Sobre Escrever

Sobre Escrever C. S. Lewis

Resenhas - Sobre Escrever

Adriano 26/03/2024

Reunião de textos conhecidos
Estava com bastante expectativa para com esse livro, até por ele ser uma edição nova mesmo lá fora. Foi publicada originalmente em 2022, organizada pelo estudioso de Lewis, David C. Downing (em português dele, temos a biografia C. S. Lewis, o mais relutante convertido).
Entretanto, confesso que fiquei meio desapontado. Pra quem acompanha as edições especiais da Thomas Nelson Brasil não há praticamente novidade aqui. É uma coletânea de textos esparsos de Lewis sobre a escrita, com muitos trechos de obras que já temos, como a "Sobre histórias" e as "Cartas...". Muitos conselhos de Lewis se repetem, como o "escrever (e ler) com os ouvidos, não com os olhos", que apesar de bons, acabam ficando cansativos numa obra tão curta (140 páginas) e vários de uma frase dizendo que tal livro é bom. Há exceções, como a carta "Conselhos a outra jovem escritora" que é muito boa.
E um ou outro momento a gente captura o cotidiano de escrita de Lewis e seu humor, como quando diversas vezes ele diz que um escritor é bom, pena que ser americano. Mas ao fim nos sentimos meio tapeados, com uma obra que compila coisas que já estão disponíveis. Num momento em que os livros estão tão caros, acho um desperdício um livro como esse. Recomendo somente para colecionadores. Do contrário, vá para outras obras.
Com tantas obras excelentes de Lewis ainda por ser publicadas, achei a oportunidade perdida. Cito algumas que seriam bem melhores que essa (inclusive fontes para alguns dos textos dessa edição, mas mal aproveitadas):
- Selected Literary essays (que contém quase todos os ensaios sobre literatura de Lewis, além do excelente ensaio "De Description Temporum", que é palestra inaugural de Lewis como professor de Literatura Medieval e Renascentista Inglesa na Universidade de Cambridge).
- 3 volumes das Collected Letters
- English literature in the sixteenth century
- Studies in medieval and renaissance literature
- Studies in words.
Além das obras que já temos em português (algumas esgotadas), mas que seriam excelentes pela Thomas Nelson Brasil:
- The allegory of love
- Discarded image

Oportunidade perdida. Pena.
ps: "O prefácio ao paraíso perdido", próxima publicação, foi excelente escolha

becaesousa 05/03/2024

Livro excelente
Leitura obrigatória para todo e qualquer amante da leitura e escrita como atividade vocacional e apaixonada.

Leitora 23/12/2023

É muito bom, ajuda bastante pessoas que estão pensando em escreve mas não sabem como ou por onde começar, e é bem fluido de ler também