Warszawa Lilia

Warszawa Lilia Natália Gouveia

Resenhas - Warszawa Lilia

Priscila 06/06/2024

Bom livro
Gostei muito da luta das Freiras para ajudar os judeus e a irmandade delas foi muito bonito, porém, o romance não me conquistou.

Jamily 10/10/2023

Emocionante
Uma leitura incrível, repleta de emoções. Onde a autora nos mostra que quando há amor, não importa as barreiras, ele sempre prevalecerá! A Anna e o Hoffmann me cativaram desde o início, ambos são fortes, corajosos e determinados!
Um livro que te trás várias reflexões e que vai te prender do início ao fim? recomendo muito!!
Nat_Gouvei@ 11/10/2023minha estante
Muito obrigada pela gentileza e pelas palavras ?

ninoca. 16/03/2024

Historicamente falando, o livro é muito bom e excede suas expectativas,  você consegue ver durante a narrativa que houve um estudo de fatos ali pra transcrever tudo, mas levando em consideração a trama... deixa um pouco a desejar.. a leitura flui e é ótimo mas os diálogos são bobos, rasos... os acontecimentos de cada capítulo terminam de forma rasa e boba demais também.  outros capítulos são pesados considerando o contexto de tudo mas os diálogos continuam deixando a desejar.  depois da metade do livro acontece uma repetição de palavras insuportável, acho que li mais de 30 vezes as palavras "todavia" e "aterrador" e em um dos capítulos também a autora decide colocar aquela famosa frase "se existe um deus ele terá que implorar pelo meu perdão" como dita pela irmã anna em uma discussão mas soou forçado depois de tantos diálogos sem profundidade. é um livro com contexto histórico muito bom, poderia ter sido um livro bom também mas infelizmente não foi.

Amanda S 24/04/2024

O melhor livro nacional que li neste ano, até agora!
5 estrelas e favoritado!

Classificação: 14 anos.
Gatilhos: Abuso sexual; Guerra; Violência; Xenofobia e racismo; Guerra;

Um romance proibido em meio à Varsóvia de 1944, invadida pelas tropas nazistas.

De um lado, uma freira piedosa, que perdeu familiares para a guerra.
Do outro, um oficial nazista relutante, contrário à ideologia de seu próprio país.

Um encontro terrível nos becos de Varsóvia, para salvar uma garota judia.

Intrigas, traições, violências terríveis (inclusive contra crianças e abuso sexual), sadismo, fome, doença e guerra...

Mas também união, fraternidade, carinho e , principalmente, amor! Tem tudo isso neste livro!

Considerações:

*Cheio de plots twists, mais de um amor proibido (3 casais se enquadram neste quesito!) e MUITA informação histórica muito bem fundamentada!!! É nítida a maravilhosa pesquisa feita pela autora, que realmente nos transporta para as ruas de Varsóvia! Não surpreende descobrir que a escritora do livro é estudante de História!

*O livro gera diferentes emoções, com certos momentos de verdadeira tensão! Eu diria que o aspecto histórico e o suspense de alguns trechos são pontos mais fortes até que o romance em si...

*Possui um pouco de representatividade LGBT
Helo 24/04/2024minha estante
Ebaaaaa! ?
Amanda, fico muito feliz que você tenha gostado!

Amanda S 24/04/2024minha estante
Eu amei! Isso é que é livro completo, me fez sentir várias emoções pelo caminho, e ainda me deu informações reais relevantes...

Amanda S 24/04/2024minha estante
Muito obrigada pela indicação!?

Amanda S 25/04/2024minha estante
PS: Vou tentar falar sem dar spoilers pra quem não leu ainda - só achei o destino de uma vilã meio exagerado... Não que ela não merecesse, mas não vi motivação suficiente no enredo pro cara que ordenou aquilo fazer isso com ela...? Achei meio forçado pelo roteiro!

Luå 25/04/2024minha estante
Nunca li um romance entre uma freira e um oficial, esse livro parece ser interessante e peculiar. Me deixou curiosa, mais um para a minha listinha!

Amanda S 25/04/2024minha estante

? Warszawa Lilia
?Natália Gouveia
??Editora Flyve

?Oie Bookmigos
Hoje trago a resenha desse livro que conquistou meu coração e me tirou boas risadas também.

