Aquilo que nunca soube

Aquilo que nunca soube Luciana de Gnone

Resenhas - Aquilo que nunca soube

Flavia_Lo 24/10/2023

Que surpresa maravilhosa, moço do vinho nunca decepciona ?
Não esperava nada e recebi uma aula sobre alienação parental e capacitismo.

Junto com a Duda, nós acompanhamos de perto a vidinha perfeita da herdeira, desmoronar como um castelo de cartas, cada descoberta sobre o passado é um sopro para destruir qualquer antiga lembrança e descobrir que foi uma farsa.

A autora faz um questionamento muito real e sincero, como nós vemos nossos pais e como nossas memórias mais antigas podem ser completamente alteradas por influência de terceiros.
Luciana coloca nessa narrativa conturbada, a importância de enxergarmos nossos progenitores como pessoas, que também tem sentimentos, defeitos e atitudes questionáveis, mas acima de tudo, que existiu uma vida antes da sua existência.

Enfim, que história fascinante, é muito fácil se encantar e se aterrorizar com os relatos da gravados por Sara e sentir muito ódio de um determinado personagem.

Leitura rápida, disponível no Ku e de uma autora nacional.

?A questão é: será que é dessa forma que ela gostaria de ser amada??
Fabio 26/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Flavinha!?

Flavia_Lo 26/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio, esse livro foi muito surpreendente, não esperava ler sobre esse assunto

Alida.Ventura 27/10/2023minha estante
Ja vou atras, obrigada pela dica Flavia. Resenha sempre incrível.

Gessyka.Loyola 25/10/2023

12 fitas e 1 segredo ?
Li por recomendação do moço do vinho do Instagram ?.
Foi interessante, mas achei a escrita um pouco mecânica demais, não consegui me conectar muito bem e no fim só queria saber da fofoca toda hahahaha.
O final foi surpreendente apesar de muitas partes no livro serem óbvias. É uma boa história!

Beatriz3345 20/08/2023

Virei a madrugada lendo..
Eu peguei a indicação desse livro com o Rodrigo de Lorenzi, vi no insta e fiquei curiosa.
A princípio peguei a leitura sem pressa pois na minha mente eu iria intercalar com minhas leituras atuais.. só que, o livro é uma bomba a cada capítulo! Você simplesmente não consegue parar de ler, virei a madrugada lendo e terminei pela manhã, impactada.
O livro é brasileiro, se passa no RJ e é tudo bem construído, fala sobre diversos temas importantes como: alienação parental, classe, capassitismo e muitas outras coisas.

A leitura é muito fluía então você consegue ler em pouco tempo. Fora que o estilo de escrita da autora é tipo Harlan Coben acaba um capítulo com uma bomba que te instiga ler o próximo em seguida.
Jamilly158 20/08/2023minha estante
É bom mesmo?

Beatriz3345 20/08/2023minha estante
Sim!!!! Muito bom.

dedeni 23/11/2023

Livro daqueles de se devorar, impossível acabar uma página ou capítulo e não se ver presa ao próximo.

uma história apesar de forte, muito gostosa de se acompanhar.

em alguns momentos me vi conflitante em relação a protagonista, mas logo fica fácil criar empatia por ela quando vamos descobrindo o peso que uma manipulação pode causar.

o tema central do livro é triste, complexo e de extrema importância, porem foi abordado de uma forma de simples entendimento, além da escrita da autora ser extremamente fluida.

fico muito feliz quando encontro livros nacionais tão bem escritos e com histórias tão boas.

Tháh 01/09/2023

? Uma história instigante do início ao fim, com um suspense e uma investigação surpreendente e é claro aquelas reviravoltas que nos deixam de queixo caído .

Maria Eduarda Castelo Branco está sendo preparada para assumir a direção executiva da Joalheria Schatz, até que
o destino lhe prega uma peça e uma reviravolta drástica em sua vida, quando o seu pai, José Eduardo, sofre um acidente de helicóptero deixando-o entre a vida e a morte.

Entre idas e vindas ao hospital, para acompanhar seu pai na luta pela sobrevivência, Duda é procurada por uma antiga empregada que trabalhou para seus pais, ainda quando podia se dizer que tinha uma família, um tempo que sua mãe e seu irmão mais novo vivia entre eles.

