The Tainted Cup

The Tainted Cup Robert Jackson Bennett

Resenhas - The Tainted Cup

Nati 01/04/2024

"How simple the titans seemed, and how impossible justice felt."
Eu que tenho mistério policial tipo Agatha Christie e fantasia como meus gêneros literários favoritos fui no céu, por que foi a mistura perfeita dos dois. A escrita do autor é muito gostosa de ler, e eu gosto que a cada série ele consegue ambientar e desenvolver um sistema de magia totalmente diferente - a coisa dos artefatos baseados em plantas (eu especialmente amei o cogumelo ar-condicionado), os leviatãs gigantes, os humanos modificados, a cada coisa nova que ele ia abrindo dentro da história eu ficava mais envolvida e curiosa pra saber mais. E nem preciso falar dos personagens super irreverentes que ele cria, né?
ANA RAINHA E PROPRIETÁRIA, com as manias dela, a língua ácida e que tá nem ai pros jogos de poder e os poderosos. As interações com ela são sempre o ponto alto, mas a dinâmica com o Din é tudo pra mim, e à medida que o livro avança, ver o Din, que é mais retraido, absorvendo um pouco da personalidade dela é legal demais. O mistério em si não teve tantas reviravoltas inesperadas, mas a investigação em si me deixou em vários momentos com vontade de ler mais e mais pra saber o que ia acontecer, e ter aquela tensão ali rondando o tempo todo foi perfeito pra construir o final. Adorei a parte política também, e como a Ana parece estar mais metida nesse rolê do que aparentava - será que ela faz parte de algum grupo especial que está indo atrás dessa galera da nobreza pra desmascarar eles? Fiquei super curiosa pra saber mais dos bichões, acho que no próximo livro vamos ter algo mais deles, por que aparentemente tem coisa aí por trás, fiquei com a pulga atrás da orelha com o Din falando que o bicho lá parecia que queria falar.
Gosto muito a naturalidade com que o autor coloca representatividade nos livros - não só no romance, que temos migalhas mas já me deixou toda molinha pelo casal, mas temos aqui dois protagonistas neurodivergentes (o Din que parece ser dislexico e a Ana que está dentro do espectro autista), e a forma como isso é trabalhado dentro da história é muito bom.
Enfim, amei tudo, 5 estrelas favoritado (só o segundo do ano, inclusive), quero mais.

Ana Gouvêa 03/04/2024

Ahhhhhh que livro sensacional! Bem humorado, inteligente, criativo e cheio de pausas dramáticas pra passagem de titãs HAHAHAHAAHAHAHHAHAHAHHAHA

Mariottoni 04/04/2024

Que livro, um novo favorito. Gostei dms do mistério q o autor criou e como ele encaixou isso no cenário de fantasia, q tbm é incrível, gostei dms de cm td é baseado nas plantas e tbm gostei dms do aspecto dos titãs, pq monstro gigante é mt legal