??SINOPSE

No turbilhão devastador da Segunda Guerra Mundial, emerge uma história de coragem e paixão proibida. Anna Zalewski, uma jovem freira polonesa destemida, arrisca sua vida resgatando judias vítimas de abuso sexuais ,enquanto Hoffmann, um soldado alemão repleto de repulsa pelo regime nazista, se vê preso em um labirinto de conflitos internos.
Nesse cenário onde o ódio e a destruição imperam ,esses dois corações apaixonados desafiam as convenções sociais ,ousando amar além das fronteiras.

??Na minha opinião um livro divertido, encorajador e que mostra um lado da historia triste que o mundo já viveu ,de uma forma amena.

Conta a realidade sobre a guerra e o Nazismo e como isso foi ruim. E ensina muitos fatos que não sabemos, por que não costumamos ler sobre isso no dia a dia.

Mas ensina também sobre a força do amor independente de classe social, raça ou religião.

O que Anna e Hoffman fizeram por aquelas pessoas vulneráveis a todos os tipos de barbaridades , foi grandioso e saber que realmente existiu naquele período pessoas como eles é reconfortante de algum modo.

??O desenrolar da história é sem delongas e objetiva, o que faz você não querer parar de ler. A escrita da autora é detalhista e mesmo usando termos antigos ,temos facilidade em entender sobre o que se trata.

??Anotem esse nome Nati e vocês ainda vão ver todo o sucesso que ela terá.
Muito obrigada por confiar em mim e me apresentar essa preciosade.
Nat_Gouvei@ 11/10/2023minha estante
Muito obrigada, JoJo. Você é maravilhosa ?

Lexiiev 25/12/2023

Warszawa Lilia
"Acho que nem sempre as coisas são um mero acaso... Às vezes elas são guiadas por outras pessoas para que simplesmente aconteçam."

Um livro incrível, cheio de emoções e com um final perfeito. A coragem e a determinação da Anna é o que te faz gostar tanto da história, e a simplicidade e a leveza do Hoffmann são o que torna o livro tão emocionante.
Muito obrigada ??

NILU 16/10/2023

Warszawa Lilia é um livro que se passa em Varsóvia, na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. O título, é em polonês e quer dizer Lírio de Varsóvia, porque a protagonista Anna, é realmente um lírio. Uma protagonista forte, que não tem medo de ajudar judeus a fugirem do terrível regime Alemão, escondendo-os no convento onde vive.

Apesar de ser freira, Anna se encontra no meio do desespero da guerra suspirando por um oficial "inimigo", e o sentimento é recíproco, Hoffman não consegue tirar a ruiva da cabeça. E é no meio dessa terrível realidade que eles encontram amparo e esperança em seu amor proibido.

Com o contexto em mente, vamos à minha opinião... (resenha completa no meu bookgram @nilubooks)
Priscila804 16/10/2023minha estante
Onde tem esse livro ?
Não achei ele na Amazon

Priscila804 16/10/2023minha estante
Ele tem ebook ? É em português?

NILU 17/10/2023minha estante
O lançamento do e-book ainda nao aconteceu. Por enquanto só físico no site da editora flyve. É nacional, em português mesmo hahha só o título que é em polonês porque é onde a narrativa se passa

NILU 17/10/2023minha estante
Acredito que deva te o lançamento do e-book ainda, se você quiser ficar de olho no instagram da autora, ela provavelmente consegue te dar mais informações

Priscila804 17/10/2023minha estante
Ata, muito obrigada

Obrigada de coração

Gih 11/01/2024

Sem palavras
O livro em si foi mil estrelas.

História envolvente, personagens bem construídos. Eu amei o livro do início ao fim, acredito que esse foi um dos livros de romance mais complexos que já li.
Helo 12/01/2024minha estante
To lendo esse e to amando! ?

Gih 13/01/2024minha estante
Helo esse livro é perfeito mesmo

Muito obrigada ??

