Órfãos dos Sonhos

Órfãos dos Sonhos Vini Birkheuer

Resenhas - Órfãos dos Sonhos

Lucas 16/12/2023

Viva a Literatura Brasileira Independente!
Desde o início até o desfecho, o romance Orfãos dos Sonhos se revelou simultaneamente intricado e vigoroso na exploração das emoções, ostentando uma dualidade entre a tolice e a sinceridade. Mesmo diante de alguns obstáculos, a narrativa desvelou autenticidade acerca de cada um de seus personagens. O livro apresenta cinco protagonistas, cada um com arcos completamente antitéticos. Ele se nutre das fontes de êxito de algumas das mais proeminentes produções midiáticas, tais como Heartstopper (assevero que Yann e Sun são reminiscentes de Nick e uma espécie de Charlie bocudo), Sex Education e The OA. A trama, embora permeada por clichês, se destaca ao adotar um formato de roteiro, conferindo-lhe um caráter singular. As ilustrações, verdadeiramente magníficas, compõem um espetáculo à parte. O fato de o autor haver empreendido a obra sozinho, sem qualquer participação editorial, justifica a intensidade com que nos imergimos nessa produção independente, permeada por imperfeições, mas enaltecida por acertos notáveis. Nutro a expectativa por uma “segunda temporada”, ansioso para saber o que acontece depois da aparente paz de tempestade.

Debora.Cintia 09/12/2023

Eis que Manoel Carlos decide escrever Malhação
Órfãos dos Sonhos proporciona uma experiência narrativa cativante que se desenrola por meio de uma série de episódios interconectados. Desde o primeiro episódio, somos apresentados a uma gama de personagens complexos, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa.

A força do enredo reside na habilidade do autor em criar um mistério intrigante desde o início, mantendo o leitor ansioso para desvendar os eventos que foram apenas insinuados no episódio inicial. A relação entre Sun e sua avó Berta é um ponto emocionalmente tocante, adicionando uma dimensão humana à história.

A diversidade de personagens e suas tramas entrelaçadas proporciona uma rica tapeçaria de eventos, mantendo o leitor engajado e ansioso por descobrir mais sobre as vidas entrelaçadas. A narrativa explora temas sensíveis, como bullying, relacionamentos complexos e traumas, oferecendo uma abordagem sensível e realista.

Os episódios subsequentes aprofundam os conflitos e desenvolvem as relações entre os personagens, revelando camadas mais profundas de suas personalidades e motivações. O autor cria habilmente elementos de suspense, romance e drama, mantendo o equilíbrio entre esses elementos para contar uma história envolvente.

A trama atinge seu ápice com o episódio do ataque à escola, proporcionando um momento impactante e com alto teor de absurdismo que deixa o leitor em suspense. A forma como a narrativa lida com as repercussões do evento, explorando as reações dos personagens e seu processo de cura, demonstra sensibilidade e empatia.

Além disso, a narrativa aborda questões sociais relevantes, como bullying, discriminação e violência, proporcionando uma reflexão sobre esses temas cruciais.

Em síntese, este livro é uma obra que merece elogios pela sua capacidade de criar uma narrativa divertida, sombria e envolvente, explorando temas relevantes e apresentando personagens cativantes como Sun Suominen, Berta Suominen, Golda Obinger e Martina Martre. É um mar de adolescentes, com diálogos primorosos.

Jout 09/12/2023

Entre Enredos e Emoções
"Órfãos dos Sonhos", a obra envolvente de Vini Birkheuer, mergulha o leitor em uma trama repleta de impacto e emoção, revelando as intricadas histórias de cinco personagens em um cenário que mescla o absurdo e o clichê, mas que é contado com uma profundidade que ecoa na realidade cotidiana.

A narrativa se desenrola em torno de Sun, um adolescente com raízes indígenas, cuja jornada de autodescoberta o conduz a redimir-se dos erros do passado, especialmente do cyberbullying praticado contra Martina, uma jovem que se vê grávida sem saber ao certo quem é o pai de seu filho. Determinado a reparar seus erros, Sun une forças com Golda, uma professora enlutada que busca preencher o vazio de sua perda ao se envolver na vida de seus alunos como se fossem seus próprios filhos.

A trama também apresenta Aurora, uma nova aluna assombrada pelo estresse pós-traumático, encontrando apoio em Filippo, o reservado filho renegado do prefeito. O enredo, por vezes absurdo e clichê, é, no entanto, entrelaçado com uma sinceridade que faz com que cada palavra ressoe como uma possibilidade genuína, reflexo dos eventos que ocorrem diariamente.

A narrativa, escrita de maneira única no formato de roteiro de cinema, inicialmente pode parecer desafiadora, mas aos poucos, o leitor se entrega a cada episódio, que se revela como uma enxurrada de novos acontecimentos, mantendo o interesse e a curiosidade.

O livro não apenas se destaca pela trama envolvente, mas também pelo cuidado meticuloso em seu design. Cada detalhe é pensado, permitindo que o leitor mergulhe ainda mais fundo na história. A possibilidade de conhecer as personalidades e signos dos personagens adiciona camadas de compreensão, aproximando o leitor ainda mais da complexidade de suas vidas.

A inclusão de músicas ao longo da narrativa contribui para a sensação de imersão, transformando a leitura em uma experiência que se assemelha a acompanhar uma série, onde cada capítulo desencadeia uma trilha sonora única.

"Órfãos dos Sonhos" transcende as barreiras entre ficção e realidade, oferecendo uma experiência literária que não apenas entretém, mas também ressoa com a autenticidade das experiências humanas. Em suas páginas, encontramos uma obra que captura o coração do leitor, explorando temas universais com uma narrativa que transcende as convenções, deixando uma marca duradoura.