Mirtes Batista informa que quando Sara foi embora, seu pai me pediu ajuda para se desfazer das coisas dela. Dizendo que ela poderia ficar com qualquer coisa. Então ficou com uma caixa de fitas de um curso de inglês que Sara ficava escutando. Pensando que poderia lhe ser útil futuramente, até seu filho Daniel querer aprender inglês, para progredir no trabalho. Lembrando das fitas, ela entregou a ele.

Daniel lhe falou que começou a escutar, mas que no lado B das fitas tinha a voz de uma mulher falando um monte de coisas. Achando estranho, Mirtes ouviu, reconhecendo a voz da dona Sara. Por isso resolveu trazer para Duda, eram diários falados de sua mãe.

Duda decide mergulhar em uma investigação pessoal ao escutar as fitas e ter chance de descobrir os motivos que levaram sua mãe a abandoná-la.
A cada fita ouvida, Duda cai em si, que nem tudo que seu pai lhe relatava era a verdade, ela descobre com a ajuda de Guilherme mesmo com sua condição de espectro autista, ele é um brilhante Juiz, Duda não acreditou de princípio, mas com todas as indicações dela ter sofrido alienação parental, pelo seu pai.
É descoberto novos fatos, o alienador no caso seu pai foi capaz de fazer muitas coisas sem medir as consequências.
No fim das contas sua mãe não abandonou, e sim foi morta junto com seu irmão pelo seu pai .

Quotes:
?"Uma revelação de grandes proporções se desvelou diante de mim. No passado, havia provado o sabor da felicidade, e agora, receosa de dar um passo atrás, sentia medo do que a quinta fita iria mostrar."
? "A vida é para todos, o amor para poucos, a rebeldia para os certos."
? ?Deduzi cedo demais que o mundo que eu conhecia era inabalável."
? " ? Nem sempre o alienador tem consciência do que está fazendo. Do mal que está causando. Com tantos ressentimentos, seu pai se achou no direito de destruir a imagem dela para você. Alienação parental é matar um genitor vivo, e foi exatamente isso que ele fez com a Sara.

Súh 16/04/2024

Um livro incrível!
O livro tem como tema principal a alienação parental, Duda sentia muita mágoa da mãe que desapareceu quando ela tinha 6 anos. Sentindo-se triste e abandonada nunca a perdoou.
É a partir daí que tudo se desenrola.
Um livro dinâmico cheio de reviravoltas, muito fácil de ler.
Sensacional!!!

PsicoThriller 21/08/2023

Um drama com suspense muito bem elaborado
Luciana tem a incrível habilidade de escrever histórias sobre a alta sociedade do Rio de Janeiro, sempre nos levando à uma ambientação perfeita, repleta de detalhes que enriquecem a história. É um livro também muito político, que fala sobre questões relacionados ao cenário histórico e atual brasileiro de importante reflexão.

O livro é muito bem embasado psicologicamente, um grande ponto para autora cuja escrita e pesquisa sensível me surpreenderam bastante. Achei encantador o personagem Guilherme, que trouxe inclusão e leveza à história.

O final é excelente, com diversas reviravoltas, algumas que me surpreenderam bastante, outras um pouco previsíveis. Entretanto, a autora encerra fechando todas as pontas soltas, algumas que somos incapazes de juntar durante a história.

Recomendo muito a leitura de ?Aquilo que Nunca Soube? aos leitores que sabem apreciar um bom suspense permeado por drama familiar que emociona ao mesmo passo que impressiona.

Cassia 18/09/2023

Que livro...
Duda viveu em um lar sem a mãe, a odiando todos os dias pelos abandono, por ter partido e a deixado com um pai, que mesmo sempre dando muito amor e carinho, não supria todas as necessidades de uma filha, para piorar ainda levou seu irmão mais novo, deixando esse sentimento de abandono e de não ser o sufiente para sua mãe a levar também.
...
Esse livro se tornou um dos meus preferidos e já quero ler outros da autora, as reviravoltas já eram esperada? Algumas sim e outras meio óbvias, mas o livro não deixa de ser perfeito, é incrível como tudo é descrito com tanto detalhe que senti o que a personagem sentiu... foi maravilhoso... indico para todos que querem um livro que se fosse filme ganharia um oscar

@livrosdalita 14/12/2023

Bom livro
Uma leitura sobre alienação parental que é um tema complexo e doloroso.
Primeiro livro que vejo com essa temática é me incentivou a saber mais sobre o assunto.
Lendo pude avaliar que essas questões acontecem mais vezes do que imaginamos.