Ana Lícia - @livroedelirio 09/02/2024

Achei a premissa desse livro intrigante e diferente. Eu amo ficção histórica, e quando recebi o livro eu fiquei extremamente animada para ler. Entretanto, ao mesmo tempo, também fiquei com receio e curiosa para ver como a autora iria desenvolver o romance entre uma freira e um soldado. Vou confessar que fui surpreendida! Ela não romantizou as situações, e pude ver o quanto estudou e pesquisou para deixar as situações verossímeis - creio que ser estudante de história facilitou e deu mais profundidade às situações.

A escrita da autora é muito fluida e envolvente a ponto de eu sentir a dor, o desespero e a força dos personagens. Parecia que eu estava nas cenas lutando, resgatando e sentindo todo o peso das m0rt3s. Em uma parte, inclusive, a autora descreveu tão bem os acontecimentos que fiquei tensa e com o coração apertado.

Em certo ponto eu achei que o desenvolvimento do romance entre Anna e Hoffman foi um pouco rápido, mas isso é um gosto pessoal e que não afetou na experiência de leitura. No geral, gostei de como o romance foi evoluindo ao longo das páginas.

É um livro que nos envolve com um misto de sentimentos. Recomendo principalmente para quem adora ficção histórica!
Agradeço muito a resenha

Patrícia Santos 31/03/2024

Simplesmente apaixonada nessa história, a autora conseguiu trazer o amor na sua essência mais pura, doce e gentil em meio a todo o caos que é relatado, assuntos pesados e que nos faz pensar em como o ser humano às vezes é tão desprezível quando se trata de dinheiro e poder.

matersuspiriorum 12/01/2024

Ambientado em uma Polônia tomada pelos alemães na segunda guerra mundial, no livro acompanhamos a vida de Anna Zalewski, uma jovem freira que ajuda a abrigar judeus.

Em um desses resgates, ela acaba conhecendo um oficial alemão chamado Hoffmann. Anna agora precisará enfrentar as consequências dessas ações, não só na sua vida, como na das outras irmãs do convento. Assim como a figura excêntrica do oficial.

A escrita é boa e eu gostei como a autora explorou os acontecimentos históricos aqui.
Em vários momentos percebi que demandou uma longa pesquisa. Gostei e recomendo a leitura.
Muito obrigada ?

Vênus 25/01/2024

Arrebatador, esse livro é um sentimento, não sabia que precisava dele até ler e me encantar. A forma que o romance dos protagonistas foi se desenvolvendo no meio de todo o caos que eles viviam é lindo. Leitura extremamente fluida, além de ser um livro curto para se ler em um dia
Muito obrigada pela resenha

Daris 26/01/2024

"Não é Deus, o diabo e muito menos o mundo que são cruéis. É a humanidade. "

? A história se passa na Polônia na época da segunda guerra mundial que o país está tomado pelos alemães nazistas, rondando e capturando judeus. Anna Zalewski é uma freira que vive num convento e que juntamente com algumas outras freiras se arrisca para salvar e abrigar judeus em um esconderijo dentro do próprio convento.

? Em uma de suas buscas por judeus para ajudar, Anna é surpreendida por um oficial alemão - Hoffmann- que, não somente salva a vida dela, mas leva a mulher judia a um abrigo para ser cuidada. Após isso um sentimento diferente começa a surgir na freira, mas que ela quer negar a todo custo.

? A história nos faz sentir milhões de sentimentos, mas principalmente a tristeza de relembrar que foi uma época que realmente existiu, as perseguições, abusos, mortes. Além disso, o amor proibido entre a freira e o soldado alemão deixa o leitor ansioso para saber se será possível que eles tenham um final feliz, apesar de todo o caos que estão vivendo e da proibição para uma freira.

? Apesar de ter romance, não acho que esse seja o foco do livro, está muito mais relacionado com a maldade humana, onde existem pessoas que estão preocupadas apenas com elas mesmas, não existe empatia por ninguém e nem ao menos se importam com mortes injustas, o que não está muito longe de nossa realidade.

