A Chuva de Novembro

A Chuva de Novembro Barbara Odoki

Resenhas - A Chuva de Novembro

Lana 22/11/2023

Decepcionada...
Em chuva de novembro conhecemos Axl e Elba, dois colegas em um programa de mestrado em São Paulo.

Axl não consegue terminar o namoro de mais de 10 anos, após sua namorada sofrer um assalto e ficar mentalmente desestabilizada. Ir para São Paulo fazer o mestrado é um passo que ele dá para refletir sobre seu atual relacionamento e o futuro que ele pode ou não ter.

O mestrado envolveria pesquisas e uma intensa carreira acadêmica, mas não necessariamente apenas nisso. Uma colega de turma chama sua atenção e seus planos são totalmente mudados.

Eu estava muita animada para começar essa leitura, porque amo ler livros que se passam no Brasil, principalmente em lugares que já tive o prazer de conhecer. Então minha expectativa estava alta, mas despencou totalmente. Não enxerguei a cidade na história, as poucas descrições feitas poderiam ser de qualquer lugar, não necessariamente de São Paulo ou do Brasil.

De início eu gostei da escrita da Barbara, conseguiu manter uma boa fluidez até o fim. Porém, muita coisa me incomodou e deixou a desejar, tornando a leitura uma experiência chata e cansativa.

O principal ponto é a apresentação do livro. A história é toda oferecida como um romance fofo, com mocinho e tudo mais. Mas não foi o que encontrei aqui. Encontrei claramente um vilão, um dos piores que há.

Outro ponto foi o uso excessivo de nomes compostos, tirou toda a naturalidade nos diálogos.

Por fim, não é uma história que eu leria se tivesse conhecimento sobre do que de fato se tratava, se isso fosse mais explicito. É triste, porque eu queria muito ter gostado. Eu li, li, li, e no fim, terminei a história voltando para o começo?!

Duda.neb 16/11/2023

Chuva não, tempestade.
BARBARA VC NÃO TINHA ESSE DIREITOOO!
Pela descrição eu esperava um livro bem leve e clichê, com um final feliz bem previsível. Mas isso não está nem perto do que aconteceu!!!! É complicação atrás de complicação, meu coração não aguenta!
O livro num geral é super envolvente, os personagens bem desenvolvidos, a leitura bem fluída, e o desenrolar da história te prende e sempre te deixa boquiaberta. Só acho que poderiam repetir menos vezes o nome Elba Carolina. Terminei o livro em dois dias.
Sinceramente? Eu gostei mais do final do que achei que ia gostar, estou ansiosíssima para ler outros livros da Autora.
Ps: Tive muito ranço do Axl, ele pode ser o nosso querido Nerd gatinho, mas não consigo passar 100% de pano para o que ele fez ?? ( Tem quem fique contra a Elba, mas ela será sempre minha protegida! Se ela errou foi tentando acertar! )

Melodiadoslivros 19/09/2023

A chuva de novembro
Tudo parece conspirar contra o amor da Elba Carolina e o Axl Rose. E a própria também não ajuda! Mas por fim ?entendo? algumas de suas atitudes. Além de ser indecisa, tem um bom coração.

O Axl é um verdadeiro cavalheiro! Ôh dó, do que ele enfrenta aqui. Ele merece todo amor do mundo! Sou team mocinho e ponto final. Hahaha??

Para quem acompanhou no insta, viu meus surtos no story!

Porque é tão difícil decidir ficar com o amor de sua vida, quando era pra ser a decisão mais fácil?

Gentee do céu! Foi uma leitura intensa, que me levou de 0 a millll nas emoções e simplesmente amei!

Escrita fluida, protagonistas com nomes de cantores renomados! Romance e mais romance! Passado ameaçador, encontro e desencontros. Tem de tudo um pouco, nessa história.

Aaaaa, antes que esqueça! Vem mais por aí, e como eu fico no meio disso tudo? Ansiosa, querendo mais!

Então, se ficou curioso é só você pegar a bebida preferia e dar o play na leitura. ?

Letícia Braz | @_piilula_ 26/11/2023

?Do you need some time on your own?? Com certeza seria o trecho da música ?November Rain? ideal para Elba Carolina, protagonista desse romance que me fez ter diversas emoções ao decorrer da leitura (mais negativas que positivas ?).