Stephani.Aparecida 12/09/2023

Alucinante!!!
Que livro maravilhoso de se ler! Se você gosta de livros investigativos e cheio de mistérios, esse é um prato cheio. Luciana Gnone consegue fazer uma história alucinante que te prende do início ao fim.

Esse livro vai contar a história da Duda, filha de Sara e José Eduardo. José Eduardo é herdeiro de uma grande joalheria no Rio de Janeiro, um homem de negócios e rico. Duda cresceu e se tornou uma mulher, porém, nunca teve a presença da mãe pois cresceu com a visão que Sara havia abandonado a família quando tinha 6 anos. Visto esse cenário, obviamente Duda cresceria com muita raiva e rancor da mãe. Até que, José Eduardo sofre um acidente de helicóptero e fica em coma. Neste período, Duda recebe 12 fitas de Mirtes, a antiga empregada da família, onde havia relatos importantes da mãe sobre sua vida e sua relação com José Eduardo.

Os capítulos são pequenos e, ao mesmo tempo, eletrizantes. A cada capítulo surge uma nova dúvida e algo é descoberto. Temos várias reviravoltas na história e, no final, todas as pontas soltas são fechadas e explicadas.

O final do livro é muito lindo, apesar de terminar com a sensação que a justiça não foi, de fato feito, é muito lindo a forma que termina e a mensagem final que o livro passa. Foi o primeiro livro que li da autora e fiquei muito feliz de ter encontrado uma leitura nacional tão boa.

Carolina Rodrigues Aguiar 16/08/2023

Uma leitura instigante com temas importantes são abordados no decorrer do romance.
Eduarda, herdeira de uma grande empresa de joalheria, que vem de gerações. Ao comemorar a década e sucesso da empresa, seu pai sofre um acidente de helicóptero e acaba ficando em coma.
Após o acidente, que foi espalhado pela imprensa e mídia, uma antiga funcionária da família entra em contato com Eduarda e lhe entrega algumas fitas cassetes antigas. E quando ela começa a ouvir, identifica ser da mulher que a abandonou com seu pai, ainda criança: sua mãe, Sara.
São gravações feitas como se fosse um diário. Onde Sara conta como era sua vida, gravada para que um dia, sua filha Eduarda, pudesse ouvir e entender o seu lado. Já que seu pai, sempre a acusava de abandono e que tinha má índole.
E nessa jornada de descobertas, conheceu Guilherme, que ajudou a ouvir e analisar cada fita.

A trajetória deste livro é prodigioso, o tema abordado com o foco em alienação parental, muito comum quando os pais da criança estão em processo de divórcio. Eu achei um assunto bem interessante e até ajudou a identificar este tipo de caso.
Já tinha lido outros livros da autora, mas esse aqui é digno de um prêmio! #kindle #amazon espia esse livro aqui!!
Ah, e adorei o personagem Guilherme, com toda sua singularidade, um personagem bem construído e desenvolvido, apenas mas um para guardar para sempre em meus pensamentos: melhores personagens que já conheci (nos livros).

Janaina.Bernardes 26/10/2023

Curioso! Sem prometer nada, entregou muito!
Que livro bom!
Uma leitura gostosa e envolvente. Que te deixa com gostinho de quero saber mais sobre as fitas?
Extremamente necessário, abordando assuntos como abuso parental, onde literalmente o ?castelo de cartas? de uma jovem elitizada se desmorona e ela começa a enxergar que vivia em uma vida de mentiras e a luta de uma pessoa pela diversidade e inclusão e principalmente, mostrar seu valor e ter o respeito para além das condições mentais.

Marina 19/09/2023

Se estiver buscando por uma leitura rápida, achou
É um livro de leitura fácil e rápida, com temáticas muito pertinentes, mas que acabam se tornando forçadas pela forma que a explicações técnicas foram inseridas no decorrer da história. O plot foi bacana e mostra como cada história tem dois lados.