Personalidades Perigosas

Personalidades Perigosas Joe Navarro ...

Resenhas - Personalidades Perigosas

DAN LIMA 13/01/2024

Aquisição que impacta já na introdução e faz o leitor ficar vidrado logo no início da leitura.
É uma obra que cumpre o que promete: alertar a todos que existem personalidades más, que, pela estatística chega a ser de milhões no mundo. E que em algum momento da nossa vida, vamos nos deparar com alguma. É necessário saber como lidar com PERSONALIDADES PERIGOSAS. O livro faz alertas, orienta, dá referências biográficas, mostra exemplos de casos reais.
A importância de ficar atento faz toda a diferença numa situação de perigo diante do mal. Vê não é o bastante, mas observar pode ser a chave da sobrevivência.
Gentileza é diferente de bondade. Não são sinônimos. Saber disso pode ser crucial entre viver ou morrer.
Melhor estratégia: vai precisar ler o livro para descobrir. Ainda bem que há várias delas.
Leitura obrigatória e excelente, escrita por um Agente Especial aposentado do FBI (trabalhou 25 anos) com experiência em estar cara a cara com a essência do mal.

Critérios pessoais:

1 péssimo
2 regular
3 bom
4 muito bom
4,5 excelente
5 perfeito

Rodrigo.Romanus 17/12/2023

A premissa é bastante interessante, contudo a obra é muito superficial, muito repetitiva, além daquelas listas de adjetivos para cada personalidade perigosa ser algo chatíssimo.

Juju 03/11/2023

Atenção às bandeiras vermelhas!
Escrito por um ex-agente do FBI e criminólogo especialista em perfis criminais, este livro é um guia que tem como seu principal objetivo auxiliar de forma prática e simplificada as pessoas a identificarem o que autor chama de "personalidades perigosas". Em suma, personalidades nocivas que variam em grau, intensidade e periculosidade e que cedo ou tarde vão acabar causando danos físicos, psicológicos, emocionais ou financeiros - e eles podem variar para maiores ou menores de acordo com o grau da personalidade perigosa - em nossas vidas. Geralmente nós só ouvimos falar desses indivíduos em casos extremos, ou seja, quando algo muito ruim acontece e então os noticiários não se cansam de reportar, a exemplo de ataques terroristas, tiroteios em escolas ao estilo Columbine ou assassinos em séries como Ted Bundy ou John Wayne Gacy. Mas a verdade é que eles estão por toda parte e podem estar literalmente em qualquer lugar. Podem ser seu colega de trabalho, um membro da sua família ou da sua igreja, um parceiro(a) romântico, seu cônjuge ou até mesmo um completo desconhecido com quem você tenha o azar de cruzar em um momento inoportuno. O que Joe Navarro propõe com seu livro é partilhar alguns de seus conhecimentos e sua vasta experiência na área criminal lidando com diferentes casos e personalidades complexas, para que você seja capaz de identificar e monitorar de antemão comportamentos reincidentes que lhe colocam em risco e levantam suspeitas. Deste modo, você será capaz de encontrar uma saída antes que seja tarde demais para fazer algo.

A estrutura do livro é simples. O autor começa com uma introdução sobre suas credenciais e deixa bem claro seu objetivo e qual caminho trilharemos ao longo dessa leitura. Depois vamos ter 4 capítulos separados, cada qual dedicado a elucidar e exemplificar um pouco sobre um tipo de personalidade perigosa específica, são elas: narcisista, emocionalmente instável, paranóico e predador. Após concluirmos essa parte, os capítulos 5 e 6 são mais voltados para um apanhado geral do que foi contemplado na obra, bem como sugestões práticas de como se proteger e quais ações empregar caso você se encontre em uma situação de risco envolvendo uma personalidade perigosa.

Eu sinto que o propósito desse livro é muito nobre, ou seja, a intenção dele é boa, mas sua execução deixa muito a desejar. A começar pelo fato de que Joe Navarro não é um profissional da área da saúde, e tudo bem, ele deixa isso bem claro desde o princípio e enfatiza essa questão várias vezes. Ok, pelo menos está sendo sincero. Ainda assim, eu acredito que para você aconselhar as pessoas em um âmbito tão particular e extremamente perigoso é necessário mais do que apenas anos de experiência e uma carreira criminal numa agência notável. Está certo, ele já viu muitas coisas bizarras, lidou com personalidades perigosas, aprendeu a identificá-las e forneceu alguns bons conselhos, porém ao meu ver isso não é o suficiente para você escrever um livro todo sobre o tema (e por vezes eu sentia certa prepotência nas falas dele, como se dominasse o assunto como ninguém). Falta embasamento em seus relatos, faltam referências precisas e um material sólido baseado em pesquisas/estudos mais atuais, faltam até mesmo exemplos mais detalhados de casos reais. Por vezes eu sentia que ele só jogava um nome conhecido sobre um caso real e esperava que a pessoa que estivesse lendo - e ele admite que o livro é voltado para leigos, pessoas comuns - soubesse exatamente do que se trata bem como todas as particularidades do crime. Não é bem assim, você precisa contextualizar. Enfim, me cheira muito a auto-ajuda e por vezes se torna cansativo, porque o autor repete, repete e repete coisas que já foram faladas mil vezes só que de formas distintas. A própria introdução desse livro toma umas 20 páginas só para oferecer um simples insight sobre o objetivo da obra, resumindo: ele quer ajudar pessoas a identificarem personalidades perigosas e se defenderem delas antes que se tornem vítimas fatais.

