Olhar petrificante

Olhar petrificante Natalie Haynes

Resenhas - Olhar petrificante

Luciana 20/12/2023

Quando de fala de Medusa, imediatamente vem a cabeça de muitos s palavra "Monstro".

Uma criatura que, apenas com um olhar, pode transformar qualquer ser em pedra.

Mas, se eu te disse que o "monstro" na verdade é a vítima?

Natalie Haynes, elabora com maestria uma narrativa no olhar de Medusa... Seus traumas, seus sentimentos, o amor pelas irmãs... Mostra que os verdadeiros monstros são aqueles que pousam de heróis em detrimento de seu sofrimento (e de outras mulheres).

Um livro incrível de se ler.

Luvale 19/09/2023

Que livro incrível
Eu amo recontos de mitos gregos e não seria diferente com esse aqui. Esse livro é primoroso em nos fazer refletir sobre o papel das mulheres nessas histórias, sempre em segundo plano, sendo usadas e descartadas, meros instrumentos e coadjuvantes nas histórias de deuses, heróis e homens.

A narrativa passeia entre muitas mitologias, não só na da Medusa, como é de se imaginar pela capa e pelo título. Acompanhamos todo o plano de fundo de histórias interligadas, a dinâmica entre os deuses do Olimpo e as histórias que impactam diretamente no que ocorreu com a Medusa.

A premissa geral do livro é a história de como a górgona Medusa, que vivia pacificamente com suas irmãs, foi abusada por Poseidon em um templo de Atena, e foi punida pela deusa no lugar do abusador. A vítima sendo mais uma vez atacada por quem deveria ser um apoio. Medusa então amaldiçoada é perseguida por Perseu, que tem a missão de levar a cabeça de uma górgona para um rei soberbo.

Mas a história é muito além disso, vemos vivências de diversas mulheres, sejam elas deusas, criaturas imortais ou humanas, sendo subjugadas pela vontade de outros, tendo suas histórias esquecidas e tratadas como troféus, conquistas, prêmios ou obstáculos a serem ultrapassados. Todos os mitos se conectam no final de uma maneira incrível. A autora fez muito bem ao traçar paralelos entre vários mitos sem sair do contexto proposto.

A escrita é incrível, com capítulos em primeira pessoa, em terceira pessoa, contados por narradores misteriosos, por deuses e heróis. Vários pontos de vista que se unem pra formar uma história incrível, que emociona e faz pensar. Ainda mais que já lemos sabendo o fim que aguarda Medusa nas mãos de Perseu. A autora brilha em utilizar isso como um fator pra instigar o leitor e aumentar a curiosidade. Saí dessa leitura triste e ao mesmo tempo encantado. Já quero ler tudo dessa autora.

Moony 19/01/2024

Pesado
Ela n querendo fzr mau a ngm, geral tratando ela como monstro.... Achei triste a história, me deu gatilho.

Carla 26/10/2023

Decepcionante
Esse reconto é decepcionante por vários motivos:

+ forma: um pouco mais de 300 páginas com mais de 70 capítulos. Isso significa que os capítulos são pequenos demais. Além disso, se alternam entre uns 20 personagens, eu acho, fragmentando a história de um jeito bem ruim, bagunçado e confuso.

+ conteúdo: um reconto da história da Medusa que não reconta quase nada. Uns 30% podemos dizer que é sobre ela, de fato. A centralidade da história só passa a ser dela nos 20% finais do livro. Além disso, a história deixa diversos episódios já bastante conhecidos de fora.

+ o tom: a proposta dos recontos centrados nas mulheres é lhes devolver a voz e nos dar uma chance de ler a história sobre outra ótica. A autora não consegue fazer isso, infelizmente, perpétua a percepção de sempre: as mulheres são frágeis e fúteis e os homens são implacáveis, cruéis e têm motivos. A deusa Athena aparece como uma garota mimada que em nada lembra a presença forte da deusa da guerra; as górgonas irmãs de Medusa são atrapalhadas e indecisas; a deusa Hera é só ciumenta e a própria Medusa parece ter ficado sempre criança.

Podia continuar elencando motivos, mas vou ficar por aqui dizendo: leiam recontos, mas deixem esse para o final da fila pq Medusa merecia muito mais do que o relatado aqui.