Anamara 16/12/2023

Divertido e caótico
Os relacionamentos que se desenvolvem são saudáveis, as amizades valem a pena, as revelações tentam ser inspiradoras e as conversas são comoventes e profundas, mas a execução geral erra o alvo com a rapidez com a qual se movimenta.

Nick 17/12/2023

Um livro de amadurecimento do autor
"Órgãos dos Sonhos" desaponta ao transitar entre confusões e intensidades sem uma narrativa coesa. A trama, além de ser paradoxalmente sincera, falha ao enfrentar obstáculos, resultando em uma experiência insatisfatória. O romance adolescente, repleto de clichês, torna-se tedioso, enquanto o formato de roteiro não contribui para uma abordagem diferenciada. Apesar disso, as vezes a leitura tornou-se divertida e com passagens comoventes. O design de arte do livro é sensacional.

Luc Jatobá 30/12/2023

Minha melhor leitura de 2023
Um livro divertido, sensível e emocionante.
A trilha sonora é espetacular. A história e a produção é tão cheia de capricho, musicalidade e amor. Uma obra que entende a necessidade de sensibilidade e a arte de ouvir, realmente ouvindo uns aos outros.

Elton S 17/12/2023

Essa leitura foi bem diferente porque o livro está operando em alta velocidade: relatando incidentes de crescimento significativo, romance, o medo e a excitação que acompanham o crescimento na idade adulta. Felizmente, ainda resta química mais do que suficiente para fazer as coisas funcionarem. Só acho uma pena o livro ter apenas 300 páginas. Muito pouco para desenvolver personagens tão interessantes.

Figueiredo18 01/01/2024

Resumindo, "Órfãos dos Sonhos" é tipo aquele livro que tem seus percalços, mas no final, cê fica na vibe de querer mais. Uma mistura de emoções, referências pop e crushes inesquecíveis. A galera que curte uma história que vai além do clichê adolescente vai pirar nessa leitura. Se fosse uma série seria MIL VEZES MELHOR que Elite e afins

Tathi (@Doidosporserieselivros) 23/01/2024

Olá queridos amigos leitores! Preparados para uma trama intensa com protagonistas adolescentes e diagramação magnifica?

Órfãos dos Sonhos é o lançamento de @vinibir e foi escrito em formato de roteiro, e por isso mesmo traz a sensação de assistir uma série televisiva, cheia de reviravoltas , dramas e histórias que não gostaríamos de viver.

A trama acontece na Escola Summa Scientia onde temos Sun, Aurora, Golda, Filippo e Martina pessoas com suas trajetórias de perdas, bullying, desilusões, mas sobretudo de amadurecimento e crescimento pessoal durante a história.

O autor usou de sua obra para falar de sexualidade, saúde mental, violência sexual, cyberbullying, aborto, e a tristeza materna que nunca se extingue após a perda de um filho.

Golda foi de longe a minha personagem favorita da trama, uma mulher que apesar de ainda viver seu luto não aceita as injustiças caladas e corre atrás da resolução das coisas.

Também me apeguei demais a Martina e todo seu sofrimento me causou muita tristeza e me impactou durante a leitura.

??? ?Sempre que chega o momento, a minha ansiedade diz para mim que eu não consigo.?

Órfãos dos Sonhos é uma leitura envolvente e bem diferente que fará com que você se apaixone e tenha dificuldade de abandonar os personagens que te cativaram tanto.

Nick 17/12/2023

Um livro de amadurecimento do autor

Colecionadora de Histórias 31/12/2023

Frases sublinháveis, músicas adoráveis e clichês tumultuados

O que torna este livre tão inegavelmente grande é a atenção constante para questões reais vividas por jovens adultos com as quais o público pode se relacionar. Enquanto nós podemos amar a doçura e a diversão, há também um realismo que não pode ser negado.

Órfãos dos Sonhos é um verdadeiro colapso emocional! Apesar de alguns tropeços no caminho, o livro é como aquele amigo que sempre alegra a festa – tem seus defeitinhos, mas você simplesmente adora estar perto dele.

A trama começa com Sun, um adolescente rico tentando se redimir dos seus dias de cyberbullying. A reviravolta? Martina, uma garota lésbica que está grávida, que entra na vida dele e vira tudo de cabeça para baixo, porque ela não sabe quem pode ser o pai. Aí conhecemos a professora Golda, enfrentando luto e a apatia do marido diretor da escola, também rouba a cena, mostrando que sempre há espaço para compaixão.

Os personagens são tão cativantes e aparentam ser mais densos do que realmente são. Filippo, o rejeitado pelo pai prefeito da cidade, e Aurora, com seu transtorno pós-traumático, formam um casal ''crushável''. Os nove episódios, com exceção dos dois primeiros, são cheios de ganchos – você mal pode esperar para o próximo!

E o final? Prepare-se para um turbilhão de emoções! Um atentado à escola fecha a trama, embora tenha sido meio turvo confuso às vezes. Mas ei, na maior parte do tempo, é uma obra bem conceituada.

O autor é um mestre na arte de jogar referências da cultura pop e músicas no meio da história. É como se fosse um easter egg literário! E as frases sublinháveis? Quase dá vontade de tatuar algumas na testa.

Outra ressalva é que o casal lésbico merecia mais destaque. Foi tipo um passeio de montanha-russa relâmpago – curto, mas fofinho. Porém, não dá para negar a química entre elas. Espero fervorosamente por uma segunda temporada!

Em resumo, "Órfãos dos Sonhos" é aquele livro que pode ter alguns percalços, mas que, no final das contas, deixa você querendo mais.