A parte que eu realmente gostei e que julgo ser bastante útil são as Listas de Verificação de Personalidades Perigosas em que você pode assinalar vários comportamentos que observa em um possível suspeito e identificar em que grau/nível de periculosidade o mesmo se encaixa (são mais de 100 opções). E eu ainda preciso mencionar que algumas de suas "soluções" eram fáceis demais, óbvias demais e nós sabemos que na vida real não é tão simples identificar personalidades perigosas, porque elas são astutas e usam máscaras convincentes. Além de que se você trabalha, estuda, cria seus filhos ou tem uma vida financeira com que precise preocupar, dificilmente vai ficar obcecado em analisar toda e qualquer pessoa esquisita que cruze o seu caminho em algum momento (bom seria se pudéssemos fazer isso), bem como todo e qualquer aspecto aspecto atípico de seu comportamento a não ser que seja muitíssimo impactante ou assustador, o que nem sempre é o caso. Claro, é mais fácil fazê-lo se for alguém próximo como um filho, um cônjuge ou um parente, mas mesmo assim, a maioria das pessoas tem muitos problemas e outros pensamentos com que se ocupar diariamente.

No geral foi uma experiência bem morna para mim e em alguns momentos senti que Joe Navarro estava até duvidando um pouco da capacidade intelectual do seu leitor. Esperava true crime e recebi auto-ajuda. No entanto, eu aprecio a tentativa do autor e concordo em alguns pontos com o mesmo, a começar pelo fato de que conhecimento é poder. Então sempre busque se informar, estudar e se educar, porque conhecimento é sempre algo que agrega de diversas formas e sim, muitas vezes pode salvar a sua vida!

minha5 10/03/2024

Extremamente necessária
Eu não sabia que precisava tanto de um livro!
Um livro impecável,de leitura fluida e bem didática.
O autor nos apresenta quatro personalidades perigosas ,suas características principais, exemplos de casos reais , biografias e ao final de cada capítulo existe um setlist para nos ajudar identificar o comportamento referente a cada personalidades que podem estar em contato conosco .
Além disso tudo o ex agente do FBI,nos ensina como lidar com esses perfis.

luiza1641 27/03/2024

Vale muito a pena a leitura, principalmente pra quem não tem conhecimento do assunto, uma maneira de alertar a todos é até de uma forma salvar vidas.
vale a leitura.

Bianca.Falcari 12/05/2024

Dark me ganhou mais uma vez
Personalidades perigosas tem um formato de escrita diferente de todos os livros sobre esta temática que eu já li, ele literalmente é um manual com descrição de identificação dos 4 tipos de personalidades, seu modo de agir, o que podemos fazer para nos proteger e como lidar com essas pessoas. Achei demais a lista de verificação em cada capítulo e as palavras que as pessoas usam que mais descrevem cada personalidade.
A leitura não fluiu bem pra mim e foi meio maçante mas por questões da minha rotina, o livro em si prende a gente e é uma excelente fonte de conhecimento do tipo que vamos usar pra vida toda.

Ariane335 05/12/2023

O livro é praticamente um manual para reconhecer características de personalidades que apresentam algum risco diante dos demais. Escrito por um ex agente do FBI, possui linguagem simples e educativa. Super aconselho!

Tah_baddauy 06/06/2024

Embora seja uma entusiasta do tema, achei a leitura arrastada ao ponto de quase abandonar. Informações interessantes, mas essas listas de palavras, testes... achei cansativos!

Vmasch 02/11/2023

Muito bom o material e principalmente o conteúdo... Joe Navarro, um dos melhores autores... Conhecimento pode salvar nossa vida...

ingridgomes 15/01/2024

Quis fazer uma resenha pois vi muitos comentários sobre o conteúdo ser superficial... sendo que a proposta do livro desde o início é ter uma abordagem mais fácil para leigos, com o propósito de ajudar as pessoas a reconhecerem essas personalidades mas não diagnosticar. Por esse motivo, acredito que em grande parte o livro cumpriu com o que prometia. A única ressalva que eu teria é em relação a terem prometido uma visão além da estatística e do gênero, mas sempre ao apresentarem uma personalidade que aparece mais em uma estatística, não mostraram o exemplo oposto, mantendo assim o estereótipo.

Lis 13/02/2024

Livro bom, porém muito repetitivo
Vi algumas resenhas dizendo que esse livro seria meio superficial, concordo, mas esse é o objetivo, o autor a todo o momento ressalta que o livro é para auxiliar pessoas leigas no assunto. Acho que o autor realiza isso de maneira bem didática, porém muito repetitiva, chegando a falar os mesmos fatos dos mesmos casos e personalidades 3 ou 4 vezes. Fora isso é um ótimo livro que cumpre seu objetivo.

Gmcampanini 24/02/2024

Utilidade publica
A forma como o autor aborda as personalidades perigosas nesse livro, de fato, é uma utilidade publica. Para pessoas de qualquer faixa etária porque ele é muito claro e didático ao explicar cada uma delas. Entendo que a repetição foi um recurso para reforçar os alertas e perigos relacionados a uma personalidade perigosa, mas em alguns momentos beirou a monotonia. Tudo bem que estamos falando da segurança e vida, então toda cautela é pouca

Francine.Grycak 24/02/2024

Personalidades perigosas
O livro é muito bom, bem didático e fácil de compreender. Acho que todos deveriam ler ele pelo menos uma vez.
?"Quem quer manter seu jardim bem cuidado não reserva espaço para as ervas daninhas".?

Gustavo118 10/04/2024

Livro interessante e ao mesmo tempo assustador
A leitura desse livro me deixou completamente absorvido em seu mundo sombrio e intrigante. É fundamental compreender como agir diante das personalidades narcisistas, emocionalmente instáveis, predatórias apresentadas.