Baviera tropical

Baviera tropical Betina Anton

Resenhas - Baviera tropical

Wilson.Oliveira 05/12/2023

O caso Mengele
Lembro-me como se fosse hoje a cobertura da televisão do "caso" Mengele. Trata-se de uma das mais antigas recordações que tenho da telinha.

Lembranças pessoais à parte, o livro de Betina Anton, situado entre a história e o jornalismo, trata do "caso" Mengele a partir de uma óptica brasileira.

A narrativa de Anton começa na sua infância e sua relação com a professora Liselotte Bossert, uma pessoa-chave na trama investigada pela autora.

Da infância, Anton parte para a Alemanha e atualiza nosso conhecimento sobre o Dr. Dr. Josef Mengele (sim, com dois Dr., pois, na Alemanha, quem tem dois Doutorados, usa dois "dêérres".

A ficha corrida do Anjo da Morte foi apresentada ao leitor com riqueza de detalhes. Após a guerra, Anton narra os caminhos percorridos pelo fugitivo Josef Mengele.

Finalmente, o Brasil e sua morte em Bertioga. Após, a exumação dos seus remanescentes humanos e a difícil tarefa de comprovar que a ossada exumada era dele.

Um livro bom e sério, situado entre a pesquisa histórica e o jornalismo.

Recomendo.

Claricegg 19/12/2023

Muito interessante
O livro se propõe a não ser apenas uma biografia de um dos maiores assassinos do período nazista. Ela pretende contar um pouco de como ele se escondeu no Brasil após a fulga da Alemanha. A autora tem uma conexão inusitada com ele, o que torna toda a coisa meio surreal. Acho que tem que ser avisado que o livro tem muitas descrições das torturas e horrores dos campos de concentração, então estejam avisados. Eu gostei muito do livro e acho que vale demais a leitura.

Patricia.Martins 11/02/2024

Apenas leiam o livro
A narrativa prende o leitor do início ao fim da obra.
Autora soube trabalhar a pesquisa feita e. Um texto fluído e viciante
E pensar que Mengele esteve aqui e por pouco não foi preso.