O homem que conversa com a vida

O homem que conversa com a vida Lustosa...

Resenhas - O homem que conversa com a vida

Livroterapia MS 20/08/2023

Eu
Foi muito bom ler esse livro, pois trouxe reflexões do cotidiano sem ser forçado. Me encantei com a escrita do autor... Muito gostoso de ler.

@jaquepoesia 19/09/2023

"Devemos trocar o sangue nos olhos por lágrimas de alegria ou de tristeza. Elas é que vão saciar nossa sede de ser gente." 》pág. 32

"Observe que as palavras "precipício" e "precipitação" têm a mesma origem, que é
lançar-se do alto." 》pág. 50

Fred é um estudante de Economia, que aguarda seu voo de retorno, após as férias. Mas depois de aceitar o convite para um café do senhor Benjamin, o jovem entrará em uma conversa intensa sobre o sentido da vida, as conexões humanas, as diferenças de cada indivíduo e a causa por traz das piores mazelas do ser humano.

O homem desconhecido parece conhecer Fred até mais do que ele mesmo se conhece, o que intriga o jovem, e aguça o leitor(a) para conhecer a verdadeira identidade de Benjamin.
Fred está prestes a iniciar o último ano na faculdade, é um jovem sagaz e curioso, já Benjamin parece ponderado, possuindo uma forma sábia de transmitir todo seu conhecimento.

E é esse diálogo profundo entre duas figuras tão diferentes, que proporcionará ao leitor(a) dessa obra um mergulho em si mesmo, pensando sobre as tantas falas do personagem Benjamin sobre a vida. Dentre os temas conversados que mais me chamaram atenção está os perigos da busca pelo sucesso como um ponto de chegada e a importância das conexões reais.

A obra é um prato cheio para quem gosta de temas reflexivos e provocações acerca da sociedade atual. Levantando questões que desrespeitam a todos nós, a narrativa oferece doses de filosofia, sociologia e psicologia, além de citações de grandes autores(as) como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Kahalil Gibran e Fernando Pessoa.

O livro também faz menção ao sagrado, a finitude da vida terrena, e enfatiza a importância de se tentar ver a vida por todas as perspectivas possíveis, além de abordar a diferença entre sacrifício e sofrimento. Os capítulos são curtos, é um livro leve e proporciona uma experiência de leitura muito interessante, uma vez que nos leva à refletir sobre diferentes assuntos. E o final nos pega de surpresa!

Marvy 31/12/2023

Me fez refletir
Nesse livro conhecemos Fred, que está em um aeroporto e encontra um senhor chamado Benjamin que começa a questioná-lo e lhe fazer refletir sobre vários temas.

Esse é um livro que a cada página nos faz refletir sobre assuntos variados e nos faz enxergar a vida com um pouco mais de leveza e de gratidão.

A escrita é fluída, os capítulos são curtos e ele tem aquele toque leve de mistério que nos faz querer conhecer mais do Benjamin e entender como ele pode conhecer tanto o Fred. Foi uma ótima leitura e que me fez refletir e ver a vida com outros olhos.