

Rodolfo 10/11/2023

Leituras abordando o período de escravidão nunca são fáceis, seja ambientado em qualquer parte do mundo.
Nesse livro acompanhamos a história de um grupo de escravos de uma fazenda no sul dos Estados Unidos.
Tratando das condições imagináveis em que os Sequestrados (escravos) eram tratados pelos Ladrões (donos das fazendas), somente por um único motivo: a cor da pele. Motivo esse que permitia aos escravos serem tratados como mercadoria ou até mesmo como animais.
Alguns recursos utilizados pelo autor soaram bem interessantes, como os diálogos: quando a conversa era entre os escravos, a escrita era correta, mas quando era entre escravos e "sinhô" tinha toda a ausência de estudo e aprendizado da língua presente, mostrando que a comunicação também é característica de um povo.
O fato de os capítulos serem alternados entre os personagens também serviram para mostrar diversos ponto de vista referente a uma mesma situação.
Uma leitura difícil e em algumas partes pesada, mas sem dúvida necessária decido a importância de nunca esquecer dos erros do passado.
Mônica 06/12/2023minha estante
Acabei de ler!!! Que leitura pesada!!! Mas, extremamente necessária!!! Achei o livro muito bom, mas não é qualquer um que coseguirá digerí-lo?

Rodolfo 06/12/2023minha estante
Sim, concordo com vc, é uma ótima leitura, mas com algumas partes pesadas mesmo.

Gisele567 12/11/2023

Em algum lugar lá fora
Na obra Em algum lugar lá fora, conta a história de escravos, como o próprio texto expõe, sequestrados, e de seus sequestradores e ladrões, faz um apanhado nas engrenagens da máquina colonial, nas feridas criadas por elas que se estendem ao mundo atual.

Wanessa_Gabriela 19/12/2023

Todos têm alma, tudo tem alma!
Difícil ler que pessoas não são consideradas como tal. Que sequer possuem alma, ou o simples entendimento da vida.
Por outro lado, que maravilhoso ler que tudo tem alma! Que Sequestrados sabem se comunicar de forma a parecer q são os estúpidos que os Ladrões acham que eles são, os deixando achar que sabem de tudo! Que as pessoas podem mudar seu ponto de vista diante da possibilidade de realidades mais favoráveis!
Diferentemente de outros livros que li com a mesma temática (Underground Railroad e A dança da água), esse livro me trouxe uma perspectiva diferente dessa luta pela liberdade. Achei bonito, apesar da realidade dura e triste. Nada foi fantasioso ou mágico, mas simples e crível! Mesmo quando há apelo ao ?sobrenatural?, não fica surreal. A forma como tudo foi construído praquele momento foi satisfatória.
Amei as personagens, suas nuances, suas habilidades individuais, seus nomes?
Mais um que a TAG acerta em cheio!

Bru 03/03/2024

Reimaginando a Escravidão
A obra "Em Algum Lugar Lá Fora", escrita por Jabari Asim, destaca-se ao abordar a temática da escravidão de forma diferente, escapando dos clichês e apresentando uma variedade de personagens com suas próprias histórias, trajetórias e emoções. Embora contenha cenas fortes, sua narrativa fluida cativa o leitor desde as primeiras páginas, tornando a leitura acessível e envolvente.

Candido Neto 03/12/2023

Não tem suavidade.
A esperança está em algum lugar lá fora. A liberdade está em algum lugar lá fora. Eu li Em algum lugar lá fora, e fiquei bastante impactado.

Do lado mais crítico ouço as vozes em minha cabeça elogiando o trabalho de escrita cuidadosa e sem exageros, quase objetiva demais. Do lado afetivo, as vozes se empolgam com a sensibilidade e com a brutalidade que nos faz querer afagar os Sequestrados.

Negros escravizados são chamados de Sequestrados, todo o resto do mundo é feito por Ladrões.

O livro é curto (poderia ter 900 páginas, mas não tem). Primeira obra do autor a ser traduzida no Brasil. Tomara que seja bem acolhido, precisamos ler tudo o que ele escreveu.

taisbellini 18/12/2023

Dinâmico e forte
O livro tem uma temática corriqueira da literatura, porém escrito sob um ótica diferente. Sob os termos ?Sequestrados? e ?Ladrões? os personagens (todos Sequestrados) contam suas perspectivas acerca dos acontecimentos nas fazendas onde trabalham e suas histórias de vida. Em alguns momentos, achei a narrativa monótona, mas do meio pro final não consegui parar de ler.

Erica.Barone 26/10/2023

Esperava mais, sob a roupagem de uma distopia, o livro gira em torno das atrocidades que eram cometidas contra pessoas escravizadas, mas sem muita originalidade. Na minha opinião, também o recurso de utilizar múltiplos narradores não contribuiu para a fluência da história.

Josana.Baltazar 08/12/2023

Em algum lugar lá fora.
Este livro está entre os meus favoritos desse ano. Como pode uma história wue retrata toda violência da escravidão, nos encantar ao invés de entristecer. Personagens bem definidos por cada característica pessoal tendo em comum a dor de terem suas vidas "sequestradas" . A desconfiança, o medo, a superação a fé. Encantador. Vale muito a pena ser lido.

Eliza.Beth 24/02/2024

Sequestrados e Ladrões
Uma história sobre escravidão contada pelo ponto de vistas dos escravizados.
Um coisa muito interessante é que o autor usa os termos sequestrados e ladrões, o que eu achei imediatamente genial.

Devido ao tema, o livro contém muitas cenas fortes de violência.
Existem vários personagens contando a história: todos sequestrados. E foi interessante como o autor conseguiu dar vozes diferentes a cada um. De fato você sente que existem várias vozes contando aquela história.
Existe um personagem em especial que dá um toque celestial à história e seu caminho e fim ainda me perturba.

Tem um questão com religiosidade também. Sobre cultura. Sobre língua.

Não conhecia esse autor e agora quero me aventurar em outras histórias que ele escreva.

Livro muito bom.

Juca 24/12/2023

Previsível
O livro não surpreende em nada. a maior parte dele eh uma descrição sem fim das torturas horrorosas e sem motivo (o que adiciona ao horror, claro) sofridas pelos sequestrados. não achei que o livro me sensibilizou mais para o assunto do que eu já tinha compaixão, não me ensinou mais fatos históricos, não fabricou uma satisfação fictícia do que poderia ter sido? achei uma leitura que se enfraquece no próprio excesso de peso, infelizmente.
dito isso, é muito bem escrito. o vocabulário trocando ?escravizados? por ?sequestrados?, ?anos? por ?colheitas?, todas as escolhas colaboram em mostrar quão imersa aquela sociedade estava nessa lógica escravista

Mariana113 09/05/2024

Apesar da temática bastante explorada em vários livros, esse traz um olhar distinto. Essa diferença já começa com as nomenclaturas ?sequestrados? e ?ladrões?. A história nos prende a atenção e evolui bem ao longo do livro, gostei bastante dos personagens também.

Fernanda Sleiman 02/03/2024

Maravilhoso
Que livro forte, bonito, sofrido. Terminei com um aperto no peito. O livro acabou, liberdade, liberdade!

LuHilst 05/12/2023

Um livro de inverter paradigmas
Uma história de sequestradores e sequestrados, para colocar uns pingos nos is das nossas histórias. Destaco a diversidade de estratégias de sobrevivência dos sequestrados, ricamente compartilhadas com o leitor através da técnica de multiplos narradores.

1 | 2 | 3 | 4 | 5