A garota do cabelo vermelho

A garota do cabelo vermelho Buzzy Jackson

Resenhas - A garota do cabelo vermelho

DanuzaEosLivros 27/12/2023

Eletrizante
Fazia tempo que eu não lia um livro tão marcante ambientado na segunda guerra. Dessa vez o enredo não tem o foco principal nos judeus (claro que são personagens importantes, afinal foram massacrados nesse período tenebroso da história).

Dessa vez a personagem principal é Hannie Schaft, uma jovem Holandesa, estudante de direito, com muitos sonhos, que se vê diante da invasão nazista aos Países Baixos. Quando essa ofensiva põe em risco a vida de suas melhores amigas (ambas judias) Hannie não vê outra alternativa a não ser se juntar a resistência e essa decisão muda sua vida completamente.

Vamos acompanhar uma garota decidida a fazer a diferença, mesmo que isso implique em colocar sua vida em risco constante, mas ela prova ser uma combatente valiosa e se torna uma dor de cabeça para os nazistas.

Todos querem descobrir quem é a garota dos cabelos vermelhos que é capaz de roubar, transportar armas e até matar Nazistas e seus colaboradores.

Hannie não contava com vida amorosa em meio ao caos que a vida se torna, mas se apaixona, e vai vivendo esse amor do jeito que dá.

Nessa vida clandestina ela precisa ser cuidadosa para não afetar seus pais, seus companheiros de luta e suas amigas que ela protege a todo custo.

Muita aventura, momentos bem tensos, cruéis e eletrizantes durante toda a trama. Além de ser um soco no estômago quando você lembra que aquilo, aconteceu, que a personagem existiu e passou por tudo e quem sabe até mais do que foi descrito.

Um trabalho de pesquisa memorável, descrições envolventes e muita adrenalina.

Recomendo fortemente.
Sandra.Godoy 15/02/2024minha estante
Alguém poderia por favor me dizer como inicio a leitura ??

Jane.Mello 14/01/2024

Triste é real...
Só leiam esse livro ... Pra quem gosta de histórias sobre o holocausto esse livro reflete bem a realidade daquela época...

Personagens reais, histórias reais, e infelizmente fatos reais...

De pensar que tinham pessoas que estavam tentando de Alguma forma ajudar os judeus a amenizar a crueldade que eles viviam naquela época...

Heroínas da resistência, mulheres fortes, determinadas, que até então eram só adolescentes no período da guerra, vendo suas vidas mudarem de rumo por conta de uma guerra sem sentido, mas que muitas apoiaram...

Hannie, e as irmãs Oversteegen, holandesas ferozes combatentes da resistência...

Existem milhares de histórias sobre a segunda guerra mundial, todas chocantes, essa não foi diferente, me emocionou demais ...

Quote
"? A alma, ou a memória das pessoas que amamos, nunca nos abandona. O sofrimento passa, a dor passa, até a vida passa, mas o amor não."

Debora.Oliveira 08/01/2024

Nunca vou superar a sensação de ler esse livro! ?
Recebi A garota do cabelo vermelho vermelho da Editora Arqueiro e essa foi a minha primeira leitura de 2024! Ler esse livro foi uma das melhores experiências que tive!

Conhecemos a trajetória de Hannie Schaft um símbolo da resistência na Holanda e responsável por salvar muitas vidas com seus atos! Um livro baseado em uma história real e com uma base histórica riquíssima em detalhes! Um dos pontos altos do livro foi ler o posfácio que conta sobre a trajetória de cada uma das pessoas envolvidas na resistência. Uma leitura totalmente eletrizante que passa por diversos fatos tristes da guerra, mas necessários ao nosso conhecimento!

Estive em Amsterdam em novembro/2023 e visitei o esconderijo da Anne Frank, que foi uma verdadeira viagem no tempo para conhecer mais sobre a história da Holanda nesse período tão triste.

Se você gosta de romances históricos, com certeza precisa ler A garota do cabelo vermelho! A última vez que me emocionei tanto assim, foi lendo O rouxinol da Kristin Hannah que super recomendo também! Derramei várias lágrimas e continuo me emocionando só de lembrar dessa história!

Fãs de Lucinda Riley também vão amar esse livro! Apenas leiam!

