Conversa na Sala

Conversa na Sala Martha Medeiros

Resenhas - Conversa na Sala

Fernnanda.Stumbo 26/10/2023

"Quantas vezes você evitou se jogar?"
Possuo quase todos os livros de crônicas da Martha, quero conseguir um dia, completar sua obra, não conheço nada ainda de sua poesia. Mas sempre que pego um inédito, tenho a mesma sensação, de estarmos conversando na sala de casa, esse já até trouxe no título!

Algo nele foi diferente, com certeza a pandemia mudou todos nós, e não foi diferente com ela... Mesmo já sendo uma mulher madura, nessa nova obra ela me passou uma maturidade absurda, antes ausente. Ainda tem a mesma vibe de indicações de livros, filmes, séries e música (que nunca me frustra!). Cultura sempre muito bem explorada como a ponte para a amplitude do universo, aquilo que muda nosso olhar ao mundo. Antes neutra quanto ao assunto política, dessa vez, defendendo sua opinião em diversos textos!

Também traz muito sobre relacionamentos, dessa vez, achei bem marcante: relacionamentos iniciados na juventude nem sempre dignos; o pacote existencial que é dividido entre o casal; amor dar certo até dar errado; cada amor é de um jeito e você jamais revive aquilo; o universo do outro que descobrimos lentamente; apostar que aquele amor seria definitivo ou ao menos a amizade erótica resistiria ao destino. Foram só alguns dos que me chamou atenção.

Outro assunto que me marcou especificamente foi a renúncia de viver aquilo que nos desacomoda; não é fácil mergulhar na coragem.
Talvez nunca mais a vida seja tão boa quanto foi, talvez dias melhores virão, quem sabe? Mas a intensidade da vida, com certeza, não vagará por onde não estamos!

Naiara Heres 16/12/2023

A Martha é sensacional
Mais um livro concluído dessa escritora maravilhosa!
A maneira leve e realista como a autora escreve é o que fez gostar tanto das obras dela. E agora, conhecendo ela pessoalmente - este livro ela autografou -, percebi que ela é também uma pessoa doce e espontânea. Super recomendo!

Agatha.Borges 22/12/2023

Crônicas Necessárias ???
Como fã do trabalho da Martha Medeiros, sou suspeita para avaliar os livros da escritora, mas compartilho a dica pois é mais um lançamento que fermenta arte, cultura, educação e presença.
As crônicas desse livro são necessárias, Martha sempre falou de tudo, mas nesse livro ela trouxe muito assunto relevante, que vale a reflexão.
Enfim, leiam e encham seu espírito de arte e cultura, pois como a autora sempre incentiva, é isso que move a nossa esperança para persuadir uma vida sempre melhor.

fbiaggioni 03/01/2024

Crônicas geniais
Esse livro é um compilado de textos da Martha. Pequenos textos que podem ser lidos entre 2 e 3 minutos. Muitas temáticas envolvidas, como amor, trabalho, a vida na pandemia e muitos outros.
Martha é genial, nunca me arrependo de ler nada que venha dela.

Dilso 20/01/2024

Num passado distante fui cronista de alguns jornais, escrevi por anos... Mas tive um segredo, quando sentia que meus textos estavam saindo do prumo e tornando-se complexos demais, eu recorria à leitura das crônicas de Martha Medeiros e voltava aos trilhos...
Este livro, para variar, é uma delícia de ler. Leve, intenso... Muito bom mesmo.

nifontana13 26/02/2024

Pela primeira vez senti que a leitura de um livro de crônicas da Martha foi difícil de ler. Senti que se arrastou apesar de diversos temas bacanas.

Camis 08/03/2024

Gatilhos emocionais
Nem sempre sabemos o que exatamente vai desencadear uma reação emocional indesejada. Um sentimento de nostalgia desagradável, um aperto no peito um nó na garganta.

Pode ser um bilhete que um ex namorado colocou no pára-brisa do seu carro e você encontrou casualmente na agenda antiga, uma foto, um filme, uma música.

No meu caso foi o último livro de Martha Medeiros, Conversa na Sala que comecei a ler no lançamento em 2023 e acabei somente agora.

Achei estranho meu corpo mole para finalizar esse livro, principalmente por ser uma autora que admiro e no passado devorei seus livros em poucos dias.

Descobri o motivo desse incômodo somente no final. Marta escreveu esse livro na época de pandemia onde ela e muitos de nós estávamos em situação de cárcere privado.

Sei que muitas pessoas tiraram o melhor do período, aprenderam novo idioma, tiraram certificações, fizeram exercícios. Ela mesma, escreveu um livro inteiro. Infelizmente eu não estava no meu melhor momento.

Independente da minha reação indesejada em algumas das crônicas, continuo idolatrando a autora e consumindo tudo que escreve, Martha poderia publicar a lista de compras que eu iria ler, talvez um pouco mais devagar.

Mi_lendo23 17/10/2023

Mais um pra conta
Mais um livro de Crônicas de Martha encerrado com sucesso.

Mais uma vez a autora me prendeu com seus textos leves e cativantes. Sua temática, sempre atual e diferenciada a cada crônica nos faz refletir, rir e nos emocionar.

Algo muito marcante sobre esse livro é que muitas crônicas foram escritas no período da pandemia o que fez com que a autora se dedicasse ao tema e, de maneira bem surpreendente, à política também, que não costuma ser algo normalmente abordado por Martha.

Esperando o próximo lançamento para aumentar minha coleção.

IG @mi_lendo23

ketlenaires 05/12/2023

Sempre perfeita
Martha Medeiros para mim tem a receita perfeita para crônicas.
Com uma pitada de humor, uma dose de vivências e uma colher de crítica os textos dela me inspiram desde a adolescência e me motivam a ser uma mulher de mais atitude que busca seus amores e paixões com consciência de seus benefícios e malefícios. Sempre que estou meio para baixo ler meia duzia de crônicas dela me colocam mais para cima e com Conversa na sala não foi diferente.
Melhor ainda posso dizer, porque em meio a leitura pude conhecê-la pela primeira vez e ter meu livro autografado por essa querida que é certamente uma das melhores escritoras da América.

_Ane_ 23/12/2023

Adoro ler Martha Medeiros!

As crônicas da Martha são refúgio, reflexão e irreverência. São ótimas para quando precisamos de uma leitura mais amena, mas ao mesmo tempo, uma leitura que mexe com nossas crenças (que muitas vezes são desconstruídas a partir de algumas crônicas).

Nesse livro há textos que nos faz refletir (muitos são como um tapa na cara, um "acorda para viver").

Crônicas sobre o cotidiano, as relações, a vida de uma forma leve e intensa.

Martha Medeiros deveria ser receitada como medicamento para ansiosos, depressivos, compulsivos crônicos, dor de cotovelo, fim de relacionamentos (ou início). Como companhia da solidão e como inspiração diária.

Sempre recomendo!

Sheiny 26/01/2024

Imperdível
Matha traz várias reflexões sobre a vida, política, valores, desejos. Amei todos, mas o que mais me marcou foi um texto que ela nos aconselha a cuidar dos joelhos. Eu estava lendo o livro durante uma viagem e me dei conta como nos importamos com tantos cuidados estéticos e com a nossa saúde em idade mais avançada somos negligentes (falo por mim). Já li alguns livros da autora e quanto mais leio, mais quero ler.