Alê | @adagaliteraria 06/11/2023

Seus olhos estavam queimando e pareciam pulsar contra suas pálpebras, por isso achou que ia ficar cega. Seu couro cabeludo estava se rasgando. Gritou até perder a voz.
A história mergulha nas profundezas do mito grego, revelando uma história emocionante e sombria. Reimaginando o conto da única mortal entre deuses, Medusa, e seu trágico destino.

Dividida em 5 fases: irmã, mãe, cega, amor e pedra. A trama se desenrola quando o deus do mar, Poseidon, comete um ato hediondo contra Medusa, levando à ira de Atena e à transformação irreversível da jovem mulher.

A maldição de Medusa, com serpentes em seu cabelo e um olhar petrificante, a condena a uma vida solitária nas sombras.

“Eles vão teme-la, fugir de você e chama-la de monstro!”

O livro destaca a jornada de Perseu, um dos filhos de Zeus, em busca da cabeça da Górgona e da missão de matar Medusa. A trama se desenrola de maneira intrigante, explorando temas de vingança, sacrifício e redenção.

A narrativa se destaca por sua capacidade de dar voz a Medusa, uma figura frequentemente vilanizada na mitologia, e humanizá-la, revelando as profundezas de sua tragédia pessoal.

A narração varia em vários personagens, o que dá a possibilidade de serem desenvolvidos e contar seu ângulo da história da Medusa, de forma que podemos entender todos os acontecimentos.

Você conhece a história da Medusa, eu particularmente acho muito pesada e triste.

site: https://www.instagram.com/p/CyrJp_XPM5u/

Marina 25/03/2024

Você conhece a história da Medusa? Qual versão você ouviu?
?? | Ao longo dos séculos, Medusa foi representada na literatura como a mulher monstro que tinha cabelos de cobras, olhar que petrificava seus inimigos, amante de Poseidon e inimiga de Atena, sendo derrotada num duelo com Perseu, o herói filho de Zeus que desejava proteger sua mãe. Já na versão de Natalie Haynes, conhecemos uma Medusa inocente. Uma menina criada pelas suas irmãs que tem a sua paz interrompida pela ganancia e orgulho dos homens e dos deuses.

? | A minha parte favorita da construção desse livro foi a forma que a autora conseguiu contar todas as histórias que se atravessavam sem tornar tudo confuso. Não descobrimos apenas quem era Medusa, mas também o nascimento dos deuses Atena e Hefesto, o lado perverso de Poseidon, a desconstrução do heroismo de Perseu e a maternidade vivida por Esteno e Euríale, irmãs de Medusa.

?? | Já entrou para a minha lista de favoritos! Amo releituras dos contos gregos, principalmente quando eles enaltecem as figuras femininas. Indico a leitura para todos que desejam conhecer mais sobre a mitologia grega ou que gostam de histórias sobre mulheres fortes, porém, ressalto que apesar da escrita ser cuidadosa, podem haver gatilhos relacionados à temas como abuso sexual e violência contra a mulher.

m.eduarda1 26/01/2024

É o auge da perfeição.
"? Por que alguém amaria um monstro? ? perguntou Perseu.
? Quem é você para decidir quem é digno de amor? ? falou Hermes.
? E quem é você para decidir quem é um monstro? ? acrescentou o deus mensageiro."

É um dos meus trechos favoritos desse livro que inicio a resenha de "Olhar Petrificante". Essa narrativa tão rica em detalhes nos proporcionam um lado cru da mitologia que infelizmente é muito romantizada, tal qual o heroísmo do Perseu para não dizer Tirania. A autora aborda os assuntos com sutileza e delicadeza, ainda que de forma explícita, pega de surpresa os que não estão preparados a ler tais assuntos. São contos interligados que mostram a dura realidade de muitas moças que vivenciaram na pele o mesmo que Medusa e seu trágico fim. Embora seja muito descritivo e tedioso em algumas cenas curtas, não possui coragem suficiente de tirar a quinta estrela tão merecida. Recomendo demais!