M. Machado 27/01/2024

Matar nazista: gostoso demais
Romance biográfico que começa parecendo um livrinho adolescente e vira uma emocionante caça a nazi-fascistas.
História de uma mulher corajosa e que não se omitiu.

Ray Reis 24/02/2024

Hannie Schaft uma heroína
Que livro! O final me quebrou total.
Hannie Schaft foi uma pessoa real que lutou na resistência contra os nazistas nos Países Baixos.
Hannie não é judia e poderia muito bem ter ficado no canto dela, mas ela luta por aqueles que não podem e vai ao longo dos anos crescendo e se tornando um grande pesadelo para os nazistas. Hannie lutou até o último minuto de vida e é respeitada e admirada até hoje por seus conterrâneos. A pior parte da leitura, foi saber que apesar de ser um livro de ficção a história foi real e se já foi tenso o que colocaram no livro, imagina o que não aconteceu na vida real. Queria muito que Hannie tivesse sobrevivido, mas li que as amigas e os pais dela sobreviveram e a honraram. Recomendo muito a leitura e que nunca nos esquecemos do que a guerra faz com todos.

Rafaela1861 11/03/2024

Hannie Schaft: A Garota do Cabelo Vermelho
Na obra ?A Garota do Cabelo Vermelho?, somos introduzidos a um romance histórico inspirado em uma história real. De autoria de Buzzy Jackson, retrata-se a vida de Hannie Schaft, uma estudante de direito que viveu na década de 40, quando os alemães invadem os Países Baixos. À medida que o partido nazista avança, a vida de suas duas melhores amigas judias está em risco. Assim, ela se junta à Resistência, movida pelo amor e indignação.
Hannie encontra dentro de si uma força que a possibilita roubar documentos, transportar armas e matar à queima-roupa nazistas e colaboracionistas. Nesse período, ela se apaixona por um membro da Resistência, Jan Bonekamp. Dividida na luta para não perder a humanidade e proteger suas amigas, Hannie se encontra no hostil ambiente da 2ª Guerra Mundial.
O início da leitura é muito interessante, algo que procede por todo o livro. A escrita, mesmo sendo fluida, consegue transmitir exatamente os sentimentos conflitantes da protagonista e sua dor em meio à guerra. Mesmo sendo um romance, a obra tem seu foco na personagem e nos conflitos à sua volta.
O romance de Jan e Hannie foi fraco, e a protagonista faz escolhas questionáveis ao longo do livro. Porém, essa questão foi compensada pela forma que a autora nos mergulha na trama. Tudo foi tão bem explicado, que consegui sentir nos ossos a dor de Hannie.
Me emocionei com a história da protagonista, e mesmo com um enredo triste, é uma obra que recomendo. Ela nos toca até a alma e nos faz refletir sobre a crueldade humana, mas também em como não podemos perder a humanidade em tempo difíceis.
Mare25 09/05/2024minha estante
Na lista!

Silvia Schiefler 21/04/2024

?? Lido! Um história de resistência. Baseado na história real de Hannie Schaft, uma garota comum que, em tempos sombrios, tornou-se heroína da Resistência Holandesa.
Quando os alemães invadem os Países Baixos em 1940, Hannie Schaft é uma jovem estudante de Direito cheia de planos para o futuro. À medida que a ameaça nazista avança, colocando em risco a vida de suas melhores amigas, ambas judias, ela sente que não pode ficar parada e se junta à Resistência. Movida pelo amor e pela indignação, Hannie descobre que dentro dela mora uma mulher capaz de roubar documentos, transportar armas e até matar à queima-roupa nazistas e colaboracionistas.
Ninguém sabe como ela se chama, apenas que é ?a garota do cabelo vermelho?. Uma combatente à altura de qualquer soldado nazista. Uma ameaça real. E um troféu a ser capturado pelo Reich. Sustentado por uma pesquisa primorosa, este livro traz à luz personagens reais que contribuíram ? muitos deles com a própria vida ? para combater o fascismo num dos períodos mais tenebrosos da história. História emocionante. Recomendo!!! 31/2024

Lala 04/03/2024

Acabou com o meu psicológico
Hannie é uma garota normal que faz faculdade e se diz ingênua e inocente. Mas a Alemanha invadiu a Holanda e as coisas não estão mais normais.
Mesmo sem acreditar nela mesma, Hannie faz coisas inimagináveis que ajudam a resistência contra os nazistas e seus feitios só vão crescendo, até se tornar uma das pessoas mais procuradas pelos alemães.
Esse livro me destruiu de cabo a rabo. Os últimos 15% são ferozes, intragáveis e chocantes. O resto dele é eletrizante, impossível de largar. Não é a toa que dei 5 estrelas.