Já para Axl, escolheria o trecho ?Or I'll just end up walkin' in the cold November rain?. Que apesar dos pesares de um passado complicado, sou time Axl desde a infância haha.

Deixando os trechos de ?November Rain? e as brincadeiras de lado, a história criada por @ é perfeita em todos os quesitos! Prende atenção ao ponto de ser impossível largar o livro e o desenvolvimento dos protagonistas e dos personagens secundários ficou tão ?redondinho? que torcemos e nos envolvemos como se fôssemos amigos de longa data dos personagens ?

Leituras da Dani 27/11/2023

Uma chuva de boa história, de surto, amor e, perfeição! ?
Esse, é o meu primeiro contato com a escrita da autora e, posso dizer com certeza que, foi uma experiência incrível demais!
Eu recebi em casa, o livro da autora, em outubro e, já iria ler em Novembro mesmo, mas ela fez uma LC(leitura coletiva) e, com certeza participei pq, já estava doida para ler esse livro... Só que, como na LC tem cronograma, eu tentei ao máximo ler respeitando o cronograma, mas falhei pq, o livro é tão incrível, fluido, cativante, gostoso que, li ele todo, muito antes de terminar o cronograma de leitura da LC! Kkkk ????
E só digo uma coisa para vc Bárbara... Vc não tinha esse direito, vc não podia fazer aquilo no final, eu simplesmente surtei, fiquei desesperada, precisando da continuação para ontem, kkkkkk
Olha, que peleja para os personagens principais ficarem juntos! Quando tudo parecia que, ia fluir o romance, que ia engatar, era 1 passo pra frente e, 10 para trás, kkkkk...
Eu amei demais a história, amei demais acompanhar os personagens nessa trajetória acadêmica e, sentimental deles... Amei os personagens, os dramas e situações cotidianas deles. Amei os nomes dos personagens...
Apesar de ter sido uma leitura gostosa, leve, fluida, divertida, cativante e impossível de largar, foi também, uma leitura intensa, cheia de emoção, de tensão... Conclusão: amei todo e, já quero para ontem a continuação... Mas, já soube pela autora que, a continuação vai sair sim, no segundo semestre de 2024. Já estou super ansiosa, animada e empolgada para ler a continuação logo. Enfim, leiam esse livro incrível se vocês gostam de um livro bem escrito, bem desenvolvido, bem construído, com personagens incríveis e bem desenvolvidos, com uma trama gostosa, leve, divertida, super cativante e, impossível de largar e, ao mesmo tempo que, vai te deixar tenso(a), ansioso(a), feliz, animada, enfim, com uma mistura de emoções.

Dri 30/11/2023

Resenha: @ler_epartilhar
Gente, que livro intenso foi esse? Terminei ele em um dia, eu simplesmente não consegui largar.

Elba, uma jovem que está iniciando seu mestrado, mas logo no primeiro dia já ocorre algumas complicações, como ela parar o carro em uma rampa para o estacionamento da faculdade em um dia chuvoso, sendo assim, o motorista do carro atrás não querendo ser mais um atrasado no primeiro dia, oferece ajuda e então, após passar essa vergonha, Elba descobre que o motorista mal humorado é seu novo colega de classe e para piorar, ele é o novo queridinho do professor.

Como explicar Elba e Axl? Eles não tem explicação, eles são intensos do início ao fim, a história toda deles é chocante, é um casal que apesar de terem os sentimentos mais puros e verdadeiros, possuem uma camada de traumas que mostram que o amor nem sempre é tudo.

Axl é um personagem que divide tantas opiniões entre os leitores e é inexplicável entendê-lo, é uma emoção que realmente só lendo para compreender, ele é carregado de um passado traumático e tudo o que ele faz é tentando salvar a Elba de entrar em uma confusão que ela insiste em fugir, mas sempre acaba voltando para os braços daquele que é para evitar.

É um livro realmente chocante para os amantes de romance, é uma aventura a cada página e a sensação de que a história deles é rodeada de dores, mas que merece um final feliz, eles merecem algo à mais, eles precisam um do outro. Uma história de amor como essa não merece não ser falada, ela é incrível demais e eu me encontro obcecada por eles.

?Porque pensamos tanto em ser perfeitos
E os perfeitos não sabem amar?