??A autora tem uma escrita muito envolvente, com uma história muito bem desenvolvida que prende o leitor. Além disso, conseguimos entrar na história e sentir a raiva e a tristeza de cada acontecimento. Eu recomendo muito a leitura.
Nat_Gouvei@ 18/03/2024minha estante
Agradeço muito a resenha ?

daniela704 27/01/2024

Resenha de "Warszawa Lilia: O Lírio de Varsóvia"
Não me arrependo de ter comprado este livro! Que história incrível!
Eu amei ler este livro, uma leitura viciante, envolvente e bem escrita. Amei o fato de a autora ser estudante de história, pois isso deu uma profundidade maior à história, pois deu para perceber que ela sabia o que estava fazendo em todos os momentos do livro. Perfeito! Amei conhecer Anna e Hoffmann, que casal maravilhoso. Ambos são fortes, corajosos e determinados.
Sem dúvidas, tornou-se meu livro favorito deste ano!
Muito obrigada pela resenha

VladSouza 06/03/2024

Opinião crítica e resenha
Vamos falar sobre a ficção histórica, romance comovido e a obra de Natália Gouveia. A história aborda um tema que chama a atenção de públicos e amantes de literatura, conforme apresentado na sinopse. Gostei de como a história foi retratada, abordando um tema sério e prometendo envolver o leitor nas páginas repletas de momentos e minutos que se passam na Polônia. No entanto, tenho que deixar minha crítica quanto a pontos clichês, óbvios e coisas que poderiam melhorar para criar um cenário mais envolvente.

Começando pelo título, eu sei, eu sei... traz um significado e tem uma grande razão, entretanto, não deixa de ser clichê e muito espalhafatoso o fato de a autora ter usado não somente uma tradução diferente no título, mas também nos diferentes subtítulos, sendo tudo muito clichê. Falando nisso, o livro não tem uma separação correta. Embora tenha uma separação entre parágrafos e os momentos da história, acredito que poderia ter sido muito melhor dividido e compartilhado, algo que me incomodou durante a leitura.

A história que se passa na Segunda Guerra Mundial, esse tema já está bem mastigado, e acredito que a utilização desse tema poderia ter sido substituída por outro. "Ah, mas ia perder o impacto, não ia ter o mesmo..." Sim, como falei, o tema da Segunda Guerra foi saturado, e acho que outro tema ou situação poderia manter a proposta e a mensagem da autora sem desvalidar o que foi prometido.

As páginas 1-96 me prenderam bem. Achei o início tenebroso e muito bem trabalhado. As tramas e o cenário construído me chamaram, e gostei muito de como fiquei envolvido e preocupado com todas as personagens. Vamos falar sobre Anna, uma personagem que honestamente teve altos e baixos, especialmente no final do livro. Acho que o final que ela teve, somado a algumas decisões que tomou em busca de algo além da personagem, seu conflito e suas razões de agir de acordo com a situação, num período de guerra. Você ficou satisfeito com o final? Sim, achar que poderia ser melhor ou mais válido não significa que ele foi honroso. No entanto, achei-o bem previsível e linear. Hoffman foi um personagem previsível, e achei que ele poderia ter tido sua história mais impactada e formalizada na trama. A situação do personagem e o acontecimento achei bem interessantes. As revelações perto do final conseguiram despertar a validação dele. No entanto, ele é um personagem bem razoável e maleável. Acho que ele poderia ter sido muito mais bem aproveitado, fora sua personalidade, que, na boa, é bem irritante no geral.

Sobre a traição, um ponto muito positivo. Gostei bastante da sacada da Natália. No entanto, o personagem poderia ter sido MUITO, mais MUITO e muito encucado em nossas mentes. Ao descobrir, não fiquei surpreso e fiquei bem decepcionado que o personagem em questão poderia ter feito um nó em nossas leituras.

Sobre a identificação, com quem me identifiquei, Elizabeth foi uma personagem que me senti bem atraído. Gostei bastante dela e acho que a colocaria bem no topo de personagens que muito possivelmente seriam minhas amigas de escola ou faculdade haha.

Bonus: As referências históricas e realistas me chamaram bastante a atenção, até porque a autora deixou claro que estudava o tema e cursava uma faculdade em história. Não fico impressionado em ter lido histórias e personagens na vida real, mas foi um bom alívio cômico, e o que levou a história a ter as seguintes notas:

Nota para o livro: 4,0
Nota crítica: 3,5

Aguardo próximas obras e desejo que a autora tenha um excelente desenvolvimento e aprendizagem na jornada de suas histórias.
Agradeço a resenha