Gomor 21/03/2024

A história de Hannie Schaft, uma importante membro da resistência holandesa no período da Segunda Grande Guerra Mundial. Sua história é pouco conhecida mundialmente, mas é muito reverenciada nos Países Baixos. Gostei do texto, muito bem escrito e apesar de romanceado oferece muita informação sobre a pessoa que ela foi. Muito bom!

Rafaéla 12/04/2024

???????
Sem palavras para esse livro. Angustiante, envolvente e bonito. Leituras ambientadas na segunda guerra não são ?meu tipo de leitura? mas o li por conta do clube do livro que eu faço parte e me encantei.

Um livro que desperta muitos sentimentos. E que te prende em busca de respostas. Mas chegar o fim, foi doloroso.

Terminei em prantos.
Cida Luz 17/04/2024minha estante
Idem ??

Fabiana180 29/01/2024

Impactante
Leitura impactante, eu simplesmente adorei esse livro.
Uma história envolvente de uma jovem que se vê roubando documentos para ajudar judeus, assassinando nazistas entre outros.

Vale muito a pena ler este livro, não apenas para aqueles que gostam de histórias envolvendo a segunda guerra mundial, mas também para aqueles que gostam de ouvir histórias sobre nossos heróis diante delas.

Bruna.Caroline 04/02/2024

NECESSÁRIO
Que livro maravilhoso!! Eu amo ler sobre a segunda guerra e saber que esse livro conta a real história de uma das mulheres mais fodasticas da resistência holandesa é surreal!!
?Nunca perca a humanidade?

Jéssica Cicerelli 17/02/2024

Uma historia e uma personagem que merecem viver no tempo
Dois fatos mega importantes sobre este livro. Primeiro: É baseado em fatos reais. Segundo: a autora é doutora em história pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Essas características são importantes porque já dão um gostinho do que está por vir.
No Um livro rico em detalhes, fatos e histórias muitas vezes desconhecidas e impressionantes! A garota do cabelo vermelho conta a história de Hannie Schaft, uma estudante de direito que se alia à resistência na época em que os alemães invadiram os Países Baixos em 1940.

Os feitos de Hannie são impressionantes. Ela lutou até o fim pelo fim das atrocidades e participava de ?operações? que, naquela época, ninguém imaginaria que uma mulher pudesse fazer. Se tornou temida pelos nazistas, foi procurada e caçada como a ?garota dos cabelos vermelhos?.

Confesso que até ler este livro não conhecia a história de Hannie, o que me deixou indignada, já que ela foi um grande símbolo da resistência e até mesmo a rainha compareceu em seu funeral. A narrativa não foca em um romance, mas na luta e dor vivida durante a ocupação alemã.

Operações, nomes e cargos de oficiais nazistas são mencionados e explicados ao longo do livro, revelando como Hannie agia para matá-los ou boicotar seus planos. Os elementos históricos e o contexto da Segunda Guerra Mundial exposto são incríveis e dá para notar que exigiu muita pesquisa e estudo por parte da autora. Mesmo assim, não torna a leitura cansativa, pelo contrário, a cada página me questionei como tamanha coragem poderia existir dentro de cada um dos que lutaram contra aquelas atrocidades.

No final do livro, a autora ainda traz o desfecho de cada um dos personagens e suas vidas no pós-guerra (sim, todos personagens são reais).

Leiam o livro. Conheçam a história de Hannie, Truss e Frankie.

Kamilla120 26/03/2024

Maravilhoso!!!!
Livro de fácil leitura, muito cativante pois fala de coisas que de fato aconteceram.
Ele me prendeu do começo ao fim.
É muito triste ler a realidade de quem viveu a segunda guerra. Ver a força de vontade de algumas pessoas que nem se conhecem se ajudarem e assim lutarem em um bem comum. Essa parte chega emocionar a gente!
Confesso que chorei pois me emocionei com tanta força para lutar.
O final me surpreendeu....
A os relatos das histórias reais foi muito emocionante tb.