Paty 20/10/2023

Se vc espera um livro que foque apenas na medusa e que seja sobre o ponto de vista dela vc vai se decepcionar.
Eu comecei lendo esperando um livro assim, mas encontrei muito mais que isso. O livro é cheio de pontos de vistas diferentes, das divindades do olimpo e tudo vai culminando no tão famoso olhar petrificante de medusa. Eu gostei muito da narrativa dessa história, dos capítulos curtos e como vc se sente dentro do próprio olimpo vendo todas as fofocas dos deuses. O livro é mto visual, vc consegue vê claramente em sua mente toda a glória e esplendor do olimpo e todos os conflitos dos deuses.
Se tenho algo pra reclamar é que achei a história da medusa um pouco fraca, no sentido de que eu esperava mais, tendo em vista tudo o que ela sofreu. A cena do templo eu achei fraca demais, sem a emoção que deveria passar.

jescarolinas 04/09/2023

Vale a leitura!!
Amei o livro!!!!!!!! vale a pena a leitura, a gente já sente uma empatia pela medusa por tudo que ela passou ne, mas nesse romance, nos conectamos com ela, e vemos o verdadeiro vilão da história. recomendo muito

Guynaciria 08/09/2023

Olhar petrificante: a história da Medusa/ Natalie Haynes / @editorajangada

Após um ato de violência de Zeus, contra sua ex esposa, essa ficou grávida de Medusa.

Zeus temendo que a criança fosse a responsável pelo seu fim, roubou a criança, a abandonando junto as górgonas, que a criaram como uma irmã.

Medusa cresceu cheia de curiosidade, mas o destino da sua mãe, se repetiu com ela. Só que dessa vez ela foi punida por Atena, que a amaldicoou, transformando seus cabelos em serpentes.

No livro, também acompanhamos a história de Perseu. Como ele acabou decapitando a Medusa, e usando sua cabeça para perrificar as pessoas que lhe afrontavam.

Engraçado o tratamento diferenciado que Zeus da a Perseu, ajudando a cumprir sua missão em detrimento da vida de sua outra filha.

Fica evidente o papel secundário que a mitologia grega da as mulheres, que só conseguem exercer seu poder através da beleza, da inteligência e de seu instinto vingativo.

Mas um olhar despercebido, não consegue visualizar que essas mulheres estão sendo subjugadas e oprimidas por homens tiranicos, que cometem violência contra seus corpos e mentes.

Adorei fazer essa leitura, obrigada editora Jangada pela oportunidade.

#medusa #olharpetrificante #editorajangada #mitologiagrega #papeldamulher

Margarete 23/02/2024

Um olhar divertido (mas raso) para a profunda Medusa
A autora promete reescrever o Mito da Medusa sob a ótica feminina. Uma ideia ótima. Mas o que acaba fazendo é escrever um livro divertido, com uma salada de mitos gregos um tanto fora de seus lugares e definitivamente mal representados. Acho que o uso indiscriminado dos mitos para uma história meio pastelão foi o que me irritou um pouco, mas se você apertar o seu botão de "vale da descrença" e não for chato quanto aos mitos como eu, pode se divertir ainda mais. Mas Medusa continua sendo vítima, a autora não a redime e, pior, a coloca no lugar de uma assassina em massa na mão de um Perseu idiotizado. Ninguém disse que autores não podem bagunçar a história dos mitos. São apenas mitos, não verdades. Mas a autora preferiu o pastiche só pra fazer um humor sub Monty Python. Recomendo.este livro para passar o tempo e para quem não ama os mitos gregos como eu (confesso ter me irritado muitas vezes com."liberdades" demais na representação deles, sem ganho algum para a história. Neil Gaiman deu uma aula de como recontar mitos em seu Mitologia Nórdica, com graça e qualidade de texto, e sem fugir dos mitos. Não é o caso aqui. Ah, a autora escreve bem, sim. Ou foi muito bem editada, não sei dizer.

Leo Neto 18/02/2024

Então, por que que quer protege-las ?
Porque eu posso?
Eu amo mitologia grega e esse livro leva a gente pra esse mundo de deuses, gigantes, Reis, heróis e ?mostro?
Juliaaeu 18/02/2024minha estante
só essa frase já me conquistou, já adicionei na lista

Sarah 02/03/2024

Decapitante
Os Povs não foram bem usados no livro, eu acho, as vezes ficava muito chato e fora de foco; esse não é uma história da Medusa, mas de todas as mulheres que fizeram parte, indiretamente, de sua história. Muito legal o final e a exploração de outras personagens da mitologia.

Paula.Dandara 03/11/2023

O outro lado da história
Achei um livro muito interessante, além de contar a história da Medusa sem a vilanizar, traz de maneira fiel egocentrismo dos Deuses.
Ainda, traz a reflexão sobre quem de fato é o vilão da história. Que pode mudar de acordo com quem narra a história.
Para mim, a maior reflexão da história, foi sobre o que é belo? Como se determina o que é monstro e o que é belo de verdade?
Além de toda reflexão sobre a normalização do estupro e sobre como, ainda, se culpa e puni a vítima.