Originárias

Originárias Truduá Dorrico (org.)

Resenhas - Originárias

Leticia Borges 12/04/2024

Histórias de origem
O livro reúne textos curtos escritos por mulheres indígenas de etnias e povos que vivem no Brasil. Os contos e recontos revelam uma tradição oral que atravessa os séculos e uma indissociável relação entre o ser humano e a natureza.
As histórias, em geral, apresentam a origem da humanidade, de um povo específico ou de um elemento natural. Apesar de bastante própria, a mitologia tem semelhanças com as que são amplamente divulgadas no mundo ocidental.
As ilustrações são lindas e complementam muito bem a leitura.
Leitura muito interessante para todos os públicos a fim de ampliar e diversificar visões de mundo.

fariaxt 17/03/2024

é muito leitura legal, eu adoro essas coisas de fantástico que existe nas culturas indígenas.
melhor conto é o da kauany a guardiã dos segredos, contada pelos povos tabajaras.

Herbzin 14/03/2024

Livro de contos muito bom! Meu favorito foi o A Onça-Pintada no Pescoço de Kuany, A Guardiã dos Segredos.

Ana Chinchio 13/01/2024

Novas descobertas
Achei muito interessante, pois além das histórias narradas, após cada história é explicado sobre cada um dos povos indígenas a qual pertence a história e também sobre as mulheres que narraram. Assim podemos conhecer um pouquinho mais sobre diferentes culturas indígenas do nosso país.

Sara277 16/04/2024

Originárias é um livro de contos indígenas, com indicação a partir de 9 anos. Os contos são escritos por mulheres indígenas, provenientes de diferentes povos das diferentes regiões do Brasil. O formato é muito legal, pois além do conto cada capítulo apresenta também um pouco da história e características do povo que originou o texto, um glossário e um breve resumo da vida das autoras. Aliás, que autoras!!! Todas elas possuem um papel de destaque na luta pelo reconhecimento e valorização dos povos indígenas no Brasil e uma das minhas partes favoritas do livro, foi conhecer um pouco da vida delas. A ponto de procurar mais sobre os trabalhos que elas publicam e desempenham.
De maneira geral, os textos são recontos de histórias que foram passadas de geração em geração, e são muito originais, fugindo daquela ideia de lendas que costumamos ter. É uma leitura bastante tranquila, mas muito interessante!
Levei o livro também para a minha sala de aula, uma turma de 5° ano e assim como eu, meus alunos adoraram! Vale muito a pena a leitura!!